• JUNTE-SE A NÓS NAS REDES SOCIAIS:

Como organizar uma Festa de Aniversário

Categoria: Festa de aniversário por 20 de julho de 2010

Alguns acreditam que o melhor da festa é o antes. Para ajudar você a se divertir enquanto prepara tudo, publico abaixo uma matéria que fiz para a revista Crescer, com um cronograma completo que começa 4 meses antes da festa.

Divirtam-se!

beijos

Mônica

Como organizar sua festa

Não deixe os preparativos para a última hora. Com um planejamento mínimo, você pode dividir os gastos e curtir ainda mais o momento do aniversário do seu filho

Mônica Brandão

4 meses antes

• Escolha o dia da comemoração.
• Faça a lista de convidados. Assim, você terá uma ideia do tamanho da festa.
• Decida se você vai organizar tudo sozinha, com ajuda de terceiros ou em um bufê. Lembre-se que as duas últimas opções exigem antecedência na reserva. Para decidir a melhor forma, calcule o quanto pode gastar, o tempo que terá para os preparativos e o local que dispõe. Faça orçamentos em vários bufês e empresas e pergunte o quanto gastaram conhecidos que fizeram a festa sozinhos. Compare os preços.
• Se você optou por bufê ou serviços terceirizados, terá de pensar no tema e na comida. Não se esqueça de registrar tudo no contrato para não ter problemas futuros.
• Se você for organizar a festa ou terceirizou apenas uma parte, siga os próximos passos.

3 meses antes

• Escolha o tema. Faça listas com o que você precisa comprar e o que vai encomendar. Primeiro, pense no básico que toda a festa tem (convite, bolo, recreação, lembrancinha…). Depois, fica mais fácil criar outros itens inusitados.
• Se a festa for em um espaço alugado, como o salão do prédio, é bom checar se a data está livre e reservar o horário.

8 semanas antes

• Finalize a lista de convidados. Lembre-se que crianças até 4 anos, no geral, vão acompanhadas dos pais (ou pelo menos um deles). Leve em conta também os irmãos.
• Comece a fazer os convites ou encomende-os. Lembre-se que pode ser bem prático ter uma versão virtual deles.

6 semanas antes

• Se você ainda não decidiu as atividades da festa, chegou a hora. Você pode contratar uma empresa de recreação, um grupo de teatro, alugar brinquedos ou “escalar” os parentes mais criativos. Nesse caso, veja o que precisa comprar ou alugar (lápis de cor, fantoche, piscina de bolinha etc.).
• Também é o momento de escolher as lembrancinhas e comprar material para fazê-las. Ou começar a pesquisar lojas e sites onde você encontra tudo pronto.

4 semanas antes

• Organize as compras. Para não deixar para a última hora, tenha todo o material de decoração nessa semana.
• Faça as encomendas necessárias das comidinhas.
• Se você for usar um fotógrafo profissional, é hora de contratá-lo.
• Caso sua intenção seja alugar máquinas para encher bexigas ou soltar bolinhas de sabão, é preciso reservar a data.

2 semanas antes

• Não se esqueça das músicas! Prepare uma lista e verifique seu aparelho de som.
• Mande os convites com cerca de dez dias de antecedência. Você pode pedir uma confirmação do comparecimento.
• Providencie a roupa do aniversariante.
• Se você optou por fazer a festa em um bufê ou terceirizou o serviço, confirme tudo.

1 semana antes

• Faça um check-list para ver se o que tinha planejado realmente aconteceu (ou está sendo finalizado). Ainda dá tempo de acionar um plano B.
• Se você contratou animadores, confirme o horário.
• Hora de pensar um pouco em você: marque manicure e cabeleireiro e escolha sua roupa. Afinal, a mãe do aniversariante precisa estar linda!

3 dias antes

• Compre as comidas e bebidas. Se o preparo ficou por sua conta, veja o que pode ser feito antes e congelado.
• Cuide das lembrancinhas.
• Envie um e-mail lembrando os convidados do dia e horário da festa.

2 dias antes

• Veja o que pode ser adiantado da decoração.
• Coloque as bebidas para gelar.
• Verifique se a câmera fotográfica e a filmadora estão funcionando.

No dia da festa

• Finalize o que falta: doces, decoração, bebidas.
• Encha as bexigas, mas lembre-se que não é bom fazer isso muito antes da festa porque elas murcham.
• Organize o dia para o aniversariante poder descansar antes da festa. Assim, ele terá energia para curtir ainda mais!


27 thoughts on “Como organizar uma Festa de Aniversário”

  1. ana gabriela disse:

    oi vou fazer 11 anos e minha festa é em fevereiro,queria mais opções de decoração e temas pf

  2. Rebeca disse:

    Olá, estou organizando uma festinha surpresa pra uma PESSOA mega especial pra mim. Adorei as dicas, mas quero algo mais simples… Qro dicas de uma festinha mais simples e que eu não gaste mto… Obg… <3

  3. karla disse:

    Oiii….faz 10 dias para o niver do meu filho,já comprei chocolates e doces, qd posso começar a embalar as balas e fazer os saquinhos surpresas?

    bjs

  4. Emily disse:

    oi meu niver é daqui alguns dias me ajude a fazer uma festa inesquesivel para amigos e familia…
    tenho 10 anos(vou fazer 11 anos) me ajude …:(
    Por favor me ajude preciso começar o mais rapido possivel
    Grata

    1. Júlia disse:

      Oi, emily tenho o mesmo problema que vc,mas posso ajudar vc
      me manda um email ok?

  5. Samara disse:

    Olá, quero falar que meu aniversário é daqui a 3 meses em outubro mais não faço a mínima ideia do que vou fazer. Se precisar, eu tenho vários amigos e amigas mais gostaria de chamar somente os mais próximos que dam de 3 à 5 pessoas além de mim dependendo do que vou fazer. ME AJUDE O QUE FAÇO?

    1. Emily disse:

      faça um churasquinho e cante um parabens bem simples coloque uma musica cautrin e pronto

  6. Emily disse:

    oi meu niver é daqui alguns dias me ajude a fazer uma festa inesquesivel para amigos e familia…
    tenho 10 anos(vou fazer 11 anos) me ajude …:(
    Por favor

    Grata

  7. Camila disse:

    Dica ótimas pessoal. Mandei o link deste post para a minha prima vai ajudar muito na organização da festinha da filinha dela. Parabéns

    http://www.convitesmagicos.com.br/

  8. Fiz a festa da minha filha utilizando as dicas do site e saiu tudo certinho! Obrigada pelas informações!

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Andressa.
      Que legal. Bom saber que deu certo.
      bjs

  9. Maria disse:

    Oi Monica,
    vc tem algum dica de fornecedor legal para me ajudar com as comidinhas da festinha de um ano da minha filha. Será bem pequininha só para os primos, mas queria fazer umas coisinhas mais saudavel, até pq nao dei acucar para a Tereza ainda, mas sei que a criançada já está acostumada com aquela orgia de doces, cachorro quente etc… e queria fazer algo muito gostoso mas saudavel. Alguma dica em São Paulo? super obrigada e parabéns pelo blog! Maria

  10. roseli disse:

    Quero fazer a festa da minha filha de 15 anos, pretendo contratar bufê,decoração, fotografo mas pretendo dispensar lembrancinhas. A minha dúvida eh a seguinte: Só vou ter o dinheiro em fevereiro e o aniversário dela eh em maio gostaria de saber se nesses 3 meses eu consigo organizar tudo com 20.000 reais, grata aguardo resposta.

  11. Anonimo disse:

    Tenho 11 anos e meu aniversario é daqui a 10 dias. Nao sei o que eu faço pois quero uma fazer coisa diferente,mas que de pra fazer com 97 pessoas!! me ajuda…

  12. claudia disse:

    gotaria de saber como organizar uma festa para duas crianças .A comemoraçao sera no mesmo dia .Idade da menina dez meninonove. tenho dez dias para realizar.

  13. valtemir disse:

    gostaria de saber se compensa eu fazer o niver de 15 anos de minha filha tudo por minha conta ou não vc poderia me dar umas dicas porque buffe eu achei muito caro vc pode me mandar no meu E-mail obrigado

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Valtemir.
      É difícil para nós opinarmos sobre uma festa de 15 anos. Ainda não temos experiência. E festa de 15 anos é bem diferente de aniversário infantil. O número de convidados aumenta, há um ritual de passagem, algo que não ocorre nas festas infantis. E fiquei com uma dúvida: quando vc diz fazer tudo por minha conta sua é tudo mesmo? Do espaço à decoração, passando pelos utensílios (pratos, copos, talheres) até a comida, bebida e música? Se vcs tiverem em mente o que desejam e tiverem claro quanto podem gastar, talvez vc possa terceirizar alguns serviços, assumir outros (como a decoração ou os doces ou ainda a música), tentar negociar o aluguel de um espaço mais alternativo e também negociar com sua filha o que vocês podem fazer juntos e que pode ser bem diferente do que se vê por aí. Tenho certeza que juntos vcs farão uma festa muito bonita sem estourar o orçamento da família.
      Abraços,
      Patricia

  14. valeria disse:

    gostaria de saber como posso fazer uma festa legal para os meus 03 filho sabe porque meu filgo mais velho vai fazer 03 anos dia 30.05 e o casal de gemeos faz dia 16.06 um aninho, nao conpensa fazer duas festas uma dia 30 e a outra quinze dias depois gostaria de fazer uma festa só para os 03

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Valeria.
      Acho que é possível, sim. A primeira coisa a definir é o tema da festa. A partir daí, você define as cores para a decoração, as comidinhas e até os brinquedos que ficarão à disposição das crianças. Por exemplo, se você escolher o tema bolas, caso desse post, você pode mesclar bolas pequenas para os pequenos e bolas maiores para as crianças maiores. Dependendo do número de crianças convidadas a gente recomenda que se pense na contratação de recreadores para elaborar brincadeiras com os pequenos convidados. Aniversário de um ano pede sempre um espaço onde os bebês possam ficar em segurança. Um tapete de EVA, esteiras, almofadões… E como são três aniversariantes, acho muito importante ter três bolinhos individuais, cada um com sua vela e cada um merecedor de um coro individual de parabéns. Dê uma lida na nossa seção Festas. Temos muitas ideias.
      bjs e boa festa.

      1. Lidiney disse:

        Tive uma ideia ao inveses de colocar tanta bala na lancheira pensei em fazer uma coisa diferente colocar um brinquedinho ou uma camiseta personalisada.

  15. Anonimo disse:

    Queria saber como posso ter idéias de festas tive a idéia de talvez fazer no bolichee mais num sei se da pra levar mta gente gostei da idéia da pizza também mais queria outras..Pode me ajudar por favor?

  16. carol disse:

    olha meu filho faz aniversário nessa quarta-feira(faltam 4 dias)e eu resolvi fazer a festa dele.resumindo o que eu faço???mais eu que vou fazer tudo…….tem como me dar um dica ??mais uma rsrsrsrs adorei tudo que eu li beijos

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi Carol, fique calma que dá sim para fazer coisas legais em 4 dias. Vamos lá. Você não disse a idade do seu filho nem a hora que você pretende fazer a festa, mas se ele for ainda pequenino, tipo até uns 4 anos, faça uma festa tradicional. Escolha duas cores, compre bexigas, pratinhos, colheres e guardanapos nesse tom e está feita a decoração. Sobre as comidinhas, dê uma olhada no post que a Pati fez sobre festa sem salgadinhos fritos. Foi muito legal e dá para comprar os ingredientes um dia antes. Você pode montar pratinhos com ovinhos de cordona, tomatinhos, azeitonas,cenourinhas, queijinhos. E depois servir uma bela macarronada. E a sobremesa pode ser frutas. Bolo e brigadeiro dá para fazer em casa! A lembrancinha pode ser um saquinho pardo enfeitado com desenhos da criança e com brindes dentro como caixinha de fiz de cera, apitos, óculos, etc. Se você mora em São Paulo, tem tudo isso na 25 de março. Se o seu filho for maior de 5, porque não bolar uma dia da pizza? Compre massa pronta de pizza ou pão sírio, separe molho de tomate, queijo, cogumelo e outros ingredientes que seu filho gosta na pizza e deixe a criançada montar cada um a sua. Outra ideia é receber todo mundo na pizzaria. Uma conhecida minha fez isso e as crianças se divertiram. O restaurante tinha telão e depois da pizza teve filme. Mas as crianças também ficaram brincando entre as mesas. Imagino que mesmo pagando pizza para todo mundo, saiu mais barato que uma festa de buffet e tão gostosa quanto. Enfim,são algumas ideias. Se você contar a idade do seu filho posso tentar ajudar mais…
      beijos
      Mônica

  17. Muito bacana e providencial este post! Vou ter que começar a colocar a mão na massa!
    Bjs, Sut-Mie

  18. Kah Danda disse:

    Eu morro de medo de festa de aniversário!
    Sou péssima organizando coisas desse tipo, mas já salvei o post e se eu tiver coragem de fazer o aniversário da pequena mais caseiro, já terei onde recorrer…
    Beijos

  19. Carol Garcia disse:

    ótimas dicas, meninas!
    acabei de descobrir que tô atrasada com muuuita coisa!
    bjocas
    e a promoção da faber? resultado sai qdo?

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi Carol, que bom que gostou das dicas. O resultado da promoção sai dia 22 de julho!
      beijos
      Mônica

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>