• JUNTE-SE A NÓS NAS REDES SOCIAIS:

Ajude a fazer o Comer para Crescer!

Categoria: Peça Ajuda por 11 de maio de 2011

 

 

 

VOCÊ PERGUNTA

NÓS

RESPONDEMOS!

Nova ideia do Comer para Crescer: como eu e Patrícia falamos semanalmente com pediatras, nutrólogos e nutricionistas, resolvemos que é hora de tirar as suas dúvidas. Funciona assim: você deixa a sua dúvida no comentário deste post e, na medida do possível, vamos tentar respondê-la usando nossa experiência e as dicas dos especialistas. Cada resposta vai virar um post. E não precisa nem se identificar, se não quiser. Assim você pode perguntar qualquer coisa.

Aguardamos suas perguntas!

beijos

Mônica


171 thoughts on “Ajude a fazer o Comer para Crescer!”

  1. rayssa disse:

    Oiiii,queria saber qual a refeiçao q devo ter no cafe,almoço e jantar pra a o meu cabeço creça…me respoda pfvr,preciso mt dessa resposta..bjjs

  2. Oii meu nome é carliandra tenho 13 anos e sou baixinha e queria saber que tipo de exercìcio devo faser para crescer ?

  3. Erick Jhony disse:

    Oi
    eu sou baixo quero.crescer mais 32 cm eu.tenho 11 anos e sou de 1 m 32 cm quero crecer mais

  4. nayra leanne disse:

    oi eu tenho 13 anos e sou baixa meus amigos criticam de mim por ser pequena faço tratamento e nada… o que eu preciso fazer?

    1. admin disse:

      Oi, Nayra.
      Acho, sinceramente, que você deve mandar seus colegas irem passear e mandar eles pararem de encher a sua paciência. As notas desses colegas são excelentes? Se não são, então, que tal mandar eles estudarem para melhorarem as notas ao invés de perderem tempo te azucrinando.

      Beijos e siga firme no tratamento. Se puder, faça algum esporte também.

      Beijos

  5. Andre nadjariian disse:

    Quero saber quato uma criança de 2anos é o que deve comer se não gosta de carne vermelha o que fazer bjs andrea

  6. josilene disse:

    Oi, Minha filha gem 1 ano e 4 meses e pesa 10K e 600g mas nao come nada nao sei mas o que Faser nem leite toma 100 a 150 ml nao aceita nada nem danone nada

  7. Ana Botinas Coelho disse:

    Olá,

    Tenho uma filha de 2 anos e 3 meses que sempre comeu super bem, mas depois de fazer 2 anos parece outra criança!! Na verdade as refeições principais é que me preocupam, porque umas vezes so come carne, no outro só batata, outras so massa, ou outras nada…desde que começou a comer prato feito não quer mais sopa! logo fica difícil comer verduras, antigamente ainda comia brocolis, e agora já não. Não gosta de experimentar coisas novas, ou então so prova conforme o aspeto! não sei mais o que fazer!! Em casa ate temos uma alimentação rica em legumes, frutas, o que ainda come bem!!! Conversei com o pediatra e ele disse ser normal ela ficar mais selectiva nessa fase, mas é muito frustrante, ela não comer…

    1. Oi, Ana.
      Pois é, concordo contigo que é muito frustante. Essa fase, de fato, eles se tornam bem seletivos e resistentes, porque estão em outro fase do desenvolvimento infantil. Você deve ter percebido que sua filha ficou mais independente, está com a coordenação motora mais refinada, sobe e desce com segurança dos lugares, deve estar falando frases mais complexas, com mais palavras e expressando melhor os desejos. É uma fase deliciosa e, ao mesmo tempo, terrível. Os americanos chamam essa fase de Terrible Twos, os dois anos terríveis. Enfim, não é apenas na hora da refeição que ela está demonstrando as suas vontades, mas também em outros momentos. O problema é que nós, mães, colocamos muita mais atenção e energia do que o necessário e acabamos nos frustando. O importante é saber se ela está crescendo, se está ativa, se não fica doente sempre, se está se desenvolvendo bem. E continuar oferecendo a comida que está na mesa, sendo exemplo de boa alimentação e tendo muita paciência, muita, muita, muita paciência, pois é assim mesmo, um dia come só arroz. No outro, apenas frutas. Depois come tudo. Se puder te dar um conselho, reduza as suas expectativas. Reduza a esperança de que ela vai comer um prato cheio como quando era bebê. Ela está crescendo e quer ganhar seu espaço no mundo, essa luta pela autonomia se reflete também na hora da refeição.
      Beijos e boa sorte.

  8. rosely disse:

    Tenho um filho de sete anos e dez meses ele so quer comer cuscuz,frango e batatinha sem falar nas porcaria nao come fruta de qualidade nenhuma, nem legumes nem verduras por conta disso tem prisao de ventre cronica nao sei mais o que fazer para ele comer e menor de um ano e quatro meses esta indo no mesmo pique SOCORRO me ajudem!!!!

  9. Laura disse:

    Bom mesmo esse espaço! Bom dia dr. A minha preocupação é a seguinte, meu filho tem 5 anos, e tem crescido muito pouco. O que devo fazer? A estatura minha e do pai dele é de 1,61cm, isso parece que influi, mas como fazer pra ele crescer mais do que isso? Obrigada pela atenção, estou anciosa com a resposta! Abçs!

    1. Oi, Laura.
      Primeiro precisamos deixar claro que não somos médicos, mas duas jornalistas. Segundo, a nossa recomendação é que você leve o seu filho ao pediatra de maneira constante para que ele seja medido e pesado, para que tenha um acompanhamento de um especialista, que, se notar algo, deverá pedir exames.
      Abraços e boa sorte.

  10. Rayane disse:

    Olá
    Meu bebe tem 7 meses e gostaria de saber se posso dar sustagem

  11. alecia disse:

    oi, meu filho tem 4 anos e só toma liquido ( vitaminas, sucos) mais não aceita nenhum tipo de comida nenhum alimento sólido só pão, mais arroz feijão macarrão nada disso ele quer comer insisto pra ele comer mais ele rejeita o que faço pra fazer ele comer

  12. Silvania disse:

    Meu bebe tem 10 meses e de uns dias pra ca não quer comer quase nada mais. ele come banana, danoninho, bolacha de sal, bisnaguinha, mas bem pouco. antes ele comia papinhas diversas, de sal e de doce agora nao quer nada. chora e faz escandalo quando forço ele a comer pelo menos um pouquinho. So quer mamar no peito qdo sente fome; estou preocupada porque percebo que ele ta emagrecendo um pouco. Ja levei no pediatra e ele passou vitaminas e um abridor de apetite q vou começar a dar pra ele agora. Ele esta pesando 8.370 e tem 72 cm.
    E normal o que esta acontecendo com ele? ou sera q foi alguma coisa q fiz q fez ele parar de querer comer? estou muito preocupada. por favor me ajude …..bjs

  13. Lais disse:

    Olá,
    minha filha tem 2 anos, e vai começar a ir para a escolinha em tempo integral. Então temos que mandar alem dos 02 lanches, 01 para a manhã e 01 para a tarde também temos que mandar o almoço. Oque vocês me sugerem mandar ?

  14. ANA CRISTINA disse:

    Bom dia
    Hoje pesquisando na net, encontrei esse blog, e adorei os posts.
    Estou iniciando papinhas salgadas para os meus gêmeos de 5 meses.
    Tenho varias dúvidas, uma delas é quais os legumes posso oferecer para eles??
    E vcs tem receitas de papinhas salgadas para bebês que estão iniciando a alimentação?
    beijos e parabéns pelo blog
    Mamãe Ana do Pedro e do Davi!!!

  15. Letícia disse:

    Olá Meninas,
    Tenho um garoto de 3 anos, que foi diagnosticado com refluxo, no qual trouxe alguns problemas respiratórios. A médica disse que ele terá que fazer uma dieta com restrição de chocolate, refrigerante, frituras ( o que é fácil pois, ele não consome muito) mas, o que está pegando mesmo é a lista de frutas e verduras àcidas que ele não pode comer. Já fiz pesquisas na internet, mas algumas páginas entram em conflito de opiniões. Umas dizem que pode-se comer coco outra não e assim por diante. Gostaria de uma lista de frutas que sejam cítricas (proibidas para quem tem refluxo) e outras frutas que podem ser consumidas sem restrição.
    Atencipadamente agradeço a atenção.
    Abraços

  16. Sandy disse:

    Amamentei minha filha ate os 6 meses somente no peito, com 4 meses ela começou a perder peso.Agora com 2 anos e 10 meses esta pesando 10 kls.Não come quase nada, apenas quer beber leite.Não sei mais o que fazer, nas ultimas semanas vive doente e com os olhos fundos.Me ajudem…
    obrigada

  17. Valéria disse:

    Olá pessoal,tenho uma dúvida.
    Vou fazer o aniversário do meu filho e gostaria de saber se é legal ou brega,os pais vestirem uma roupa no tema da festa junto com o aniversariante???aguardo

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi Valéria, tudo bem? Acho que tudo depende do tema e da personalidade dos pais. Se vocês são um casal animado, extrovertido e tal, nada impede até de se vestir de princesa e homem-aranha! Quem é mais discreto pode escolher apenas um ou dois acessórios, como uma coroa ou aranha grudada na roupa, para exemplificar os dois temas que citei. Para te dar outro exemplo: quando fiz a festa monstruosa para minha filha aos 5 anos, tanto eu quanto meu marido vestimos capas de dráculas – eu também usei uma tiara de diabinha. E pedimos para os aniversariantes virem todos fantasiados. No final, alguns pais também vieram e foi tudo divertido. Enfim, se a ideia combinar com vocês, vá em frente sim!
      beijos e boa festa!
      Mônica

      1. Valéria disse:

        Muito obrigada,me ajudou muito! sim….é essa a ideia,de se divertir e divertir todos os convidados!

  18. Flavia disse:

    Adorei o site de vcs,até postei em minha pagina,só não gostei da parte que eu fui ver o tema “meu filho não come nada”e não achei nada à respeito!!
    Como faço para receber esta dica?

    Att

  19. tati disse:

    ********* DÚVIDAS PAPINHAS ************* IMPORTANTE PROTEINA
    Muitas publicações de Portugal mencionam que a quantidade de proteina não deve ultrapassar 25 gramas por porção para não sobrecarregar o rim do bebe.
    Li no manual da babycook, no site da Nestle …. no Brasil não encontrei nenhum artigo que aborde essa questão e gostaria de um esclarecimento mais preciso, será que vocês conseguem me ajudar ? Aproveito para fazer outras perguntas.

    fontes pesquisadas:
    http://www.nestlebaby.com/pt/baby_nutrition/nutrition/nutrition_detail_step2.htm

    QUESTÕES
    1) qual é a quantidade de proteína (carne/frango) que deve conter em cada refeição do bebe? A proteína deve estar presente no almoço e jantar?
    2) alguma sugestão para não deixar as verduras tão compridas na papinha ….. a _ picar miudinho a COUVE, CHEIRO-VERDE, AGRIAO, ESPINAFRE ANTES de cozinhar ou B _ cozinhar a refeição em 2 etapas (cozinhar carne e verduras juntas / bater no mixer e depois acrescentar os legumes já cozidos separados (aqui utilizaria uma panela a mais para cozinhar legumes não gosto muito da idéia) ou C- (cozinhar carne e verduras juntos / bater no mixer e depois voltar pra panela preservando a agua do cozimento colocar os legumes e cozinhar em fogo baixo até ficarem molinhos)
    3) gostei da dica de ralar beterraba e cenoura que são mais duras para cozinhar. o que me dizem sobre esse processo?
    4) minha filha de quase 9 meses tem a característica da bebe da matéria de 6/03 não pára de comer, desta forma eu que determino quando acaba a refeição. Geralmente ofereço 170/200 gramas + meia fruta …. antes oferecia apenas 100 gramas e o peso dela não avançou na última consulta, aí dobrei a quantidade, passei a acrescentar uma colher de azeite extra virgem no prato e ela ganhou 300 gramas em 15 dias.

    Obrigada.

  20. Luana Keslleny disse:

    Tenho uma sobrinha que cuido como se fosse minha filha ela vai completar 3 aninhos 31/05 ,quero fazer uma festinha mais não quero gastar muito e ainda não escolhi o tema.. O que eu faço?

    1. Luana Keslleny disse:

      Qual o tema requerido?

  21. Fatima disse:

    Favor me responder , tenho um filho de 04 anos que na hora do almoço, só come arroz, td que ele vê ele fala: eca. não se permiti provar as coisas. Em fim toma mamadeira 04 ou 5 por dia, não come frutas, e está abaixo da altura uns 03 cm. Ele pesa 16k + ou – e mede 1m e um centímetro.

  22. silvia disse:

    Bom dia,

    Meu bebê tem 1 ano e 2 meses e não leva NENHUMA comida à boca. Tampouco segura a mamadeira, mesmo que a gente coloque as mãozinhas dele ali, que a mamadeira tenha alças ou algo assim. Ele come bem, mas não tem nenhuma iniciativa para segurar a colher, de pegar a comida com as mãos. Ele leva alguns brinquedos à boca, mas na hora de comer só abre a boca para que a gente dê a comida a ele. Se damos um pãozinho na mão dele ele joga no chão, sempre. Se damos na boca dele ele morde. Se colocamos na mão dele, e mostramos como é levar o pão à boca, ele se recusa a comer e chora, mas logo abre a boca para que a gente coloque a comida na boca dele. Ele também não mastiga direito os alimentos, engole direto, mesmo que tenha pedacinhos. Isso é normal? O que podemo sfazer para ajudá-lo?
    Obrigada!

    Sílvia

  23. Cecilia Cordeiro disse:

    Tenho um bebê de 10 meses, que até uma semana atrás comia muito bem, mas desse tempo pra cá resolver ‘encrencar’ com a comida, Não aguento mais a angustia de vê-lo não comer! SO CO RRRRRROOOOO!

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi Cecília, calma! Segundo os especialistas é completamente normal e esperado essa mudança de apetite nessa fase de 10 meses. O bebê está descobrindo o mundo, provavelmente já engatinha, quer desvendar o ambiente da casa e comer é a última coisa que pensa! Sem falar que as mães estão acostumadas com a fome que ele tinha antes e ficam com a mesma expectativa. O importante é checar com o pediatra se ele está se desenvolvendo bem e oferecer uma alimentação variada, mesmo que ele rejeite. Experimente deixá-lo comer com as mãos – crianças nessa fase adoram. Aqui no site a gente tem um monte de dicas sobre isso.
      beijos e boa sorte

  24. Danielle disse:

    Boa tarde. Gostaria de saber como vc arruma tempo pra fazer almoço e jantar, eu faço apenas almoço e tem xs que tenho a impressão de ter passado o tempo todo na cozinha. Sou uma recem dona de casa ainda em treinamento rsrs.

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi Danielle, calma! Você está enganada, nós duas aqui não fazemos almoço e jantar todos os dias não! Mas existem certas atitudes que você pode ter para não passar o dia na cozinha. O jantar, por exemplo, podem ser coisas mais simples como um omelete, um sanduíche caseiro. O arroz que você faz hoje pode durar dois dias. E aprenda a sempre que for para a cozinha, fazer um pouco mais, assim você pode congelar o feijão, congelar o resto do cozido e com isso ganha dias em que a comida está pronta. Também invista em comidas que vão ao forno, assim você demora uns dez minutos fazendo e depois uns quarenta minutos cuidado da sua vida enquanto ele assa no forno. Alguns pratos como bifes grelhados e macarrão demoram muito pouco para fazer. Tenha em casa temperos e ingredientes que sua família goste para acompanhar esses pratos, como requeijão e mostarda, que você mistura e joga em cima do bife. Ou queijos que você combina com iogurte e serve com o macarrão. Deixe um ou no máximo dois dias da semana para investir naquele prato que precisa da sua presença quatro horas seguidas – e faça a mais para congelar depois.
      beijos e boa sorte.

  25. FRANCIS disse:

    queridos gostaria muito que me ajudassem , pois tenho uma turma da escola bíblica dominical na igreja e o próximo tema da lição e sobre alimentação e gostaria de montar um cardápiio café da manhã/lanche/almoço/lanche da tarde/jantar e ceia para pré-adolescentes de 11 e 12 anos, me ajude eu quero entregar este cardápio domingo dia 10/02/2013. agradeço a atenção, aguardo resposta

  26. Dayane disse:

    Olá!

    Estou precisando de um cardápio completo para semana da minha filha, o qual a minha filha de 2 anos possa consumir. Gostaria muito que tivesse opções saudáveis.

    Grata.

  27. lena mae da Sarah disse:

    Oi estou precisando tirar uma duvida, minha filha tem 2 anos e 8 meses e esta pesando 17.500kg, estou muito preocupada, devido ao peso dela, o que fazer ela e uma criança muito saudavel não tem nenhum problema de saúde ela come de tudo e ainda mama mamadeira senão não dorme as vezes acaba de almoçar quer dormir e quer mamadeira ok fazer
    beijos Lena

  28. Patrícia disse:

    Olá,

    Minha filha Alice tem 1 ano e 21 dias, pesa pouco mais de 9 kg.
    Está com anemia.
    A minha dúvida é o seguinte: ela tem o costume de mamar após o almoço (1h30min apósa refeição) e gostaria de saber se o cálcio prejudica a absrção de ferro. Tentei nao dar o mama depois do almoço, mas ela não dorme enquanto não mama. Estou preocupada.
    Desde já agradeço,

    Um abraço,
    Patrícia mamãe de Alice.

  29. Cristiane disse:

    Oi Mônica!

    Estou acompanhando o blog há alguns meses, desde que minha filha, hoje com 1 ano e 3 meses, começou a comer papinha e eu precisei de algumas receitas!
    Num post, li que o estômago de uma criança chega a 250ml… Aqui leio sempre sobre as dificuldades que as mães têm quando seu filho não come, porém o que tem me deixado um pouco preocupada é justamente o contrário! E eu não tenho muitas referências, apesar da pediatra dizer que está tudo bem, acabo lendo sobre alimentação infantil e fico preocupada.
    A rotina dela é de 3 mamadeiras (Leite Ninho fases 1+, indicado pela pediatra – infelizmente, ela não mama mais no peito), café-da-manhã (sempre uma fruta inteira – pêra, maçã, banana, 2 pêssegos), almoço (a “mistura” acabo colocando num potinho de 200ml + arroz + feijão, e algumas variações durante a semana), lanche da tarde (mais uma fruta inteira) e jantar (tenho dado uma papinha consistente com pedaços de legumes e verduras).
    Se fosse só isso, tudo bem, mas ela sempre pede mais comida… A pediatra tinha me dito que era pra servir uma quantidade que sempre sobre um pouquinho no prato, para garantir que ela esteja satisfeita, mas isso nunca acontece. Sempre é o contrário, ela pede mais comida… às vezes, quando acho que ela comeu muito no almoço ou jantar, acabo dando uma fruta como sobremesa pra completar.
    E agora, ela descobriu a bolacha de maizena, a bisnaguinha (li seu post sobre ela e já estou querendo evitar!) e o biscoito polvilho. Esses são os únicos “extras” que ofereço. E mesmo comendo bem, ela ainda pede por eles a toda hora, sempre que os vê dando sopa em cima da mesa ou no armário. Naquele mesmo post, vc diz que a criança ainda não pede comida por “gula”, mas sim, porque está com fome. Será que a quantidade que estou oferecendo ainda é pequena pra ela? Será que esses “extras” são saudáveis, já que o apetite dela para a refeição não foi afetada? A minha preocupação é justamente que “ainda” não afetou… até a hora em que ela começa a preferir td isso a frutas e legumes. Como eu poderia incluir esses “extras” no dia-a-dia dela?

    Escrevi muito! Espero não ter perdido a objetividade…

    Obrigada desde já, pois o seu blog tem me ajudado com receitas, dicas e muitas outras coisas….

    Beijos!

  30. Ana disse:

    Eu tenho 16 anos, tenho 1.57 e eu gostaria pelo menos chegar a 1.65… acha isso possível? toda a gente diz que não vou crescer mais, e como ando no voleibol gostava de crescer mais um pouco. Poderia ajudar-me?

  31. dayana disse:

    meu filho vai fazer 4 meses ja posso começar a da papinha pois volto a trabalhar mes que vem e ele nao pegou mamadeira o que eu faço estou doidinha.

  32. MAria disse:

    Minha filha tem 2 anos e pesa 9,300 não come quase nada e para variar não toma leite , já tentei de tudo e não tenho resultado , gostaria de ajuda . Desde de ja eu agradeço …

  33. tenho 17 anos, e tenho 1,50cm sou muito pequena da sala de aula,o que faço pra mim crescer,o que comer pra crescer mais,me ajudem o que faço?

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Paulinha.
      Consulte um endocrinologista.
      Beijos

  34. CRISTINA disse:

    Meu filho 6 anos e 9 meses nao come nada tem nojo de comida, vive com suco de ades de maça e biscoitao , raramente bebe coca-cola ou guarana e pastel de vento nada mais. Preciso de ajuda.

    1. Janete disse:

      Cristina meu filho é bem parecido com o seu ele tem 7 anos só se alimenta com achocolatado da marca tirol outra ele não aceita, calde de feijão penerado se passar um grão ou tempero ele não come,refrigerante e batata frita que aprendeu a comer faz pouco tempo cheguei a chorar no dia mesmo não sendo saudável fico feliz da vida quando ele começa a comer qualquer alimento diferente.Ele já fez tratamento com fono, psicologa, nutricionista e não adiantou nada…Os médicos só dizem pra deixar ele passar fome até ele comer mas não adianta ele prefere fica sem comer e eu não consigo deixar muito tempo!
      Que sofrimento não vejo a hora de ele começar a comer!!

  35. amanda disse:

    que alimentos ajudam os seios crescerem mais?

  36. rosangela disse:

    Meu filho tem 7 anos e está acima do peso mas não come comida, ele tem disturbio alimentar só não sei dizer que disturbio é esse me ajudem…
    ele tem medo de comida e nojo, não fica perto de mim e nem do pai quando estamos comendo e ainda pede p/gente lavar a boca quando estamos perto dele, não sei mais o que fazer passo ele em psicologa, já fiz tratamento c varios especialistas pesa atualmete 53 kilos e tem 1 metro e 20 cm e mesmo que agente deixe ele c/fome ele fica só come salgadinhos artificiais, sucos bolhacha, pão de vez em quando e mingual

  37. Débora disse:

    Preciso de ajuda.
    Como faço pra pendurar um varal em uma parede sem ser com prego ou parafuso, sem ‘estragar’ a parede.
    Nesse varal, terá folhas de oficio e fotos penduradas.

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Débora.
      Você pode conseguir essa informação em um site especializado em decoração. Aqui a gente sabe muito mais sobre comidas e muito menos sobre varal sem prego. Aliás, quando vc descobrir, avisa a gente porque vamos adorar saber.
      beijos

  38. Sergio disse:

    Boa noite! Queria saber quanto custa em média o aniversário de um ano, com o tema “surf”? Meu filho faz um ano em Dezembro e me interessei muito pelo tema. Desde já agradeço!

  39. mariana disse:

    Meu bebe de 7 meses pode comer sopinha com pedaços (cozidos, claro)? Em casa eu bato tudo ou amasso, mas percebi na fraldinha que havia pedaços entao creio que na creche eles estejam dando.

    1. Comer para Crescer disse:

      Sim, pode. Se ele já tiver dentes e um movimento bom de mastigação, pode, sim.

  40. Vanessa disse:

    Posso usar algumas materias de vcs no meu blog? Obviou que com os devidos créditos.

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Vanessa.
      Claro. E obrigada.

  41. Vanessa disse:

    Olá
    Adorei o site de vcs … Estou simplesmente encantada … Parabéns …

    1. Comer para Crescer disse:

      OI, Alice.
      Obrigada.

  42. barbara disse:

    Tenho 18 anos e peso 48 quero ganhar peso, o que faço?

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Bárbara.
      Sugerimos que você marque consultas com uma endocrinologista para descobrir as causas do seu baixo ganho de peso e também marque uma consulta com uma nutricionista que fará uma dieta de “engorda”, além de te recomendar atividade física com orientação profissional. Os profissionais de educação física sabem passar treino para criar massa muscular.
      Beijos e esperamos ter ajudado.

  43. fabiana disse:

    me der a resposta e deus te pague obrigada desde já.

  44. fabiana disse:

    minha bebê tem 8 meses pesa 6.555 kls. e só tem 64 cm. a pediatria disse que é normal.ela já teve alergia ao leite de vaca .ficou três meses tomando de soja e voltei dá o de vaca. o leite pode está prejudicando o desenvolvimeto dela?como e na minha familia tem pessoas com problemas mentais. mas minha filha já engatinha ,fala. é precoce porrrrrrrrr faaaaaaavor me ajuda.

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Fabiana.
      Primeiro, por favor, fique tranquila. Segundo , crianças menores de 1 ano não devem tomar leite de vaca. Não é recomendado. Ou tomam leite materno ou fórmula de bebê. Sua filha tem 8 meses. Passou os últimos três tomando leite de soja, ou seja, começou a tomar aos 5 meses, certo? Antes disso, você ofereceu leite de vaca ou fórmula? Se ela tinha sintomas de alergia, acho que você ainda não deveria ter tirado o leite de soja. Meu caçula também teve sintomas de reação alérgica à proteína do leite de vaca e ficou sem tomar fórmula até os 18 meses. Como você pediu nossa ajuda, eu recomendamos que você volte na pediatra para conversar mais e tentar se acalmar e que também volte ao leite de soja até sua filha completar 1 ano. Se você tiver a possibilidade de conseguir uma segunda opinião médica, sugiro que marque uma consulta com outro pediatra. Vale a pena.
      Beijos, espero ter ajudado.
      PAtricia

      1. fabiana disse:

        muito obrigada pode ter sido isso mesmo,vou seguir sua opinião, deus abencôe seu pequeno.

  45. July disse:

    Meu filho de 2 anos belisca algumas coisas, no almoço só come arroz em pouca quantidade ofereço de tudo, mas ele não come, então caí na armadilha do mingau. Como faço pra tirar e fazer ele comer bem?

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, July.
      Você e todos da sua família vão precisar de muita disciplina para educar o paladar do seu filho. Vou copiar aqui um comentário que minha sócia querida fez para a Milene, do blog da Diiirce, sobre a dificuldade que a Milene está enfrentando com o filho de 3 anos na hora das refeições.

      “Não pense que sou xiita, sei muito bem que criança gosta de comidas industrializadas e que às vezes a gente dá mesmo. Mas o problema está nesse às vezes. Ele não pode virar sempre. E, se você saca que a criança gostou da história de industrializados, tem de diminuir mais ainda. Aqui tenho uma filha de 3 anos que ama açúcar, qualquer doce! Justamente por ver que ela tem essa tendência, diminui muito a oferta de doces. Não é uma briga fácil, ela chora, bate o pé e eu simplesmente deixo chorar. Uma hora ela pára e aceita que antes de comer um doce tem de comer salgado. E que esse doce vai ser pedacinhos de manga. Mas é duro, a criança chora, acaba com a sua paciência, você fica se sentindo a última das criaturas e uma bruxa malvada. Nessas horas é bom ter o apoio do marido para alternar com você. As comidas industrializadas, justamente para chamar mais a atenção e cair no gosto do povo, são mais temperadas, têm cores e cheiros mais fortes. Quem se acostuma com a comida industrializada (crianças e adultos) depois fica achando o arroz com feijão de casa sem graça. Isso é o que deve estar acontecendo com o seu filho. Não sou médica nem nutricionista, mas arrisco um conselho: você precisa mudar o paladar dele, tarefa que já adianto não será fácil. Não tenha medo dele morrer de fome, porque quando tem fome a criança come! Então combine com você mesmo um dia para começar e não dê mais comida industrializada. Comece oferecendo o que ele gosta, como o macarrão na manteiga e o arroz com farofa e carne. mesmo que esse cardápio seja por dias. Outra coisa que você pode fazer para “combater” os industrializados é investir nos temperos. Faça o arroz com um tico mais de sal e temperos do que o normal, o mesmo com a farofa. E a cada dia vá retirando um pouquinho da quantidade de temperos até ele se acostumar com uma versão mais normal. E arrisque colocar outras coisas na comida que ele gosta. Por exemplo, queijo no macarrão com manteiga. Mas esse processo todo é demorado. Uma ideia legal que eu fiz aqui é fazer um diário alimentar da caçula, e consegui ver que mesmo comendo pouco e sem grandes variações, ela tinha os nutrientes necessários. Ter essa visão geral vai te acalmar. E você não imagina como a calma opera milagres! Você também pode conversar com o pediatra sobre a curva de crescimento dele para se acalmar. Minha filha, por exemplo, também pesa 14kh, mas está dentro da curva dela. Como disse, essas informações todas irão te acalmar e você não irá para a hora da refeição tão ansiosa – o que estraga tudo, inclusive o apetite da criança. Ah, e vamos continuar a conversar sobre isso!”
      beijão, espero ter ajudado

  46. camila disse:

    minha bebe tem 8 meses e não que comer nada quando coloco na boca ela ñ que so que saber de mama ela pesa 7 quilos e ja era pra ta pezando mais alguem saber alguma dica pra que ela coma outras coisinhas

  47. Cristiane Reis disse:

    Pati,
    Eles tem 4 (menino) e 1 ano e 8 meses (menina). O mais velho não come folhas verdes, aceita um tomate mas em pequena quantidade. Já a pequena não tem qualquer seletividade.
    Desde que o maior foi pra escola e a caçula estava na fase das sopinhas, decidi aderir para os dois como forma de simplificar…porém, como citei anteriormente, eles enjoaram rs.
    Aceito suas sugestões de comidinhas para comer com as mãos, eles vão amar….meu único e maior medo é não estar oferecendo os nutrientes devidos….por isso vim pedir um help pra vcs!!!!!
    Muito obrigada por me ajudar!!! Bjs

  48. Juliana disse:

    Minha filha vai fazer 3 anos em 2 meses e desde os 8 meses de idade que ela não come comida de sal (arroz, feijão, carne, legumes …), ela faz vômito quando forçamos uma colher desses alimentos. Já tomou estimulante de apetite, já ficou com fome quase o dia todo e nem assim ela aceitou provar a comida. Ela come fruta muito bem, toma bastante suco natural.

  49. Cristiane Reis disse:

    Meninas, preciso de dicas para o jantar das crianças. Sempre fiz sopas variadas mas eles enjoaram, não aceitam nenhuma opção que eu faça….o que seria interessante servir para eles???? No almoço eles comem bem, ofereço arroz, feijão (preto,carioca ou lentilha), uma hortaliça/vegetal (cenoura,batata,mandioquinha,beterraba,brocolis,couve-flor,couve de bruxelas, etc) e carne (peixe,frango ou carne de vaca)!!!!!! Obrigada

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Cris.
      Qual a idade das crianças? Vc sempre opta por algo frugal como sopa? Ou podemos sugerir algumas variações de comidinhas para comer com as mãos ou bolinhos, como almôndegas, tortas recheadas, lasanhas vegetarianas, panquecas? Nos dê mais dicas da idade e do que gostam de comer à noite, além de sopa? Para que possamos te ajudar

      bjs
      Patricia

  50. josedeti disse:

    MINHA FILHA TEM 7 ANOS 1METRO E 29 E 40 KG SEI QUE ELA ESTA OBESA A MÉDICA ENDOCRINOLOGISTA ME ALERTOU A ESSE RESPEITO GOSTARIA DE CARDÁPIOS ALIMENTARES PARA NÓS. OBG

  51. Castelucia pinheiro peixoto fernandes disse:

    Olá me chamo Castely, tenho uma filha de 1 ano e 9 meses que se chama AMANADA e pesa apenas 9 kilos, levei a pediatra e ela me disse que tenho que fazer ela comer, pois não come nada de comida as vezes 2 colheres de arroz e peixe muito pouco, não come nehuma fruta, trava a boquinha e não quer nada também é intolerante a lactose, a medica disse que ela esta no estagio mais avançado de desnutrição e que se nada fô feito ela será internada,Tambem está caindo o cabelo dela por falta de nutrientes no corpo segundo a medica, eu ja fiz de tudo sobre comida todos os alimentos possíveis, ela está tão magrinha que mostra as costelinhas do corpo. por favor se puderem me da alguma dica eu agradeço.Castely

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi Castely,
      A pediatra passou alguma suplementação para a sua filha? Você já experimentou dar Pediasure para ela? Pergunte para a sua pediatra sobre dar Pediasure aos poucos para ela. Você ja procurou uma nutricionista para te orientar como preparar alimentos que sua filha aceite? Recomendo que vc volte a conversar com a pediatra sobre a suplementação com algo como Pediasure e visite uma nutricionista para te orientar nos pratos. Sugiro fazer um contato com a Karine: (11) 2441-1798
      E-mail nutricionistainfantil@gmail.com; http://www.nutricionistainfantil.blogspot
      Beijos,
      Patricia

      1. Castelucia pinheiro peixoto fernandes disse:

        Obrigada Patricia, a pediatra nunca me falou sobre suplementação, mas vou levar novamente na pediatra e falar sobre isso, este produto pediasure, e também já estou entrando em contato com a nutricionista Karine, te agradeço muito por tudo. que Deus continie te usando para este proposito de ajudar as mães que precisam da sua ajuda. beijos Castely

  52. Jorge disse:

    Ola a todos (a)
    Tenho uma filha Maria Fernanda, ela tambem as vezes da algum trabalho ara comer, mas estava lendo aqui e pensei se desce Biotonico teria algum resultado ?

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Jorge.
      Biotônico já foi desaprovado há muito tempo. Sugiro fazer um contato com o pediatra da sua filha para ter mais orientações sobre como lidar com essa dificuldade.
      bjs

      1. Jorge disse:

        Ola boa noite
        Grato pela atencao !

  53. danilo disse:

    ola tenho 14 anos quero ser goleiro mais pra isso tenho q ter noo minino 1;80 como q eu faço

  54. Talita disse:

    Olá tenho um filho de 4 anos que foi deixando de comer gradativamente, primeiro ele parou de comer qualquer tipo de carne, depois deixou o feijão, depois o tomate, a cenoura e assim sucessivamente até chegar ao ponto de querer comer somente arroz, e agora até isso ele está rejeitando, está muito difícil e estou muito preocupada, ele come somente três tipos de frutas, banana, maça sem casca e morando, toma muito leite mas comida mesmo ele não está aceitando mais nenhuma, os irmão dele comem de tudo, um é mais velho e outro é mais novo, ele é meu filho do meio,é muito carinhoso mas também tem um comportamento bastante agressivo com todos, será que isto está relacionado com a rejeição aos alimentos?? Por favor me ajude!!!

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Talita.
      Obrigada por enviar seu comentário. Como sabe, não somos médicas nem psicólogas, mas mães e jornalistas curiosas sobre os aspectos relacionados à alimentação infantil e um dos aspectos mais presentes é a criança que come pouco ou que vai parando de comer. Por isso, novas recomendações são de jornalistas e não de médicas ou nutricionistas.
      Infelizmente, não é apenas um aspecto que pode estar envolvido na recusa alimentar, mas vários. Pode ser comportamental, talvez ele esteja querendo chamar a sua atenção numa disputa do seu amor entre os outros irmãos, tal qual a agressividade dele, que você pontuou. Mas podem ser problemas clínicos, nutricionais, psicológicos e ambientais. Pode ser alguma doença, por exemplo. Você já o levou no pediatra para fazer alguns exames? Sabia que algumas alergias alimentares levam as crianças a recusar a comida, pois sempre que comem sentem algum desconforto, então como autoproteção deixam de comer. Temos uma série de posts sobre a criança picky eater nesse link aqui: http://www.comerparacrescer.com/?s=Kerzner. Recomendo a leitura. Talvez possam te ajudar.

      Aqui também deixo algumas sugestões para atrair a atenção do seu filho para o prato de comida:
      – permitir que ele tenha o controle sobre a comida, e não o contrário, permitindo que ela se lambuze com sua própria colher (os pais podem usar uma e dar outra para a criança).
      – mudar a forma como vai oferecer o alimento que causa a chamada fobia alimentar, nunca forçando-a a nada. Tentar aproximar a criança de determinado alimento chamando-a para ajudar no preparo, chame seu filho para te ajudar na cozinha. Colocar a quantidade ideal no prato para a criança, não enchendo-o de comida; melhor colocar menos quantidade e esperar que a criança peça para comer mais caso não se satisfaça, pois pratos cheios tendem a assustar crianças com dificuldades de alimentação.
      – não brigar, não se estressar, tratar o assunto o mais natural possível, mesmo que por dentro você esteja ansiosa. transformar o momento da refeição em algo bom. conversar sobre como foi o dia, qual a brincadeira do momento na escola, sobre o que ele aprendeu naquele dia que mais gostou. Tirar o foco do fato dele parar de comer. Se ele recusar a comida, você até pode insistir perguntando se realmente não quer um pouquinho, mas se ele continuar rejeitando, mude o assunto. Ignore o fato (a rejeição alimentar) e siga adiante. Mas não ofereça leite, bolacha, biscoito no lugar da refeição… Segure a ansiedade e observe como ele vai reagir nos próximos três dias, se começar a esboçar interesse pela comida, continue com a tática de ignorar o fato da recusa alimentar. Valorize outros aspectos do seu filho. Se piorar, marque uma consulta com o pediatra imediatamente para buscar novas orientações.

      Boa sorte,
      Patricia

  55. Karina Farias disse:

    Bom dia,estou com um problema para alimentar minha filha de 4 meses,comei a trabalha e adaptei ela á mamadeira,comei a dar o leite Milupa da Danone,pegou bem,mais com o passar dos dias começou a ressecar e rejeitou o leite,dai levei ao medico e por orientação trocamos pelo Nestogeno e misturamos uma colher de mucilon de aveia,ela pegou bem,mais agora só quer tomar a noite,a noite ela come bem,mais durante o dia ela não quer a mamadeira,levo ela para creche e ela não come nada,ontem mesmo ela copmeu uma mamadeira as 10 hs da manha e depois só comeu depois que eu fui buscar as 18hs,mesmo assim só comeu as 19hs e porque eu enxisti muito,dai depois dessa mamadeiras as seguintes até as 5hs da manha ela come muito bem sem sobra nada,Oque posso fazer para ela comer a mamadeira durante o dia,agradeço se puderem me ajudar!!!!!

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Karina.
      É muito difícil saber o que está acontecendo. Acredito que sua filha esteja passando por um momento de transição para se acostumar na creche. Você já perguntou na creche como ela é alimentada? Se tem uma pessoa exclusiva para alimentá-la ou é uma funcionária para duas ou três crianças? Você tem insistido na creche para que a alimentem? Acho que vc deve insistir com o pessoal da creche. Insistir mesmo. Falar com a diretora. A creche é pública? Se for, escreva para a secretaria de educação da sua cidade explicando o problema e dizendo que você não está tendo o retorno adequado, que está ficando muito preocupada com essa situação. Essas reclamações costumam surtir efeito. A escola é que precisa te dar um apoio, uma assistência pois a sua filha não está comendo na escola. Na sua casa e com você, me parece, que está indo tudo bem. Outra coisa, ontem assisti uma palestra na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e a pediatra que deu a palestra disse que não se indica mais colocar farinhas (caso do Mucilon) no leite dos bebês. Qual a razão que o pediatra indicou engrossar a mamadeira? Essa prática está em desuso, pois sabe-se hoje que engrossar mamadeira pode induzir a obesidade infantil.
      Então, sugiro duas coisas a você:
      1) investigue como a sua filha está sendo alimentada na creche (quem é a funcionária que dá de comer, o nome da funcionária, tente falar com ela para saber o que está acontecendo, se a bebê chora na hora de comer, se dorme, se a funcionária tem paciência, todos esses detalhes são importantes e diga à funcionária como a sua filha gosta de ser alimentada)
      2) também sugiro que você questione o médico a razão para ele engrossar o leite, afinal isso é uma prática que está cada vez mais sendo abandonada pelos pediatras.
      Boa sorte!

  56. suellen disse:

    olá eu me chamo Suellen, e tenho 2 filhas( uma de 5 anos e outra de 6 ),a de 5 anos ate que se alimenta bem,toma suco, aceita algumas verduras… esta pesa 25 kg bem distribuidos. Agora a de 6 anos pesa somente 19 Kg e isso me preocupa, pois ela vive enrolando para comer, nao come bem nem nas refeiçoes, e nem besteira. Vivo dando vitamina para ver se abre o apetite mas de quase nada adianta, ja levei varias vezes no pediatra, ja fiz exames e nao acusa nada, os medicos dizem que ela vai ser magrinha mesmo, nao sei nao, gostaria que pelo menos ela comece um pouco. Nao sei mais o que fazer, me ajudem. Desde ja agradeço. Beijos

  57. veridiana disse:

    meu bb tem 3 meses e mama no peito so que está com intolerancia a lactose o que devo e não devo comer?

  58. tenho 14 anos e minha altura é 1,41 e sou muito pequena e muito magra todos bagunçam comigo pois sou pequena meu aniversário de 15 anos e nenhum vestido ficar legal pois sou pequena e magra e todos falam que eu pareço ter 11 anos isso me deixar triste como eu posso engorda HELP… NATAÇAO IA AJUDAR ??

  59. Daniela disse:

    Oi tenho uma filha de 05 anos , peso 15 kg ela ja tinha alguma duficuldade para comer fazem uns 05 mese que ela resolveu não mais comer nemhum tipo de carne vermelha e Branca o que faço ? Isso siginifica que será vegetariana?

  60. SAMARA disse:

    Tenho uma filha de 2 anos e 8 meses,ela está muito acima do peso. A ultima vez que eu fui pesá-la,ela estava com 19,300kg. O que eu faço?

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Samara.
      Primeiro você tem de passar com ela no pediatra e pedir a ele um encaminhamento para um nutrólogo e uma nutricionista. E nesses serviços vc explicar detalhadamente como é a alimentação dela. Eles também devem pedir a vc alguns exames para afastar doenças como diabetes.
      beijo e boa sorte!

      Patricia

  61. luana disse:

    meu bb tem 9 meses e ta com um dos olhos vermelhos e aparenta ter uma carnr grosa branca oque sera isso?

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Luana.
      Você precisa levar seu filho ao médico para saber o que pode ser a causa do problema.

  62. Gabriela disse:

    Olá,
    preciso de uma ajuda para encontrar artigos de festa japoneses.Também gostaria de saber onde posso contratar um sushimam,e quanto custa.

    Bjs!

  63. Sara disse:

    Sei que o blog é sobre alimentação infantil, mas vocês tem algo sobre transtornos alimentares? Há mais de um ano não consigo comer minha comida. Como bem na casa dos outros e na rua, adoro todo tipo de comida, inclusive vegetais. Mas se for preparado por mim não consigo comer. Está piorando e hoje só consigo comer coisas prontas, biscoitos e leite. Meu marido diz que minha comida é muito boa e minha filha sempre raspou o prato. Não tenho a menor idéia do que está acontecendo comigo.

  64. simone disse:

    me ajude por favor!!! meu filho tem 9 anos, e so pesa 26 kilos e mt magrinho e tem olheiras constante fez tds os tipos de exame e não da nada alterado
    o que devo fazer , por favor me ajude!!!

  65. Meire disse:

    Olá!!

    tenho uma filhinha de 2 anos e 3 meses, estou desesperada ela não quer comer nada, vi varios depoimentos de maes dizendo que pelo menos os filhos tomam mingau, vitaminas, feijão com arroz etc, mas no meu caso ela não quer naada mesmo, só bebe água, levei a um gastropediatra e ele disse para deixa-la com fome e e oferecer o que ela gosta, chegou até comer algumas vezes, mas ficou doente, entao voltei a dar mingau na seringa pra ela se alimentar, mas ela chora e grita quando ve o mingau ou entao o sustagem kids, que é o que ofereço principalmente a noite pra ela dormi, nao sei mais o que fazer por favor me ajudem…

  66. edileuza disse:

    que tipo de comida pode subistui o arroz? pq eu queado eu como eu fico com falta de ar vcs pode me esplicar isto agente pode viver sem comer arroz?

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Edileuza.
      Você precisa relatar isso a um médico ou um alergista para você fazer exames e verificar esse problema. E, sim, é possível viver sem arroz. Você pode substituir por quinua, por exemplo. Mas o importante é verificar com um especialista a causa do seu problema.
      Abs e boa sorte!

  67. claudia disse:

    Oi,minha filha 1 ano e 6 meses, adora mamadeira , frutas e carnes. Mas arroz, macarraozinho, feijao, legumes, verduras, …nada ela come. Tudo ela gospe e joga fora. Ja tentei de varias formas e receitas para dar o alimento ,,,mas sem sucesso. Ela esta sempre na faixa normal do peso ou um pouco abaixo. Como ela adora animais…consigo faze-la comer o que os animais comem. Tem alguma dica de dvd ou livro de desenhos onde os animais estao comendo?

  68. Débora Teixeira disse:

    Olá
    Meu filho vai fazer um ano e sua festinha será em maio. Gostaria de sugestões de como servir frutas na festa de uma maneira mais agradável para as crianças. Parabéns pelo blog!

  69. Udinair carvalho disse:

    olá ! eu gostaria de saber como eu posso fazer um chá da tarde para minha mãe q vai completar 66 anos , eu gostaria de fazer um chá da tarde para reunir as amigas dela e ela pois ela mora em sao luis ah muito tempo , e as amigas dela moram em santa ines !!!

  70. Suely disse:

    Oi, tb?

    Meu nome é Suely, estou querendo montar um cardápio semanal para meu filho. Pensei num cardápio de acordo com o peso, idade e vida diária.

    Idade: 14 anos
    Peso: 69
    Altura: 1,65
    Vida diária: sedentária

    Obrigada

    Suely

  71. Ricardo e Bruna disse:

    Oi, to precisando de uma ajuda, gostamos pra caramba do seu blog, que até adicionamos nos nossos favoritos, então é o seguinte, em Julho minha filha vai fazer 1 aninho e precisamos de dicas para elaborar uma festa pequena, mas que agrade a todos, ok
    Aguardo respostas.

    1. Comer para Crescer disse:

      Vocês já deram uma olhada na nossa seção festas? Temos vários posts ali que talvez possam ajudar vcs.E obrigada por gostarem da gente. É tão bom ler isso.
      bjs
      Patricia

  72. Geciane disse:

    Oi! gostaria de saber porque até hoje não me obtive resposta para minha pergunta?????

  73. anameri disse:

    tenho um problema de falta de apetite com minha filha de 08 anos,ela não quer comer nada alem de pure de batata ou macarrão instantaneo,o agravante é que pesquiso e faço refeições saudavel para meus filhos,sucos naturais,mas ela não aceita comer nada alem disso.a mais de um ano tenho esse problema,e tb ela so quer comer na escola as 14.30 hs so toma um leite pela manhã e depois so na escola,para tomar cafe da tarde é facil mas a janta é outra tortura.ja levei ao pediatra,dei vermifugo,e vitaminas e nada de mudar,to ficando nervosa pois ela ta emagreçendo a cada dia e os exames dela estão bons,o que faço,me ajudem por favor

  74. isabelly disse:

    quero saber para que serve beritin:só sei que serve para abrir o apetite mas queria saber se pode estimular para o adolescente crescer???manda a resposta logo por favor estarei esperando..
    bjuh obrigada

  75. Comer para Crescer disse:

    Rose,
    Visite o site Comida que Cuida – Coração (http://www.sanofi.com.br/l/br/pt/layout.jsp?scat=8DBF4FF5-E6EE-44E3-8D40-089057F3BF5F) e baixe o livro, que é grátis. Tem muitas receitas para quem tem problema de coração, mas serve para quem tem pressão alta.
    Além disso, visite também o blog Dieta Saudável, da Mina Wajchenberg. Ela tem muitas receitas e dicas para quem precisar controlar alguns ingredientes das receitas e não precisa se privar de nada.
    bjs e boa sorte.

  76. rose disse:

    um cardapio para quem tem presso alta

  77. Adriana Martins disse:

    Por favor meu filho se recusa a comer hortaliças, saladas de tomate e pepino, ovo e peixe e agora ele está com taxas altas de triglicerídeo e colesterol, fico perdida com o q dar, pois do que ele come já está se tornando repetitivo de mais , o q vcs me aconselham de cardápio para ele? Teria como me dar alguma sugestão de como fazer ele comer as coisas q nem experimenta e diz q não gosta? Ele come sopa de legumes e os mesmos legumes numa salada por exemplo não come de jeito nenhum, repeito o gosto dele ou tento impor a minha vontade vidando a boa saúde dele? Se possível além de publicarem aqui a resposta, podem mandar para o meu email? Com certeza vou ver mais facilmente…bjus fiquem com Deus.

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi Adriana.
      Vamos pesquisar e faremos um post sobre oa ssunto.
      Abraço.

      1. Adriana Martins disse:

        Ok, estarei atenta, falei de vocês para várias pessoas, gostei mesmo do site e sempre que é possível estou aqui para ler as matérias. Felipe tem 8 anos esqueci de comentar anteriormente e também se pudessem dar dicas do que fazer ao ir passar o final de semana ou um dia que seja na casa de alguém. Deixa eu explicar, fomos passar o sábado na casa de uma amiga e apesar dela saber da necessidade de alimentação saudável,acabou q a noite foi pedido uma pizza e aí não teve jeito ele comeu…fiquei mal porque toda hora tem um motivo , todo dia para comer um isso e m aquilo, parece que as pessoas não respeitam, sei lá, eu tenho medo triglicerído a 483 para ele é muito alto, fora o colesterol,s erá q terei q ficar sem ir a lugar nenhum , evitar as pessoas para que ele possa se reeducar e também se cuidar?

        1. Comer para Crescer disse:

          Oi, Adriana.
          Ai, que ruim, né? Olha essa situação é realmente delicada porque envolvem outras pessoas. Vamos pesquisar sobre o assunto e faremos um post.
          Bjs e boa sorte!

          1. Adriana Martins disse:

            Obrigada.

            Abs,

            Adriana Martins

  78. Rosiene disse:

    Oiiiiiii,sou mãe de 2 adolescente que almoçam em casa.Meu esposo almoça na empresa.Tenho medo de não estar sabendo administrar as refeições aqui em casa.Desde o café da manhã…Existe alguma ideia de cardápio semanal?Para que eu consiga oferecer a minha família as vitaminas e nutrientes necessários para que possam se alimentar adequadamente?Por favor,se possível me ajudar agradeço.

    Att,Rosi

  79. vanusa disse:

    Oi meu filho nasceu com 36 semanas. Agora ele tem 1 ano e 1 mes, mas come pouco não sei q faço não pega mamadeira nem chupeta, e pesa 6585, e mede 72,5, leite só do peito. fez um monte de exames só deu alergia a clara de ovo não tem anemia, não deu alergia a leite. mas tem o desenvolvimento normal da idade dele esta andando, só q a pediatra quase me matou e o pai dele de angustia e nervo. Preciso de ajuda uma palavra, ele é muito inteligente até de mais esperto. Aguardo. Bj

    1. Comer para Crescer disse:

      Vanusa,
      Se os exames deram ok; se ele está com peso e altura ok para a idade; se vcs já sabem que ele tem alergia a clara do ovo, então relaxem. Atenção apenas balas, chocolates e etc. Criança com apetite de passarinho não podem receber comidinhas açucaradas entre as refeições principais, porque elas roubam a pouca fome do seu filho. Acredite uma bala pode tirar a fome! E as tendência de nós, mães, de filho que come pouco e é magrinho é ficar oferecendo uma porção de coisa, qualquer coisa, para que o filho coma. Tente se segurar e oferecer apenas a comida das refeições. Nada de lanchinho nos intervalos. Nada de leite engrossado, nada de mingau e ofereça primeiro alimento saudável que ele gosta. Vanusa, o paladar é algo tão individual quanto as digitais. Cada pessoa tem o seu paladar. É muito importante respeitar, mesmo num mundo onde a oferta de comida é farta e, muitas vezes, exagerada.
      bjs
      Patricia

  80. Kliciane disse:

    Gostaria de saber como faço para cortar as frutas em formato de coração ou outras coisinhas interessantes desse tipo..

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Kliciane.
      Vc precisa de cortadores nesse formato. Pode ser aqueles de biscoito.
      bjs

  81. DENISE RAMOS disse:

    Gostaria muito de saber como posso montar cardapios para crianças de 6 meses ate 13 anos e como posso congelar.

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Denise
      A partir de um 18 meses, toda criança deve já comer a mesma comida da família então, no seu caso, somente a bebê de 6 meses ainda precisa de papinha, mas vc pode combinar o uso dos ingredientes das papinhas com os usamos no cardápio da família. Nesse link, temos algumas sugestões de cardápio: http://www.comerparacrescer.com/category/cardapio/
      Vc pode congelar tudo o que deseja. Tudo. Inclusive as papinhas. Prefira usar potes de vidro e travessas de vidro aos de plásticos, por questão de higiene. Os primeiros são mais limpos. Em casa, congelo até lasanha. Se vc preferir congelar os alimentos crus, depois descongelar e preparar a comida, também ok. Eu evito recongelar o que já foi congelado cru, mesmo depois de cozido.
      bjs

  82. Fernanda Fatima disse:

    ola!!! adoro o site de vcs, porém reparei que vocês não falam sobre anemia infantil. Meu filho tem 2a e 8m, come muito bem, exceto verduras, porém legumes e frutas são seus alimentos preferidos, ele não faz cara feia pra quase nenhuma comida e se alimenta por volta d 6 vezes ao dia!!! Porem ele faz tratamento de anemia desde 1 aninho com Folifer,2x ao dia. não conseguimos descobrir o motivo. Vocês teriam alguma sugestão de cardápio rico em ferro? E alguma sugestão de hábitos que possam ajudar o mínimo que fosse a alterar esse quadro? Ele faz acompanhamento pediátrico de 3 em 3 meses. Obrigada!!

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Fernanda.
      De fato, não falamos sobre esse tema. Vamos entrevistar alguns especialistas e faremos um post específico.
      obrigada por participar.
      bjs

  83. ROSANA disse:

    MINHA FILHA TEM DOIS ANOS, ELA É ASSIM TEM DIAS Q SE ALIMENTA MTO BEM MAS OUTROS FICA SEM COMER TENHO Q INSISTIR MTO, ELA TEM 91,2 CM E PESA 14,31 SERÁ Q ESTÁ TD CERTINHO C ELA E NESSA IDADE É ASSIM MESMO…

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Rosana.
      Nessa idade as crianças vão perdendo o interesse pela comida porque há coisas mais interessantes ao redor delas do que um prato de comida. O ato de brincar é o que mais interessa nessa fase. Então, fique tranquila que sua filha vai comer sempre que estiver com fome, mas claro não deixe de insistir. Só não torne o momento de comer alo tenso e desgastante. Entre os 2 e os 5 ou 6 anos, as crianças querem mais brincar do que comer, por isso que é muito importante não oferecer balas ou chocolates ou ainda refrigerantes entre os intervalos das refeições principais. O açúcar dessas comidinhas tira a fome e não alimenta. Sobre a altura e peso da sua filha, somente o pediatra dela poderá dizer se está coerente com a idade.
      bjs e obrigada por participar
      Patricia

  84. Paula disse:

    Meu bb vai fazer 04 meses dia daqui há alguns dias, ele mama nã soy e o médico disse que vai estar liberado para ele comçar a comer. Posso dar papinhas prontas para ele.sendo q ele vai ter apenas 04 meses, faz algum mal ou não. Pois sou péssima na cozinha.
    obrigada ,
    Paula

  85. wilma disse:

    Estou desesperada, minha filha tem 3 anos e 6 meses, e pesa 12 k e mede 93cm, ela nao come quase nada, é sempre uma luta na hora da refeição, já fiz de tudo, mas ela não tem fome, não gosta de leite… é uma criança saudável. corre, brinca e pula o tempo todo, é mt esperta, mas é muito miudinha e isso me preocupa mt… por favro me dê uma ajuda….

  86. Geciane disse:

    Tenho um filho de 02 anos e 10 meses, não sei mas o que fazer, ele não gosta de comer, não come comida sólida, só come sopinha, e ainda com muita inssistência, quando era menor adorava arroz, agora não tem quem faça ele comer, graças a Deus ele está dentro do peso, mas é um estresse total dar comida pra ele, vira a cara o tempo todo e nauseia também quando inssisto, já tentei de tudo, suplementos vitaminicos e estimulantes de apetite.
    Por favor me ajudem???

    1. Geiciane disse:

      Oi! por favor até agora não tive resposta.

      1. Comer para Crescer disse:

        Oi Geiciane, desculpe nossa demora para responder. Não somos médicas nem nutricionistas. Nossa resposta se baseia em nossas experiências e nas reportagens que já fizemos sobre alimentação infantil.
        Em primneiro lugar, acho que você deve relaxar um pouco. Você diz que seu filho está dentro do peso. Se ele também não tiver nenhum outro problema físico, o problema dele não comer não é tão grave. Basta apenas ajustar um pouco. Você diz que ele não come comidas sólidas. Já fez um teste para ver se isso só ocorre com alimentos salgados? Como ele reage quando você oferece doces ou algo que ele realmente adora? Também rejeita se não estiver no formato sopa? Se não rejeita, é sinal de que a rejeição aos salgados é mais um hábito. Ele É capaz de comer comidas sólidas mas só come o que gosta. Agora, se ele rejeita mastigar qualquer coisa, melhor verificar com o pediatra se não é um problema físico.
        Crianças após os dois anos passam a ser mais seletivas. E é uma dureza para nós pais pois ainda não é uma idade que dê para argumentar sobre a importância dos alimentos, nem fazer grandes negociações. Minha filha também passou por algo parecido e só comia sopas e sucos. Sabe o que eu fiz? Investi em sopas e sucos. Fazia sopas cheias de carnes, legumes, batia no liquidificador e dava para ela. E misturava várias frutas no suco e fazia vitaminas. Mas também investia em sólidos que ela gostava, como macarrão e queijo. Com o tempo ela passou a comer mais sólidos mas ainda tem dias que não quer comer nada e nós vamos de sopa outra vez. Outra providencia que tomei é que algumas vezes não sou eu que dou a comida, e sim a empregada ou o pai (ou a avó ou tia quando dá). Porque nós mães ficamos mesmo estressada e passamos isso para a criança. Sem falar que com nós, elas fazem mais birras. Experimente que outra pessoa dê a comida ao seu filho e veja se ocorre a mesma situação. Você já vai para a hora da refeição estressada e angustiada. Uma pessoa de fora vai encarar a situação de maneira diferente, pode ter outras soluções e seu filho comer. Depois ele vai ver que pode comer com você também. Leia esse post onde falo um pouco sobre o que já tentei com a minha filha: http://www.comerparacrescer.com/2011/11/tudo-o-que-ja-fiz-para-minha-filha-comer/. Pode ser que ajude!
        beijos e boa sorte
        Mônica

  87. ilda disse:

    gostaria de saber quais os alimentos que posso oferecer ao meu filho de 14 anos, pos o mesmo está crescendo pouco.Todos os filhos são altos, Como posso ajudalo a crescer…….. Obrigada

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Ida.
      Cada criança tem um crescimento específico por várias razões, entre elas a genética. Se os pais têm baixa estatura, os filhos têm grandes chances de serem baixos também. Isso não significa que todo filho de pais baixinhos serão baixinhos. Outro aspecto está ligado a doenças na infância, como anemia, muito comum entre as crianças brasileiras. E, por fim, alimentação. Mas se a criança e adolescente come sempre um prato de arroz com feijão, alguma proteína (carne vermelha, branca, peixe, ovos), além de legumes, verduras e frutas, vai crescer bem, vai ganhar altura. O esporte potencializa esse crescimento. Então, acho que antes de recorrer aos alimentos, talvez fosse legal levar seu filho para uma consulta médica, com um pediatra, isso mesmo, pediatra. Ele vai pedir uma série de exames, inclusive de crescimento (é um raio X dos ossos da mão) e até um raio-x da coluna para verificar se, apesar de ser o mais baixo da turma, ele está crescendo dentro das expectativas. Abs, Patricia.

  88. Carla disse:

    Boa Tarde,

    Estou desesperada, minha bebe tem 8 meses e esta pesando 6,500K. Ela come mais ou menos, só quando esta com fome, caso contrario é uma briga pra comer. Ela não mama no peito pois não tenho leite, ela toma mamadeira de mingau feito de leite de soja com arrozina, mama até bem de 3 em 3 horas, mas não esta ganhando peso suficiente. Não sei mais o que fazer. Me ajudem por favor.

    Boa tarde.

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Carla.
      Vc tem pediatra? Que tal marcar uma consulta com ele? Não está satisfeita com o pediatra da filha, então que tal marcar com outro? Na consulta, além de pesar, o médico tem de medir a sua filha. Só assim, medindo peso e ALTURA, e vendo como foi o ganho nos meses anteriores ele poderá ter uma ideia se ela cresce e engorda dentro do padrão DELA. Infelizmente, nesse caso não podemos ajudar muito. Conversando com o pediatra, contando como é a rotina alimentar da sua filha, ele deve sugerir uma nova rotina alimentar, que, acho, não inclua tomar leite (engrossado) na mamadeira de 3 em 3 horas. O leite engrossado pode estar tirando a fome da sua filha. Mas apenas um médico poderá fazer uma avaliação correta. Por favor, procure um, inclusive te acalmar.
      Obrigada pela sua dúvida e boa sorte!

  89. Christiane disse:

    Olá,
    tenho uma dúvida, qual a melhor maneira de congelar papinhas?
    Qual a durabilidade?
    Existe alguma técnica apropriada?
    É recomendável (só consigo fazer 1x por semana).
    Obrigada

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi Christiane,
      No nosso post Todos os segredos da papinha temos um item somente congelamento de papinha. Dá uma lida no texto que está nesse link http://www.comerparacrescer.com/2009/11/19/todos-os-segredos-da-papinha/.
      beijos e obrigada por enviar as dúvidas.

  90. Ana disse:

    Tenho um filho de 2anos. E no ano que vem ele vai a escolinha e eu não sei o que mandar para o lanche queria fazer algo muito gostoso mas saudavel e que agrade seu paladar.
    Muito obrigada desde já.

  91. Maria disse:

    Oi Monica,
    vc tem algum dica de fornecedor legal para me ajudar com as comidinhas da festinha de um ano da minha filha. Será bem pequininha só para os primos, mas queria fazer umas coisinhas mais saudavel, até pq nao dei acucar para a Tereza ainda, mas sei que a criançada já está acostumada com aquela orgia de doces, cachorro quente etc… e queria fazer algo muito gostoso mas saudavel. Alguma dica em São Paulo? super obrigada e parabéns pelo blog! Maria

  92. MARIANA disse:

    meu filho tem 9 meses e está enjoado de papinhas, será que já posso começar a introduzir outros alimentos mais solidos, como arroz, carne desfiada, verduras refogadas? ps: ainda não tem nenhum dentinho

    1. Comer para Crescer disse:

      Sim. Dê comida com cara de comida, mas mais molinha. Arroz muito molinho, papa, feijão molinho. Coloque tudo separado no prato. E observe a aceitação dele.
      bjs e boa sorte

  93. Mel disse:

    Tenho ma filha de 2 anos e 10 meses que pesa 11.800 gr e ja esta com esse peso a quase 1 ano. Ela tem muita facilidade de ficar dodoi e se alimenta muito pouco, e qdo fica dodoi ate perde peso e so toma mamadeira e as vezes tem ate que ser internada, ela tambem nao cresce muito, ela dorme mau, se mexe demais a noite e de dia nao dorme, tem um geito passivo e parece fraquinha, mas os medicos dizem que o sangue dela ta ok e ela tem bronquite alergica, so que eu estou dando por conta propria o beritin bc e ela passou a comer orrores , esta brincando mais e dormindo muito bem, e ja nao se parece tao fraquinha, ate as olheiras que ela sempre teve desapareceram, ela ta linda e feliz, mas tenho medo de que isso venha a causar algum disturbio no organismo dela porque dizem que qdo se toma remedio pra engordar depois nao para mais de engordar, por favor me ajudem, me digam algo, bjs..

  94. Claudia Santos disse:

    Tenho lido muito que crianças estão se tornando vegetarianas desde cedo e a maioria sem insentivo da família. Acho tão estranho, mas ao mesmo tempo acredito muito que esses novos seres estão chegando a esse mundo muito mais esclarecidos do que bá minha época. Minha filha tem 05 anos e tbm rejeita carnes, mas eu forço ela a comer pois acho fundamental. As vezes brigamos na mesa pq insisto para que ela coma, e ela fica enrolando, as vezes fica chupando a carne e força para engolir. Em compensação ama legumes, verduras, frutas, não toma refrigerante, não é chegada em doces. Enfim, estou
    errando em insistir? A carne é mesmo insubstituível? Bj. Amo esse site.

  95. Márcia disse:

    Minha filha tem 5 anos, e é a menos da turma dela, pago uma escola integral carissima pelas refeições, trabalho fora e não posso deixar de trabalhar, ela não come sozinha, na agenda percebo que não se alimento durante todo o dia, quando chega em casa à noite quer compensar a alimentação, e eu exausta tenho que fazer jantar, dar na boca, fazer vitaminas de frutas, leite, etc. Estou preocupada, pois a diferença entre ela e os coleguinhas é de uns 10 cm na estatura. Já não sei o que fazer para ela comer durante o dia. Por favor, me ajudem.

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Márcia.
      Você já pensou em se consultar com uma nutricionista para, juntas, elaborarem um plano de alimentação para a sua filha, que inclua a escola também? Você já questionou na escola os motivos pela pouca alimentação dela?
      beijos

    2. LUCIANA FERREIRA disse:

      se vace quise eu faso ela come .passe a leva ela para fazer comida junto com voce ela vai acha quer ela que preparou o papa. beijo

  96. Carol disse:

    Tenho uma filha de 8 meses, ela ainda mama no peito 2 vezes ao dia 7h e 21h30) durante o dia como 1 fruta as 10h, almoça das 12h30, toma uma vitamina de 200ml de leite com uma fruta as 15h e janta as 19h… Ja faz duas semanas que tenho achado que poderia oferecer mais comida a ela em cada uma das refeições, ela sempre come tudo. Ela tem 68cm e 7,6kg.
    Quantas ml em media uma criança dessa idade come?
    É normal 1 fruta inteira ser pouco para o lanche da manhã?

  97. inês disse:

    Boa noite, o meu marido é muito chato quando faço o jantar, apenas jantamos.Ele leva marmita para o trabalho e reclama sempre do almoço, diz que perde o sabor. Gostaria de receber um cardápio propício, que seja simples mais gostoso.muito obrigada beijos e parabéns pelo site.

  98. Cilmara disse:

    ola… visitando este site lindoooooo, minha comadre viu esses cupcakes em forma de maça, que fazem parte da decoração Piquinique… Resultado: pediu que eu fizesse par ao niver de sua filha. Eu so faço alguns cupcakes, dos mais simples… vcs poderiam me ajudar, me passsando a receita ou como se faz?? To quase desesperada, pq ja pensei de tudo e nao consigo imaginar como é feito…
    No aguardo, obrigada…
    Cilmara

  99. Fátima disse:

    O pediatra está mandando dar gema crua a bebe de apenas 6 meses todos os dias até completar um aninho.
    Sempre ouvi dizer q nem adulto se deve consumir gema mole pelo risco de se contaminar com a salmonela,imagine o bebê…
    O q fazer????

  100. elizabeth disse:

    até maio/2011, eu ncontrei nas prateleiras de supermercados de Curitiba o TODDY organico, desde então não encontrei mais. Poderia me informar onde posso encontrar o produto?
    Grata,
    Elizabeth

  101. Elaine disse:

    Minha filha tem 2 anos e 8 meses pesa 12Kg e 91 cm e nao gosta de comer. É magrinha mas é saudavel, dificil ficar doente. Mas o que me preocupa ´que e muito magrinha, as roupas que compro de 2 anos caem. Nao gosta de frutas. Já levei ao pediatra e ele diz ser normal, a outra que levei passou um complexo vitaminico que ela nao bebia e quando o fazia ficava muito nervosa.O que faço?
    Me ajudem. Estou bastante preocupada.

  102. Fabio Nascimento disse:

    Bom dia,

    Nossa filha está a um dia de completar 11 meses. Há cerca de 3 dias ela não come nada. Perdeu o pouco interesse que tinha pela comida. Trava a boquinha e chora quando insistimos com a alimentação. Já é perceptível sua perda de peso e não sabemos mais o que fazer. Ela hoje ainda mama, mais por recreação ou desfaçatez antes de dormir do que propriamente para se alimentar. A pediatra disse que o que ela comesse seria suficiente, contudo o fato de ela não querer comer nada é preocupante. Nosso bebê não apresenta qualquer outro sintoma; é uma criança alegre e muito ativa, gosta de explorar a casa e os objetos a sua volta (ela está andando). Um detalhe que julgo importante é o fato de seus primeiros dentinhos estarem começando a nascer. Peço uma resposta o mais breve pois desconhecemos uma solução para tal situação.

  103. Silvana Bedin disse:

    Tenho um filho de 6 anos e desde 1 ano e meio parou de comer comida de panela (naquele tempo era liquidificada) arroz, feijão, carne, legumes, verduras e macarrão. Esses alimentos lhe causam MEDO, ânsia e nervoso. Diz ter medo do sabor dos alimentos e que o visual é feio. Ele se alimenta de salgados fritos à base de queijo, queijo quente, pão de queijo, polenta congelada assada/frita, ceral matinal, leite e derivados, suco de uva caixinha. Faz teparia desde os 3 anos e não sei mais o que fazer nem a quem pedir ajuda. Já percorri vários médicos e fiz vários exames. Clinicamente ele não tem nada. Somos uma família angustiada com esta situção e ele sofre muito com isso,às vezes chora e não quer participr de aniversários com medo de que os colegas descubram seu segredo. Precisamos de ajuda.

    1. Patricia disse:

      Olá, Silvana. Eu ia contar minha história nos comentários, mas quando li o seu parei e resolvi escrever somente pra vc. Pq a historia do meu filho é IDÊNTICA a do seu. Até a idade, 6 anos, a idade que parou de comer, o medo, a repulsa por experimentar alimentos novos, enfim. Ele só come: de manhã uma vitamina com leite de soja, neston cereais e uma fruta; no almoço torradinha(pão assado com suco(laranja ou maracujá); no lanche da escola come biscoito de leite com suco; lanche da tarde biscoito docoe também; a noite come pão com manteiga e antes de dormir toma a mesma vitaminha de de manhã). Somente. Quando vai a um aniversário come cachorro quente. A psícóloga também não resolveu nada. Vamos trocar ideias e experiências para que possamos ajudá-los? Abraço. Patricia. Meu email é patriciar2006@yahoo.com.br

    2. Janete disse:

      Cleide e Silvana se vcs ja resolveram esse problema por favor me ajudem meu filho esta com 7 anos e até hoje não consigo fazer ele comer quase nada, até hoje ele só se alimentou com leite materno, mingau, iogurte e hoje ele se alimenta só com achocolatado, caldo de feijão penerado e batata frita não entendo pq ele não gosta de mais nada, já levei em psicologa, fonodiologa, nutricionista e não adiantou nada ele tem pavor de experimentar outros alimentos ele diz que não consegue q é ruim comida saudável e até besteiras q crianças gostam ele não gosta de nada!!

  104. Cleide Martins disse:

    Olá, eu tenho uma filha de 8 meses e ela so aceita LM, nem água ela quer beber. Todos os dias faço sucos, papinhas e ela so aceita no máximo 50 ml de suco e so come no máximo o equivalente a 1 colher de sopa cheia. Gostaria de saber o que pode ser feito para ela aceitar outros alimentos. Pois a medida que ela vai crescendo, vai ficando mais esperta rsrs até ri de boca fechada ela ri, só para não comer hehe e fica procurando meus seios, e se eu não dê… aiaiaia ela morde !! Quero dicas. OBG!

  105. Silvana disse:

    Minha filha tem 15 anos. Não come legumes. verduras, arroz, feijão, carne. Come algumas frutas apenas, pão, leite , doces, salgadinhos. Não consigo fazê-la se alimentar melhor.Como resolvo?

    1. ana arocha disse:

      ola. sua filha tá igual a minha, to quase enloquecendo, nao sei mais o que fazer, se vc ja conseguiu resolver me fale. anarocha_bio@hotmail.com

  106. shirley disse:

    ola a minha filha nunca teve dificuldade para o comer ela sempre foi de comer bem,completo 2 anos e esta muito enjoada para comer,ela é uma criança que comia muito bem,se tivesse só arroz e feijão ela comia,agora eu não sei o que eu faço

  107. Thais LIma disse:

    Meu Bebê têm 7 meses. Com 5 meses e 10 dias iniciamos a papinha salgada no almoço, e ha 1 mês ele também janta. Mas de 3 semanas pra cá ele simplesmente não quer mais comer papinha. Costumo variar nos ingredientes e temperos e mesmo assim ele se recusa a comer, em um mês ele engordou menos de 300 gramas. Existe uma forma de fazê-lo comer mais? Me ajudem!!! Desde já grata.

  108. Shakti disse:

    Gostaria de opções de lanche para a escola. Minha filha de 6 anos estuda de manhã e à tarde faz atividades em um clube. Almoçamos juntas na rua, quase sempre em restaurantes por quilo e ela vai direto para o clube. Tenho, portanto, de fazer a lancheira para a manhã e a tarde. Em regra, coloco para a manhã uma fruta cortada, suco de polpa e sanduíche de bisnaguinha/pão de forma/pão francês com queijo e/ou presunto. Às vezes vai pão de queijo.
    O problema maior é a tarde, já que, mesmo eu colocando uma embalagem de gelo (tipo uma bolsa de gelo) não dá para usar produtos perecíveis. Acabo ficando na água de coco de caixinha, eventualmente suco de caixinha, a bisnaguinha com queijo e uva ou banana, que tem menos risco de estragar. Maçã não tem sido opção pois ela está banguelinha e não consegue morder. Evito biscoitos, mas às vezes mando integral, ou no dia da “surpresa”, recheado. Nestes dias fico sem saber o que mandar de proteína.
    Gostaria então que vocês dessem sugestão de cardápio.

  109. Mônica Fiori disse:

    Olá,
    Eu tenho um filho de 1a e 6 m, nunca ficou abaixo do peso mas está sempre no risco, como a maioria das mãe que te escrevem, eu venho em busca de dicas para fazer meu filho comer de forma saudável para crescer e se desenvolver. Eu não quero que ele engorde as custas de farinha, arroz, batata, polenta. Ele come de tudo um pouco, mas é bem pouco mesmo, e para piorar quando fica doente, pode ser um resfriado, passa dias sem comer nada só o mama de manhã e de noite. Amei o site, é de grande ajuda e consolo pois não sou a única, né!

  110. Eugenia Pickina disse:

    Monica, eu fico perdida com o cardapio semanal para minha filha, que tem um ano e dois meses… E seria grata se voces ofertassem esse roteiro alimentar… Ela mama quando acorda e antes de dormir, apenas. Mas, fico confusa… ela ja pode comer nossa comida – essas questoes que deixam a gente sem saber onde se agarrar. Verduras e frutas estao no cardapio dela, e tento cumprir a piramide alimentar. Pouco açucar etc. Se voces sugerissem um roteiro para semana (com dicas para almoço e jantar e lanches), eu seria grata. Muitos beijos. Obrigada

  111. Comer para Crescer disse:

    Oi, Lidiane.
    Super perguntas são ótimas. vamos atrás e obrigada por deixar as dúvidas.
    bjs,
    patricia

  112. lidiane sorani disse:

    Olá
    acredito que o cardápio restrito das crianças é assunto recorrente… Minha pequena de 5 anos tem no cardápio apenas, arroz, feijão, carne.
    Um outro assunto que gostaria de conversar é:
    quão nocivo é o suco com soja que vem nas caixinhas tetrapack (Ades)?
    Digo pelo açúcar excessivo que é obvio, mas também pelo consumo excessivo de SOJA se é que isso pode ser considerado.
    Estes sucos tem a vantagem para mim de facilidade de transporte e conservação (lancheira) e também a variedade de sabores.
    Quais alternativas teríamos para o suco na lancheira?.

  113. Nely disse:

    Olá! Parabéns pelos temas super atuais abordados no blog – eu adoro e sempre “pesco” as dicas! :-)
    Tenho um filho de 4 anos que é super sadio, come bem, salada, verduras, legumes, frutas, enfim não tenho mesmo motivos para reclamar. Uma dúvida que tenho é quanto à administração de vitaminas para crianças. O pediatra dele que o acompanha desde que nasceu, prescreve uma dose de vitamina todos os dias (o que venho fazendo até o momento) e um outro que visitamos recentemente disse que, no máximo, um vidro por ano (!!). Será que estou dando vitamina “à toa” este tempo todo? Ou é uma prática comum?
    Beijos,
    Nely

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Nely.
      Obrigada pela sua pergunta. Vamos atrás de respostas.
      bjs

  114. Raquel disse:

    Ola,

    Minha filha de 6 anos ha 5 meses nao come nenhum tipo de carne ou qquer alimento vindo de animal (ovo, presunto, frango, peixe, carne vaca, salsicha…). Pra piorar ela ja nao comia verduras e legumes exceto cenoura… vive a base de arroz, batata, macarrao e frutas (adora!!!). O argumento dela e nao matar o bichinho ou seja, virou vegetariana radical. Em casa e na familia ninguem e…
    Como lidar com uma crianca vegetariana e com essas limitacoes?

    1. Gina disse:

      Olá Raquel, sou nutricionista e vegetariana, com filho vegetariano de 4 anos que nunca consumiu nenhum tipo de carne, e é completamente saudável. Não há algum problema nas crianças serem vegetarianas. Existe um mito, a maioria dos médicos e nutricionistas dizem que necessitamos de carne, pela oferta de proteína, ferro. Infelizmente muitos profissionais são desatualizados nessa área, e ficamos com essa idéa errônea. Acontece que o que tem na carne, encontramos em outros alimentos de origem vegetal facilmente. Se alguem deseja se tornar vegetariano é bom conversar com um nutricionista especializado na área e se informar para nao faltar nenhum grupo importante (a resposta anterior está muito boa). Seria bom vc consultar uma nutricionista para tentar adequar a dieta de sua filha ok? sabemos que nessa fase muitas crianças são limitadas nas opções, mas sempre existe uma saída e com jeitinho e paciência tudo melhora. Na verdade, isso vale para qualquer dieta, com ou sem carne – é bom estar bem informado de uma alimentação adequada e saudável para nós e nossos filhos. Hoje a Associação Dietética Americana é completamente a favor das dietas vegetarianas, isso há mais de uma década, a ciência apóia e não há riscos de saúde, desde que tenha uma dieta bem planejada. Hoje muitas escolas tambem seguem esses pensamentos, muitas Waldorf por exemplo não servem carnes aos pequenos. Claro que esse pensamento está distante da realidade, a maioria consome carne pois faz parte da nossa cultura, mas é bom saber que existe outra possibilidade e tudo bem se não comer carne.

      Posição da American Dietetic Association (ADA) sobre a alimentação vegetariana:

      “A alimentação vegetariana apropriadamente planejada, incluindo dietas veganas, são saudáveis, nutricionalmente adequadas e podem proporcionar benefícios para a saúde, prevenção e tratamento de certas doenças. Bem planejada a alimentação vegetariana é apropriada para indivíduos durante todas as fases do ciclo de vida, incluindo gravidez, lactação, infância, adolescência e também para atletas.”
      Craig WJ, Mangels AR; American Dietetic Association. Position of the American Dietetic Association: vegetarian diets. J Am Diet Assoc.;109(7):1266-82, 2009.

      Espero que tenha ajudado…. abraço!

  115. Adriana Balthazar disse:

    Olá,

    Minha filha tem 2 anos e 8 meses e pesa 12kg.
    Sempre esteve no percentil 10 da curva de crescimento.
    Ela come muito pouco, sempre recusa comida e tenho que ficar atrás dela pra comer.
    Porque algumas crianças são assim tão difíceis para comer?
    Será que tem alguma falha na forma como lidamos com a alimentação dela?
    Já tentei tantas coisas: bolinhos coloridos, saladas cortadas diferentes, e outras. Se ela não estiver com fome ou com algo mais interessante pra fazer, não come mesmo.
    Espero que minha dúvida sirva pra ajudar outras mães que também vivem a luta pra que seus filhos comam e sejam saudáveis.

    Um abraço,

    Adriana – Mãe da Carolina (2 anos e 8 meses)

    PS: Simplesmente adoro o blog. Parabéns pelo trabalho de vocês.

    1. Comer para Crescer disse:

      Adriana, vamos atrás da sua dúvida sim. Mas só para acalmá-la, vivo exatamente isso com a minha caçula Úrsula. Ela tem 2 anos e 5 meses e pesa 10kg! E vive de brisa, até onde observo. É saudável, mas acho que ela deve assaltar a geladeira de madrugada!!
      beijos
      Mônica

      1. Paula disse:

        Minha nossa eu estou assim, como você, mas e dai o que a gente faz, a criança não come , não ganha peso , fica estressada…. e o que fazer acabaram as cartas, a gente entra em desespero, preciso urgente de ajuda!!!

    2. carolina disse:

      O meu filho têm 6 anos e só mede 107 cm, ao lado dos amiguinhos têm cerda de menos 10 cm, e hoje foi a apresentação na escola e ouvi um comentário muito desagradável… “olhem é aquele menino que vem para o 1º ciclo é tão pequenino”. Será que não há nenhum segredo que faz crescer?

      1. Oi, Carolina.
        Pois é, quando as gente não se enquadra no padrão estabelecido pela sociedade somos alvo fácil de comentários. Mas não fique chateada. Tenho filhos que estão na linha de baixa da altura e eles se incomodam mais do que eu, pois os levo no pediatra sempre medir e pesar. Já fiz exames de idade óssea e o resultado foi que estavam dentro do esperado. Então, respondendo a sua pergunta: não há nenhum segredo para fazer crescer. A altura das crianças está diretamente relacionada à altura dos pais e familiares. Se seu filho é acompanhado regularmente pelo pediatra, se come direito, se faz atividade física, não há o que ser feito além de elogiar e ficar tranquila. Seu filho é o que ele é. Você o ama como ele é. Então, relaxe e deixe que falem. Faça ouvidos de mercador.
        Sabe o que faz as crianças crescerem, o tempo. Sente espere o tempo passar. Quando ele tiver 12 anos e ainda continuar com 1,07 metro de altura, vc deve se preocupar. Até, relaxe e vá andar de bike com ele.
        bjs
        Patricia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>