• JUNTE-SE A NÓS NAS REDES SOCIAIS:

Cardápio da semana – número 6

Categoria: Cardápios por 16 de novembro de 2010

Aqui vai mais uma ideia de cardápio para a semana. As sugestões já foram testadas aqui em casa e costumam agradar o paladar de todos, inclusive dos meninos. Como explicou a Mônica, no cardápio de número 5: “Os pratos são os que faço em casa, levando em conta a preferência da minha família. Eles servem como inspiração para você. Outra dica: as carnes não são fixas. Procuro sempre o que está mais barato no supermercado naquela semana ou mês. O filé de truta pode virar filé de pescada, por exemplo.”

Outra coisa importante: os pratos devem ser sempre acompanhados de salada, além de água para beber e uma fruta para a sobremesa.

E todos os pratos já podem ser oferecidos para crianças com mais de um ano de idade que já tenham dentes e já tenham sido liberadas pelo pediatra para comer a comida da família. (Em entrevista com um gastro, fiquei sabendo que a criança já pode comer as refeições da família se já tiver dentes para triturar a comida. Converse com o pediatra do seu filho sobre a importância de oferecer a comida da família logo após o primeiro ano de vida).

Segunda:

Almoço: carne moída (ou frango em tiras) refogada com cenoura e mandioquinha. Para quem não come carne ou extrapolou na proteína no final de semana, vale fazer um refogado (rapidíssimo) de broto de feijão, acrescentar pimentão amarelo e vermelho, cenoura, cebola, em tiras finíssimas. (Crianças a partir de um ano podem comer esse prato, servido bem picado, tudo bem miudinho.)

Jantar:  Arroz com espinafre, alho e azeite (Coloque um bom tanto de azeite na panela, o espinafre cortado bem pequeno e o alho espremidíssimo. Aqueça um pouquinho e jogue o arroz, já cozido, dentro da panela e mexa bastante), sirva com feijão e almôndegas (se serviu carne no almoço, opte por almôndegas de frango ou de peixe).

Terça-feira:

Almoço: Panqueca (feita com farinha branca e de aveia) recheada com alguma carne de sua preferência ou com refogadinho de legumes (ervilha com batata cortada em quadradinho, ambas cozidas  no vapor porque ficam mais deliciosas); arroz colorido com coloral ou curcuma; salada de repolho com cenoura e tomate.

Jantar: Canja ou um caldo que a família goste. Pode ser de abóbora (com carne seca ou queijo branco), de mandioquinha (com gorgonzola e camarão), de feijão preto ou carioca com macarrãozinho ou inhame, de mandioca/aipim (com couve) ou ainda o caldo verde (com batata).

Quarta-feira:

Almoço: Salmão assado, arroz colorido e salada de folhas verdes escuras e radicchio. Se as crianças, curtirem pode acrescentar uva passa (sem sementes) e nozes trituradas na salada.

Jantar: Ovo frito com gema mole para quem gosta; ovo mexido com pouquinho de leite ou uma fritada com batata, acompanhado de um arroz integral e feijão marrom, legumes cozidos e passados na manteiga ou no azeite.

Quinta-feira:

Almoço: Yakissoba (com carnes ou não!): numa panela ou frigideira grande refogue a carne e acrescente couve-flor, brócolis, pimentões, repolho, cogumelos e broto de feijão no shoyu com um pouquinho de amido dissolvido. Finalize com amendoim. Não deixe os legumes amolecerem porque viram uma pasta de aparência bisonha. (Eu não acrescento o amendoim nem os cogumelos porque os meninos não gostam, mas mantenho o molho shoyu, que pode ser trocado por azeite, mas é bom manter o amido dissolvido em água para encorpar o caldo).

Almoço (opção 2): Macarrão com molho de tomate caseiro e queijo ralado e coxinhas de frango (Korín) assadinhas no forno (temperadinhas com alho, coloral, ervas finas).

Jantar: Arroz com salsinha que deve ser colocada fresca depois que o arroz estiver cozido, lentilha e peixe (pescada, cação ou saint Peter assado no papel alumínio com alho porró) e servido com ervilha (cozida no vapor e passada na manteiga ou no azeite).

Sexta-feira:

Almoço: Arroz misto (branco e integral) com cebolinha que deve ser colocada depois que o arroz está pronto, feijão branco, carne em tiras com cebolas ou Supernugets.

Jantar: Lanche (eba!) de ovo mexido! Salada de tomate com cenoura, azeitona verde sem caroço (passada na água para tirar o sal) e milho.

Sábado

Almoço: Junte o que sobrou da semana e faça um mexidão ou ainda recupere para virar recheio de panqueca ou de torta de liquidificador.

Jantar: Vão comer fora!

E lembre-se que um prato diferente e bonito para colocar a comida pode fazer a diferença e abrir o apetite, que a bebida essencial é a água e que o segredo da salada é mudar a cara e os acompanhamentos dela todos os dias. Portanto, abuse dos legumes cozidos no vapor, crus e ralados. As crianças adoram o barulho de croc-croc que fazem na boca!

beijos e boa semana,

Patricia


Comentários

  1. [...] This post was mentioned on Twitter by Comer para Crescer , Comer para Crescer . Comer para Crescer said: Cardápio da semana – número 6 http://goo.gl/fb/mBm0O [...]