• JUNTE-SE A NÓS NAS REDES SOCIAIS:

Contra o intestino ressecado

Categoria: Uncategorized por 27 de dezembro de 2010

Já falamos aqui de alimentos que ajudam a regular a movimentação intestinal dos pequenos quando ela se torna um drama, algo possível de acontecer nessa época do ano, com muitas festas, rotina alterada, comidas diferentes e temperaturas nada amenas (para quem viaja pelo Brasil).

O pediatra Mauro Toporovski explicou que uma dieta rica em fibras deve ter de duas a três porções de frutas (como sobremesa e no lanche à tarde), além de muita água. É possível também acrescentar farelo de trigo nas receitas de massas caseiras. Uma colher de sopa de farelo de trigo contém até 15% das necessidades diárias de fibras (valores da dieta de um adulto).

Ele orientou substituir uma medida de farinha de trigo pelo farelo de trigo. Se você usa uma xícara de farinha de trigo na receita da panqueca, use meia. A outra metade é de farelo de trigo. A mesma regra vale para bolos.

Achei a dica preciosa também para as gestantes, que sofrem com o intestino mais vagaroso, e para as mulheres que têm maior tendência a ter intestino ressecado do que os homens.

beijos,

Patricia


Comentários

  1. Paolla disse:

    Só mais uma dica: para o farelo de trigo durar mais, esquente uma frigideira sem óleo (anti-aderente é bom) e toste o farelo rapidamente. Guarde em uma vasilha com tampa. Tostado, ele dura mais. Fica gostoso misturado com iogurte com frutas, batido como vitamina e, em casos de pânico extremo, misturado no arroz com feijão, bem escondido da criança…

    1. Comer para Crescer disse:

      EM momento de pânico extremo é ótimo. E adorei a dica para durar mais. farei isso hj.
      bjs
      Patricia

  2. chirlei disse:

    ola estou com uma duvida vou ressecar o meu intestino grosso do lado escredo e vou ressecar o direito também gostaria de saber se vou usar a bolsa de colostomia e o que eu devo comer depois da cirurgia estou ansiosa aguardo resposta obrigada um abraco

  3. Valéria Pereira disse:

    Meu bebê tem 9 meses e anda chorando muito e percebo que ele faz força e solta pum e melhora. Noto tbm que ele anda muito ressecado fazendo uma massa bem durinha e só uma bolinha.
    Por favor me orentem em qual alimentação correta devo dar a ele já que a consulta com a pediatra dele é só no fim do mês.
    Grata

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Valéria.
      Você precisa oferecer alimentos com bastante fibra. Se ele come pão ou bolacha ou bolo, esqueça. A principal causa do intestino preso, ressecado, preguiçoso, dizem os especialistas é a alimentação. Leite materno, água, frutas inteiras e arroz com feijão e tomate, além de outras verduras. E água à vontade. Há vários artigos. Veja a matéria que está nesse link: http://saude.abril.com.br/edicoes/0332/familia/chega-crianca-intestino-preguicoso-613370.shtml, avalie como é alimentação oferecida ao bebê durante o dia inteiro. Registre num caderno o que ele come e veja quanto está comendo de comida feita em casa, quanto está bebendo de água, e de leite. É só anotando que conseguimos ter uma visão mais concreta dos excessos e faltas. Assim fica mais fácil corrigir algumas imperfeições. Se nada disso adiantar, recomendamos que procure o pediatra do bebê.
      Obrigada por fazer contato e boa sorte!

  4. valquiria coelho de queiroz soares disse:

    Olá tenho uma filha de 6 anos e ela está com constipaçao intestinal.Sera que farelo de arroz ajudadria e qual a quantidade colocaria no feijão?Ela não cme aveia de jeito nenhum me ajude ela sente muita dor no abdomem.Peço sua resposta ansiosa.

  5. ivanete disse:

    minha filha tem 2 anos e meio é muito ressecada ,come frutas e verduras,feijão e arroz carne ou seja de tudo ,mas só que a comida dela é preparada com gordura animal ,,será que isso que faz ela ressecar? me ajudem por favor