• JUNTE-SE A NÓS NAS REDES SOCIAIS:

Iogurte é tudo!

Categoria: Dicas, Receitas por 5 de janeiro de 2010

Aqui em casa tentamos usar o iogurte em muitas comidas. Por exemplo:

nas frutas: com mamão e morango cortados.
nos cereais: apenas misture com eles.
no macarrão: rale queijo parmesão e misture com um pouco de azeite e iogurte para ter um molho de queijo bem gostoso.
no frango: refogue cebola picadinha na manteiga, inclua uma banana nanica amassada. Coloque pitadas de curry e deixe cozinhar um pouco. Desligue o fogo e misture iogurte. Dá uma bossa indiana para o frango grelhado.
na salada: você pode regar qualquer salada de folhas com iogurte e azeite. A combinação com pepino ralado, hortelã, sal e limão é refrescante. Com pimenta síria fica com um toque árabe. Esprema o pepino ralado em uma peneira para retirar o excesso de água.

no macarrão de novo: misture salmão picado refogado com azeitonas verdes e iogurte.
no quibe assado: jogue uma mistura de iogurte, azeite e sal por cima e experimente.
na sopa: quando for batida no liquidificador, finalize com uma colher de iogurte para dar um contraste no sabor.
no peixe: uma colher de iogurte agrega valor a qualquer versão grelhada.
no bolo: a receita que dei aqui do Bolo de Iogurte é imbatível. É super fácil de fazer no liquidificador, fica pronto em quarenta minutose pode ser o complemento do café da tarde ou a base para um bolo mais sofisticado, com coberturas, andares…
e mais uma vez no macarrão: refogue o shiitake ou shimeji na manteiga, junte shoyu, gotinhas de limão e iogurte.

Enfim, o iogurte substitui o creme de leite, o requeijão e vários molhos com farinha. E é mais saudável. Ele tem a gordura, os minerais e as vitaminas do leite puro, mas menos lactose, o que facilita a digestão. Seus microorganismos ajudam a regular o funcionamento do intestino e ajudam na preservação do crescimento de bactérias e outros problemas. Também auxilia na produção de energia, no equilíbrio das funções neurológicas, na oxigenação das células, na construção e reparação da pele, unha, cabelos e ossos, fortalece o sistema imunológico e combate os radicais livres. Nossa!

E aqui vai nossa receita de iogurte caseiro:

Aqueça um litro de leite integral até mais ou menos 40 graus (você sabe que chegou nesse estágio quando consegue colocar um dedo dentro da panela e aguenta contar até dez). Acrescente um pote de iogurte – o segredo para dar certo é ele ter sido fabricado há menos de 10 dias. Tem de ser a versão natural (sem frutas) e não pode ser do tipo “cremoso”, que tem amido. Pela nossa experiência, as melhores marcas são Nestlé, Parmalat e Vigor – integral ou desnatado. Misture bem. Depois coloque a panela tampada no forno pré-aquecido, mas desligado. Deixe ali por seis horas, com a lâmpada acessa, retire e leve a geladeira por 24 horas. Após isso, se juntar soro, retire o excesso e misture. Guarde em potes de vidro na geladeira.

Uma dica importante: o iogurte não pode ser fervido senão ele talha. Por isso ele deve ser apenas aquecido – deixe para colocar por último nas receitas quentes.

Um beijo da Mô


15 thoughts on “Iogurte é tudo!”

  1. JOICE S. JOENCK FEDIUK disse:

    olá, adorei a receita de iogurte natural, gostaria de saber se posso usar o leite integral de caixinha ou tem que ser de pacote?
    Parabéns pelo site, faz pouco tempo que fiquei conhecendo!

    1. Comer para Crescer disse:

      Olá Joice, legal você gostar do site. Volte sempre!
      Sobre o leite, pode ser de qualquer tipo.
      beijos
      Mônica

  2. Kelly disse:

    fiz uma receita na garrafa térmica que deu super certo e é muuito mais prática! :)
    o PAP está aqui: http://pratofundo.com/2086/como-se-faz-iogurte-na-garrafa-termica/

    Abs!

    1. Anastancia Cucheque disse:

      preciso da receita de iogurte para minha bebe de 10 meses adorei as dicas aqui descritas.

      bjo

  3. Oi Jussara! Que legal que você está gostando do site! Pode opinar, elogiar e criticar sempre…
    Pela minha experiência aqui em casa, o iogurte caseiro suporta bem uma semana na geladeira. Lembre-se que você nunca pode colocar um talher usado dentro da embalagem pois o iogurte estraga. Por isso, o mais prático é separar em várias embalagens, assim ele se conserva melhor e se por acaso um estragar, você não perde o resto. Coloco em vidros pequenos fechados e vou abrindo conforme o uso.
    beijos

  4. Jussara disse:

    Que bom! Eu andava mesmo procurando uma receita de iogurte caseiro. Minha filhota adora iogurte e queria uma alternativa mais saudável que o comprado pronto. Mas fiquei com uma dúvida: qual o tempo de validade do iogurte caseiro?

    Aproveito pra dizer estou adorando o Comer pra Crescer, que conheci há pouco tempo, mas já virou leitura constante.

    Um abraço!

  5. Oi Lia, você vai adorar macarrão com iogurte. Só ele, um pouco de azeite e queijo ralado já dá uma acompanhamento ótimo. Experimente e depois volta aqui para me contar o que achou…

    Oi Paloma, que legal que você gostou das ideias! Sua Isa consegue comer ele puro? Sabe que eu forcei a barra com a minha Isabella e hoje ela consegue comer sem açúcar. Mas foi uma luta…

    Oi Cássio, obrigada pelas novas dicas!

    um beijão para todos da Mô

  6. Cássio disse:

    Pode-se escorrer o iogurte em um tecido de algodão limpo, como uma fronha velha, por exemplo. Faça-o dentro da geladeira, pois demora algumas horas. Depois de conseguir a consistência desejada, remova do pano sem raspar (ele “destaca-se” do pano) e misture com um pouco de azeite e sal a gosto. Como opção, pode-se misturar a pasta com um pouquinho de açúcar e fruta, como morango maduro; fica bem parecido com o famoso danoninho, mas é natural…

  7. Cássio disse:

    O iogurte também pode ser feito com leite desnatado ou semi-desnatado. A falta de gordura, entretanto, dá menos “liga”, deixando-o com muito soro. A solução é escorrer o soro depois de pronto, antes de tirá-lo da panela. É melhor que a panela do preparo seja de inox.

  8. Paloma disse:

    Nossa, ótimas receitas. Em casa, iogurte é tudo mesmo. Depois que abandonou a mamadeira, Isa deixou o leite de lado. Mas se apaixonou pelo iogurte e acabamos substituindo um pelo outro. Saber que ele tem múltiplas funções me deixa muito contente. Vou incrementar outros pratos. bjo
    Paloma e Isa

  9. Lia disse:

    Adorei as ideias! Nunca tinha pensado em pôr iogurte no macarrão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>