• JUNTE-SE A NÓS NAS REDES SOCIAIS:

Receita (fácil) de molho de tomate caseiro

Categoria: Pratos Principais, Receitas por 20 de setembro de 2010

Usamos muito molho de tomate aqui em casa, inclusive porque os meninos apreciam. O ingrediente combina com muitas receitas. Vai bem com carnes (frango, peixe, crustáceos e carne vermelha), qualquer massa (macarrão, panqueca etc) e até no arroz e na sopa.

Durante muito tempo, comprei o molho de tomate pronto. Era prático, rápido. Achava até gostoso. Mas desde que comecei a ler que algumas marcas não eram lá muito cuidadosas com a higiene, passei a optar pelo molho de tomate caseiro,inclusive porque  tínhamos uma funcionária que fazia uma receita bem gostosa de molho de tomate.

Mas a funcionária se foi, e nós ficamos órfãos daquela delícia. Decidi pegar a receita de molho caseiro da minha mãe, mesmo achando que era um negócio complicado. A memória da gente prega peças. Eu sempre acreditei que a receita era daquelas que exige horas a fio na cozinha.

Que nada!

O molho da dona Maria Helena é tão fácil que até o marido é capaz de fazer. Então, dedico essa receita ao pai dos meus filhos e aos pais dos filhos de nossas leitoras para eles se embrenharem na cozinha e se divertirem.

Você vai precisar de:

- uma tábua e uma faca grande para cortar os tomates, as cebolas e os alhos;

- uma panela de pressão para colocar todos os ingredientes (tomate, cebola e alho) e cozinhar na pressão por 15 minutos (isso significa que depois que o pino da panela começar a apitar deixe a panela fazendo esse barulho por 15 minutos);

- um liquidificador para transformar os tomates cozidos em molho;

- uma peneira grande e com furos largos para peneirar o molho cozido e batido;

- uma panela grande para apurar (tirar um pouco da água) o molho;

- e potes limpos para colocar o molho pronto.

Os ingredientes:

- 1 quilo de tomates bem maduros, moles, porém firmes, e bem vermelhos (eu gosto do Débora tipo italiano) e, se possível, orgânicos.

- Duas cebolas grandes descascadas e cortadas em quatro e quatro dentes de alho grandes descascados.

Modo de fazer:

Antes de mexer nos alimentos, lave as mãos.  Corte os tomates, as cebolas e o alho (não precisa de água porque o tomate tem MUITA água, assim como a cebola.). Jogue tudo na panela de pressão. Feche e cozinhe na pressão por pelo menos 15 minutos. Desligue o fogo, abra a panela e despeje tudo no liquificador. Bata até virar uma espécie de suco grosso, consistente. Coloque a peneira sobre uma panela (pode até ser a da pressão para economizar utensílios) e despeje o molho aos poucos na peneira. Vá mexendo o conteúdo até peneirar tudo.

crédito Patricia Cerqueira

Vai sobrar apenas semente e pele na peneira (que eu  jogo fora).

Leve a panela ao fogo para apurar (reduzir a quantidade de água) e engrossar o molho. Isso leva cerca de 20 minutos.

Enquanto isso prepare os potes (de preferência de vidro). Lave-os. O último enxágüe deve ser com água fervente. O molho engrossado vai para os potes, que ao esfriarem, vão direto para o congelador.

Observações da minha mãe, que eu sigo e tem dado certo:

- só tempere o molho quando for usar. Congele-os sem sal e óleo. Isso é ótimo porque tenho a liberdade de variar o tempero. Dá para se divertir e as crianças nem costumam notar. Ontem, por exemplo coloquei alguns cravos no tempero do molho.

Ter tomates em casa é sempre bom porque “esse lindo fruto é uma fonte rica em vitaminas (ácido fólico, vitaminas C e E), minerais (potássio), carotenóides (beta-caroteno e licopeno) e flavonóides. Fornecem aproximadamente 20 mg de vitamina C, 220 mg de potássio, 0,015 mg de ácido fólico e 0,4 UI (unidades internacionais) de vitamina E por 100 g. Esses valores correspondem a, aproximadamente, 22%, 6%, 4% e 2% da ingestão diária recomendada para estes nutrientes, respectivamente. A vitamina C é necessária à prevenção do escorbuto e manutenção da saúde da pele, gengivas e vasos sangüíneos. Também participa na formação de colágeno, absorção de ferro, redução do nível de colesterol e fortalecimento do sistema imunológico. Como antioxidante, reduz o risco de arteriosclerose, doenças cardiovasculares e algumas formas de câncer.”

Para saber mais sobre esse fruto (e de onde eu tirei o trecho acima), clique aqui.

E aqui algumas sugestões de receitas que levam molho de tomate e já citadas por nós:

http://www.comerparacrescer.com/2010/08/22/cardapio-semanal-numero-5/

http://www.comerparacrescer.com/2010/08/08/pizza-de-gatinho/

http://www.comerparacrescer.com/2010/07/19/segunda-feira/http://www.comerparacrescer.com/2010/03/01/como-substituir-o-sal-pelos-temperos/

Beijos e uma excelente semana!

Patricia

 




92 thoughts on “Receita (fácil) de molho de tomate caseiro”

  1. Adorei sua explicação, inclusive, o, lavar as mãos antes dos preparativos.
    Como você falou; “Até meu marido pode fazer”, então acho que vou arriscar também! Mas, com a esposa ao lado, melhor não arriscar!
    Parabéns pela receita.

  2. Débora disse:

    É bom sempre lembrar sobre a higienização dos alimentos. É importante antes de usar os tomates, higienizá-los em solução clorada (1 litro de água com 1 colher de sopa de água sanitária) por até 15 minutos. Viva a saúde.

  3. josi disse:

    Oi Boa noite, eu adorei sua receita, aqui em casa estamos passando um probleminha meu filho está alergico a corante e essa receita me ajudou mt!

    Gostaria de te perguntar se vc tem receita de ketchup caseiro, que não leve vinagre, se tiver por favor envie para o meu e-mail, meu filho adora ketchup e agora nao pode mais!

    Obrigada de verdade!

  4. aline disse:

    adorei a receita o molho e muito saboroso

  5. ederson zanchim disse:

    meus parabens. por que eu fiz uma pergunta simples e encontrei uma aula completa de faculdade.

  6. mirian fernandes disse:

    esse molho é realmente muito bom e saboroso, ganhei uma caixa de tomate e fiz esse molho, mas acho que não vai caber tudo no congelador, e
    agora o que eu faço!!!!!!!!

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Mirian.
      Coloque os potes na geladeira e vá usando ao longo da semana. Eles duram bem uma semana. Se ainda assim sobrar, faço uma ato de generosidade e distribua para familiares, vizinhos e amigos.
      bjs
      Patricia

  7. Amábilli disse:

    Olá Adorei a receita , super pratica e fácil.

    Irei fazer hoje .

    1. DIRCEU DUARTE disse:

      Muito boa receita, porém eu gostaria de saber se a propriedade do licopeno, que tem várias utilidades como ao combate ao câncer da próstata, não perde sua essência ao ser conservado no congelador, e se os vidros não irão se quebrar ao ficarem congelados também.
      Obrigado

  8. katia disse:

    GOSTEI MUITO DE FAZER O MOLHO DE TOMATE, O MODO DE PREPARAR FOI COMO ORIENTADO NA RECEITA.tudo os 15 minutos do chiado da panela, com fogo alto, saiu perfeito, gostoso. Muito obrigado pela receita.

  9. Vilma Cristiane dos Santos Bastos disse:

    Nossa!!!! eu não sabia que tomate soltava tanta água, amei ter aprendido esse molho de tomate caseiro!!!!

  10. Ricardo disse:

    Olá Patrícia, parabéns pelo blog. Tenho uma dúvida você fala em fogo alto (os 15 minutos, em momento algum abaixa o fogo? (tipo depois que pegar a pressão abaixar o fogo)

  11. Jennifer disse:

    Gostei muito da receita, estou fazendo no momento. Cometi um erro: coloquei uma colher de café de sal. Vai interferir muito na qualidade do molho? Desde já agradeço.

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Jennifer.
      Acho que não. Na verdade, depois vc me conta se deu errado ou se tudo bem colocar a colher de café de sal.
      bjs

  12. vilma disse:

    oi comer para crescer adorei muito esta receita de molho parabems voces merecen

  13. Andrea disse:

    Olá, foi a primeira vez que fiz molho caseiro. Nunca tinha me arriscado, porque sempre achei trabalhoso. Sua receita é ótima, prática e uma delícia. Ficou muito bom mesmo! Molho industrializado nunca mais!

  14. Comer para Crescer disse:

    Oi, Gian. Oi @manfilho
    Fogo alto. Prestem atenção na contagem do tempo a partir do chiado da panela.
    abs,

  15. Gian disse:

    Essa receita tem um problema….
    Qual é a temperatura do fogo pra deixar a panela de pressão ?
    fogo baixo? alto? 150 graus ? 200 graus? 260 graus ?

    1. @manfilho disse:

      Gian, também quero saber! como não sei e por medo de queimar os tomates vou fazer em fogo baixo.

  16. anonimo disse:

    Sabe o legal nessa receita toda de verdade é uma mãe que postou essa receita ai(Antes de mexer nos alimentos, lave as mãos.kkkkk)O tomate é muito bom para o homem pois diminuem o risco de cancêr de próstata valeu!!!

    1. Carlos disse:

      Caro anônimo. Sim, cientificamente é comprovado que o tomate diminui o risco de câncer na próstata. O desagradável é fazer ele chegar lá.

  17. Cristina disse:

    Oi, adorei a receita do molho, pois é muito simples. Eu fiz e deu tudo certo.

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Cristina.
      Que bom. Deve ter ficado delicioso, não?

  18. Bia disse:

    Oi, gostaria de saber se vc não coloca água para cozinhar na pressão???
    Estou procurando uma receita fácil e prática e achei a sua ótima…

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Bia.
      Não precisa colocar água. O tomate já tem muita água, assim como a cebola. abs

  19. Melissa disse:

    Fiz a receita no feriado do dia 15 de novembro e ficou uma delícia. Além do indicado, acrescentei 2 cenouras para retirar a acidez natural do tomate. Fica aí a dica!
    Meu próximo passo será fazer geléia. Alguma receitinha disponível?
    Abçs

  20. Daniela disse:

    Meninas, adorei. Fiquei com a consciencia pesada depois de comprar molho de tomate vendo q a validade ia até 2014.
    Quanto tempo dura congelado?
    bjos!

    1. Comer para Crescer disse:

      Daniela,
      Não sei porque um quilo de tomate não dá muitos potes. Aqui em casa, a gente consome essa quantidade em no máximo uma semana.

  21. avila getulio dos reis disse:

    Para dar mais sabor, ao colocar para cozinhar, adicionar um ou duas folhas de louro, porém antes de bater, retirá-las. Pode também além do louro, adicionar salsa e cebolinha à gosto e bater tudo no liquidificador.

  22. Patricia Dantas disse:

    Obrigada pela receita.Amei,vou me preparar para faze-la.

  23. KIYOKA disse:

    Os potes de vidro podem ser congelados ? Elas não quebram?

    1. Comer para Crescer disse:

      Sim. Podem ser congelados. Não quebram.

  24. marcia disse:

    ao pesquisar recitas molhos caseiros me deparei com a sua, simples e parece facil, vou fazer agora pois hoje quero pasta com molho caseiro. depois te conto como ficou.! obrigada.bjs.

  25. MARIALUIZA disse:

    NÃO SABIA FAZER MOLHO DE TOMATE , CASEIRO VIM VER NA INTERNET ,E ACHEI ESTA DELICIOSA RECEITA PARABENÉS AMIGA

  26. sylvania araujo disse:

    eu nunca fiz molho de tomate caseiro.obrigada por nos fornecer essa receita…

  27. Andreia disse:

    Adorei! Irei fazer hj.Obrigadissímo por dividir com agente esta bela receita.Bjs

  28. Susana disse:

    Adorei esta receita do molho, fiz este final de semana, realmente ficou uma delicia.

  29. nilton de souza disse:

    Depois de colocar o molho quente no pote de vidro ( tipo compota ) feche bem e coloque para ferver imerso por 30 segundos . Deixe esfriar naturalmente e sua conserva está pronta. Não precisa colocar no frizer .
    Obs. a receita do molho foi um sucesso aqui em casa . Molho pronto,jamais !.
    Nilton & Clo.

  30. Sergio disse:

    Muito bom…

  31. candy disse:

    muito obrigada por postar a receita de molho de tomate é como vc disse depois que a gente faz esse molho nunca mais quer saber do molho do supermercado muito obrigada DEUS a abençõe sampre.

  32. Eduardo Vila Velha ES disse:

    Devo ser um dos maridos que se referiu ATE SEU MARIDO PODE FAZER O MOLHO..rsrsrsrs..enfim…..cortei tudo…panela de pressao…agora….vou aguardar o que aconteceu la na minha cozinha……postarei novamente o resultado FINAL

    1. Comer para Crescer disse:

      Muito bem, Eduardo!!! A gente aguarda o seu comentário para saber como ficou o molho!!!
      bjs

  33. Karine Toro disse:

    Adorei essa receita! Vou testa-la hoje! Estou parando de utilizar enlatados, e esse molho, com certeza irá me ajudar muito!!

  34. NEIDE BA disse:

    ola a td.
    gostei muito da receita aparenta muito pratica,pretendo fazer
    pois na minha casa gastamos muito molho,gostaria de saber
    qt tempo gasta pra cozinhar cada kg de tomate.
    valeu aguardo resposta.
    bjss.

  35. Babi disse:

    Oi Patricia.
    Excelente e prática a receita.
    Minhas dúvidas:
    1. Fiz com 2 kilos de tomate. Aumentei só um pouco da cebola e alho e deixei cozinhar por 25 minutos. Fiz certo?
    2. O molho tá pronto quando começa a soltar do fundo da panela? Foi esse o critério que eu usei.
    Agradeço desde já suas respostas.

  36. Meire disse:

    DICA P/TIRAR A ACIDEZ DO MOLHO DE TOMATE
    BOA NOITE!VOU PASSAR UMA DICA P/VCS TIRAREM A ACIDEZ DO MOLHO DE TOMATE.QDO VCS ESTIVEREM APURANDO O MOLHO ACRESCENTE 1 COLHER(CHÁ) DE FERMENTO EM PÓ,VAI FORMAR UMA ESPUMA,MAS APÓS FERVER BEM ESSA ESPUMA DESAPARECE.PREPARO MEUS MOLHOS SEMPRE ASSIM E FICA UMA DELÍCIA.ESSA DICA É DO MEU AMADO PAI QUE A 4 ANOS ESTÁ NOS BRAÇOS DE DEUS!EXPERIMENTEM!ESPERO QUE GOSTEM!BJS A TODOS!

  37. Selma disse:

    Eu fiz o molho, foi fácil e ficou muito bom. No principio fiquei com medo porque não sabia que ia juntar tanta água na panela de pressão. Foi fácil e rápido.

  38. ademir disse:

    vou fazer

  39. Carla Maria disse:

    Boa noite!!!
    Gostaria muito de fazer esta receita, mas tbém estou com receio de não colocar agua na panela de pressão.rsrs
    Colocando somente o tomate com a cebola, não tem perigo de estourar a panela?

    Grata.

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, carla.
      Olha não sei o estado da sua panela (rsrsrs). Acredito que seja nova. A minha panela nunca estourou nem a da minha mãe nem a da minha irmã. Se vc está com muito receio, faça um teste (que eu nunca fiz) de cozinhar o molho em fogo baixo com a tampa sobre a panela, mas não encaixada. Apenas para fechar e criar vapor, sem criar pressão. O tomate e a cebola são dois alimentos que têm bastante água na sua composição. Vc vai se surpreender com a consistência do molho depois que os tomates estiverem cozidos. Fica parecendo suco de tomate. Conte pra gente como ficou o seu molho,
      bjs

  40. Aline disse:

    Olha gente, adorei o molho!! Tenho duas babies em casa e fiquei muito feliz em conhecer este blog. Para as pessoas que ficaram com receio em deixar o molho muito laranja por causa da cenoura, segue a dica (eu fiz e deu certo!) “coloque um pedacinho de beterraba descascada”. Abs.

  41. Pri disse:

    Gostaria de saber qunado tempo tempo de validade tem sse molho e se sempre que eu tirar tenho que colocar devolta no congelador.Obrigada a atenção.

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Priscilla.
      Não sei te falar o prazo de validade pq usamos muito aqui em casa e nunca passa de três semanas no freezer. Mas jamais congele qualquer alimento que já foi descongelado. Vc pode deixar o molho na geladeira, tampado, num recipiente de vidro, que ele preserva bem por quase cinco dias.
      bjs

  42. Claudia Pacheco Leão disse:

    Amei! Fiquei com receio na hora da panela de pressão, por causa da dica “não precisa de água porque o tomate tem MUITA água, assim como a cebola”, mas foi perfeito! Não fazia molho desta forma, há anos! Já nem me lembrava como era. Obrigada! Beijos

  43. Fernanda disse:

    Obrigadaaa, Patricia!!! E posso deixar quanto tempo no congelador? Abraço!!!

    1. Comer para Crescer disse:

      Ih, Fernanda!
      Essa vc me pegou. Não sei te dizer direito porque aqui eles não ficam mais do que uma semana no freezer pois usamos molho de tomate para muitas receitas.
      bjs

  44. Fernanda disse:

    Oi Patricia! Adorei a receita, mas tenho umas dúvidas. Quanto tempo posso deixar congelado? O pote tem que ser de vidro?Vc tem alguma dica de um pote de vidro bom? Posso tirar a semente dos tomates antes de cozinha-los? A cebola tb deve ser orgânica? Obrigada!!!

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Fernanda.
      Pote sempre de vidro. É mais higiênico. Uso os potes de vidro que compro com os alimentos, como por exemplo, palmito, azeitona, aspargos. Quando esse ingredientes acabam, lavo os potes, higienizo com água fervendo e uso para os molhos. Acho possível que existam potes de vidros à venda (tudo está à venda nessa vida!), mas não sei onde. Vc pode tirar as sementes antes, sim, claro. Quanto mais ingredientes orgânicos tiver na sua receita, mais orgânica ela será. Então, pode usar cebola, alho, cenoura orgânicos. Se achar óleo e sal orgânicos, pode usar tb.
      bjs

  45. Norma disse:

    Adorei estava aqui pensando em fazer o molho, mas confeso que ao pensar na sujeira e no tempo gasto Haa. Foi onde encontrei voces, maravilha. Com o tomate, com preço agora, imagina é só tomate que vai para panela de pressão.

  46. daiana disse:

    muito legal essa receita muito pratica de fazer adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii muito boooommmmmmmm!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  47. Erika disse:

    Patrícia, dúvida: já aconteceu de seus potes de vidro quebrarem dentro do freezer? Andei congelando umas coisas em potes de vidro e quebraram todos!

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Erika.
      Já aconteceu. O fundo do pote de vidro “saiu”. Não sei porque isso acontece exatamente. Tenho uma desconfiança: vidro frio e conteúdo muito quente. Mas não sei se é exatamente isso. Costumo colocar o molho nos vidros, espero esfriar para levar ao congelador. Vc faz isso? Como vc faz?
      bjs
      Patricia

  48. vilma disse:

    gostei muito da receita ,mas gostaria de saber com tirar a acides do tomate.

  49. Robson disse:

    Tem o lance da cenoura q achei legal pra tirar a acidez! Porém dá uma impressão q deixa o molho mais ainda com a cor alaranjada! E se colocasse pedaços grandes de cenoura e depois de cozido o molho, retirasse elas?? Tipo qdo salgamos algo e botamos batatas pra “puxar” o sal???

  50. Britney Spears disse:

    Good morning! Bom, pela pergunta de cima jah sei q cozinhar com as sementes deixa o molho mais ácido! E cozinhar com a pele, deixa ele mais ácido tb?? Tem mais alguma outra dica legal? Brigada, meu novo cd sai 29 de março!

  51. Rafael disse:

    essa receita foi feita pra ser prática; ótimo! Entretanto, uma dúvida: retirar as sementes antes de cozinhar não ficaria mais saboroso o molho?? Quero saber porque na verdade eu não ligo de ficar mais tempo na cozinha e prezo pela melhor receita!! Brigadão!

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Rafael.
      O molho sem a semente fica menos ácido. Aprendi um jeito bem legal de tirar as sementes do tomate com a Rita Lobo, no Panelinha. No video que ela fala sobre a importância de afiar faca. No final ela ensina como tirar a semente do tomate. É rápido e fácil.

      E vc quiser deixar o molho ainda mais saboroso, acrescente uma cenoura grande para cada quilo de tomate e meio salsão cortado em rodelas para cada tomate.

      Um Abraço,
      Patricia

  52. margareth disse:

    Acabei de fazer o molho caseiro de tomate , adorei!!!!!!!! Tenho um filho que tem alergia (crise de urticária e angioedema ) devido produtos industrializados e esse molho é maravilhoso ele pode fazer uma refeição saudavél sem perigo de vida …. obrigada , bjs!!!

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Margot.
      Que bom que deu certo. É muito fácil e muito simples. E você pode fazer as receitas tradicionais e também acrescentar no arroz, por exemplo, quando quiser variar o sabor e a cara dele.

      beijos

  53. sandra disse:

    só uma duvida,tem que congelar ou não precisa.

  54. Val disse:

    Acabei de colocar o molho na panela, estamos a fugir de coisas industrializadas aqui em casa… Daqui a pouco é hr de olha a panelaa. Amei a receita super prática.

  55. Ariane disse:

    Nossa, adorei seu blog! Achei hoje de manhã, a tarde fiz o molho de tomate caseiro, a agora a noite vou pesquisar mais coisinhas aqui…
    Parabéns,
    bjs
    Ariane

  56. Andréa disse:

    Oi,
    Aqui em casa usamos muito molho de tomate também então a dica é ótima…Só fiquei com duas dúvidas:
    qual a melhor forma de descongelar?
    tem que ficar mexendo enquanto apura?
    Beijocas,
    Andréa

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Andréa.
      Se tenho tempo, eu deixo o vidro sobre a pia para tirar o gelo naturalmente, depois jogo na panela para apurar, em fogo baixo. Não fico mexendo toda hora. Só de vez em quando. Se estou com pressa, coloco o vidro no microondas para descongelar e depois levo ao fogo para apurar.
      beijos,
      Patricia

      1. Lua Jeniffer disse:

        Eu sempre armazeno molhos em caçambinhas de gelo. Fica muito prático pra utilizar.

  57. jack disse:

    Adorei a receita !…Ficou uma duvida, quando vc fala sem tempero para congelar
    então seria cozinhar somente os tomates ?

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Jack.
      O sem tempero, na verdade é sem sal, pimenta. Você cozinha com alho, cebola e pode colocar ainda de duas a três cenouras grandes inteiras ou seis cenouras orgânicas, que são menores.
      beijos,
      Patricia

  58. vera disse:

    vou tentar hoje fazer seu molho, mas comprei uns 10 k de tomate, tava barato, vou colocar tambem, salsão, bjs, depos de te conto.

  59. Micheli disse:

    Otima receita!
    Só uma dica pra quem tem plantas em casa ou uma hortinha:
    - Aproveite o resto q ficou na peneira ( sementes e pele do tomate) e use como adubo organico! Abra um buraquinho na terra e despeje la dentro e cubra com a terra q vc tinha removido!

    Prontinho, horta e plantas lindas e bem nutridas!

    Sempre faço isso com o q resta aki em casa, casca de batatas, a cenoura raspada, casca de ovo..etc… é só acrescentar um pouquinho de agua e bater no liquidificador!

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Micheli.
      Adorei a dica. Vou passar a fazer isso!

  60. wellinton(tom) disse:

    adorei a receita vou faser na macarronada de amanhã rs
    abraços

  61. Nine disse:

    Que delícia esse molho natural! Faz tempo que queria uma receita para deixar de comprar os molhos prontos! Obrigada!

    Nine

  62. Sara disse:

    Adorei a receita. Isso de jogar o tomate inteiro é ótimo porque ficar tirando semente e pele não dá. Até porque aqui em casa se deixar eu como só tomates. Não conheço ninguém que goste tanto quanto eu.
    Eu andei lendo sobre a falta de higiene nos molhos prontos e também fiquei preocupada. Fora que se eu fizer desse jeito, minha filha vai poder comer também.
    Abraço.

    1. Comer para Crescer disse:

      Pois é. Até eu fiquei supresa. E não esqueça de não colocar sal nem óleo. Congele-os sem tempero. Depois dá para criar qualquer tempero neles.
      bjs

  63. Adorei a receita. Vou me aventurar qq dia desses e congelar uns potes de molho de tomate caseiro!

    bjks
    Flavia

    1. Comer para Crescer disse:

      Flavia,
      tente congelar em vidros. os plásticos, além de terem aquele bisfenol horroroso, ficam manchados com o molho.
      bjs

  64. lia disse:

    Adorei a receita. Eu sempre separava as sementes antes de cozinhar o tomate, mas dá muito mais trabalho. Nunca tinha pensado em coar!

    1. Comer para Crescer disse:

      Pois é, Lia. Eu teinha gravada na minha memória a imagem da minha mãe se matando para tirar a semente antes de cozinhar e depois o molho ficar horas a fio apurando.

  65. Carol Garcia disse:

    MENINAS!
    adorei a receita. fácil e super prática!
    não fazia o molho em casa pq detesto aquele negócio de tirar a pele do tomate.

    bjo bjo

  66. Luiza disse:

    Adorei a receita! Já tentei temperar extrato de latinha, tirar o ácido de molho pronto, temperar caseiro.. Mas eu NUNCA acertei acredita? Rs… vai ser de grande ajuda, amanhã mesmo vou fazer!

    Beijos da nova seguidora do blog, Luiza

    1. Comer para Crescer disse:

      Luiza,
      Sabe o que eu percebi? A qualidade do tomate interfere na acidez. Já fiz com um tipo, não lembro agora qual era, e ficou bemmmm ácido. Uma dica para tirar a acidez: queime açúcar, jogue azeite (pouquinho) e por último o molho. Não coloque sal. Apenas ervas. Eu adoro orégano ou manjericão.
      beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>