• JUNTE-SE A NÓS NAS REDES SOCIAIS:

Hambúrguer caseiro

Categoria: Pratos Principais, Receitas por 5 de março de 2010

                                        crédito da foto: cozinhapequena.com
Não sabe o que fazer de comidinhas para as crianças no final de semana? Ok, vou dar uma mãozinha e sugerir um cardápio: hambúrguer caseiro e salada de batata com ovo. Essa dupla faz muito sucesso aos domingos à noite por aqui e é fácil de fazer em casa (evitando aqueles hamburguers congelados e cheios de aditivos).
Para o hambúrguer você vai precisar:
- 250 gramas de patinho moído (ou outra carne magra de sua preferência)
- 250 gramas de acém ou alcatra ou contra-filé moído (ou outra carne de sua preferência, pode ser picanha, por exemplo, mas precisa ser uma carne com um pouco de gordura, caso contrário o hamburguer fica seco e sem graça)
LAVE AS MÃOS.
Em seguida, misture as duas carnes moídas e molde hamburgueres pequenos na mão mesmo para ficarem disformes e rústicos. Leve-os à geladeira por 10 minutos. Em fogo brando, doure, com um fio óleo (ou o que for de sua prefência), o hambúrguer por 2 minutos de um lado e o mesmo tempo do outro lado. Em seguida, abaixe totalmente a chama do fogo, tampe as carnes e deixe assim por mais três minutos de cada lado (fique de olho para não tostar).
O truque para temperar os hamburguers aprendi lendo em uma entrevista com o István Wessel. Antes de colocá-los na frigideira, salpique sal e pimenta dos dois lados da carne, deixe “agir” por uns minutos e frite.

Atenção aos 2 minutos de cada lado!

Para a salada de batata com ovo você vai precisar:
Duas batatas cozidas e picadas em quadradinhos bem miudinhos. Três ovos cozidos. Separe a gema da clara. Pique a segunda em pedaços bem pequenos e misture com a batata. Amasse as gemas, coloque azeite em boa quantidade, uma pitade de sal e misture essa pasta com as batatas e as claras. Corrija o sal. E pronto! Essa salada aprendi com a minha mãe. Ela acrescenta também meia cebola crua cortada em quadradinhos bem miúdos. Maridón adora a versão com cebola crua. Fica crocante. Miguel e Samuel, não. Então, opto por deixar a cebola num pote separado.
Para completar a refeição, a Ana deixa pronta uma salada de folhas verdes com tomates, pepinos e cenouras cortadas em palitos – que serviram de adereços para o hambúrguer com jeito de Carmen Miranda black feito dia desses aqui em casa (o da foto acima). O corpinho da musa é da salada de batatas e ovos. (Ok, tá engraçada! Mas ficou gostosa!).
No Rainhas do Lar tem outra receita de hambúrguer caseiro com mais temperos. Assim como no Cozinha Pequena (de onde peguei a foto de abertura do post).
E para acompanhar sucos caseiros!

Tá bom? Então, passe no supermercado e feliz final de semana.

beijos da Patricia


12 thoughts on “Hambúrguer caseiro”

  1. ariana disse:

    sempre faço hamburguer caseiro, e geralmente,tempero com um pacotinho de creme de cebola…fica mto saboroso tbm .

  2. Anonymous disse:

    Pennnnnnse em uma comida q engorda!!!rs

  3. Patricia disse:

    Oi, Anônimo.
    A dica de misturar dois tipod de carne é para ter a gordura na medida certa e o hambúrguer ficar suculento.

    Oi, Cássio.
    Fraldinha é mesmo muito boa para hambúrguer. Lembro de já ter feito e fica realmente gostoso.
    O Wessel disse que é uma pitada de sal e pimenta e logo colocar para fritar, justamente para não desidratar. Não pode esperar nem 2 minutos. E sabe que fica realmente melhor (pelo foi o que achamos). Já fizemos dos dois jeitos salgar rapidamente antes de fritar e salgar logo depois. A primeira opção foi a aprovada pela família.
    E a questão de fritar e ficar de olho para não tostar acho que é a questão mesmo, pq nada pior que hambúrguer seco duro. Tem de ficar suculento por dentro (rosado) e tostinho por fora.

    Allan,
    Que tal tentar fazer a receita em casa para não ficar parecendo papelão? Faz e convida a gente (rsrsrs).
    beijos
    Patricia

  4. Sabe que uma das coisas que sinto falta aqui são os hamburgers? Comer hamburger nessa terra é deparar-se com uma fina camada de papelão sem sal e sem gosto. :P

  5. Cássio disse:

    Ah, a salada! Me lembrei de uma que fazia há anos. Com base de folhas, em porções individuais, separo a clara da gema de um ovo cozido; com o polegar passo a clara por uma peneira de náilon com trama de mais de 1,5 mm sobre as folhas já arrumadas, formando um círculo. No meio do círculo faço o mesmo com a gema. É fácil e fica interessante, em forma de ovo, mas feito de microcubos.

  6. Cássio disse:

    Oi, Pati, ótima sugestão! Minha opinião: melhor carne para hambúrguer, disparado, é a fraldinha, pois é mais barata, mais saborosa e tem gordura na medida certa (com aquele excesso removido, claro. Quem conhece a carne sabe do que estou falando). Para minhas filhas sempre uso essa. Estranhei o Wessel sugerir salgar a carne antes de fritar. Nunca faço isso (nem os argentinos, nem os uruguaios), pois a carne tende a juntar água e ficar seca e dura, mesmo a moída. Pimenta, sim, coloco antes (bem melhor se moída na hora!). Outra coisa: nunca, nunca tampo a carne que está na frigideira, pois ela cozinha, junta água, etc (então, frigideira e óleo quente e fogo alto). Quando o hambúrguer está quase pronto, cubro com queijo prato (ou outro mais sofisticado, conforme a receita), e TAMPO SÓ PARA DERRETER. É preciso cuidado para que a carne não fique passada, pois fica seca e com gosto muito forte. Hambúrguer suave é tostado por fora, rosado por dentro, suculento e devorado na hora!

  7. Anonymous disse:

    Por que tem que ter dois tipos de carne?

  8. Adorei sabe de uma receita caseira de hamburguer, mas gostei mesmo foi da receitinha da salada de batata com ovos que eu adoroooo!

    Vou fazer qq dia desses!
    bjs

  9. Cristina/Bsb disse:

    Adorei a receita e vou sugerir uma outra saladinha que faz muito sucesso com os hamburgueres lá em casa: Tomate em cubinhos e sem sementes, azeitona em rodelas, ovo cozido em cubinhos, um tiquinho de sal e azeite.
    Gente, essa saladinha vai bem com tudo e as crianças adoram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>