• JUNTE-SE A NÓS NAS REDES SOCIAIS:

7 receitas para usar o molho de tomate caseiro

Categoria: Pratos Principais, Receitas por 23 de maio de 2012

 

O maravilhoso molho de tomate da Dona Maria Helena, a mãe da Patrícia, você já conhece – se não, corre aqui para conhecer.

Agora vamos dar 7 receitas deliciosas e fáceis onde ele pode ser usado. A maioria dessas receitas podem ser feitas na companhia das crianças.

Pizza de gatinho

 Ensopado de carne com cogumelo

Almôndegas com legumes

Carne com cerveja preta

Carne moída básica

 

Lasanha de Batata (versão adaptada da sugestão do chef Sergio Arno)

Nessa receita, você vai trocar a massa da lasanha por batatas. Eu comi essa versão no evento de lançamento do Champions of Food, do McDonald´s. Foi feita pelo chef Sergio Arno e estava deliciosa, muito deliciosa. Dá para oferecer para crianças a partir de um ano e que já tenham dentinhos. Não use presunto. Faça num domingo porque até a lasanha ficar pronta, demora. Mas para assar e comer é muito rápido. Aproveite a oportunidade para reunir a família e realizar aquele almoço com avós e tios do filhote que não tem hora para terminar.

Ingredientes

Porção: 4 pessoas

2 kilos de batatas cruas, descascadas e cortadas em rodelas bem finas (como as da foto). Deixá-las dentro de uma tigela com pouquinho de água. É pouquinho, mesmo. Não pode encharcar a travessa. O fundo da tigela deve ficar apenas úmido.

3 quilos de molho a bolonhesa da receita de carne moída básica

Molho branco do Panelinha, a receita está aqui.

Entre 200 e 500 gramas de queijo parmesão ralado.

Modo de fazer

Comece pelo molho de tomate(receita aqui). Quando estiver pronto, faça a carne moída (receita aqui). Corte as batatas. Em seguida, faça o molho branco (link da receita está acima).

Montagem

Pré-aqueça o forno a 180 graus ou na temperatura mais baixa do seu forno.

Numa travesa retangular, cubra o fundo com molho branco (pouquinho). Coloque uma camada de batata e em seguida o molho a bolonhesa. Repita essa sequência (1) Molho branco, 2) Batata, 3) Molho a bolonhesa). A última camada deve ser a vermelha. Cubra com parmesão e leve ao forno para assar. Está pronta quando você enfiar o palito e a batata não criar resistência. Isso leva entre 15 e 20 minutos, dependendo do forno.

 

Arroz de forno, de Betty Kövesi e Gabriela Martinoli

No último sábado, estivemos na Casa Eletrolux para uma deliciosa manhã. Cozinhamos com as crianças as receitas da professora de culinária infantil Betty e a chef Gabriela. Um dos pratos que fez muito sucesso e é muito simples de fazer é o arroz de forno. É rápida, prática e você coloca o que desejar e o que as crianças mais gostarem.

Ingredientes

4 xícaras de arroz cozido

2 colheres de sopa de manteiga sem sal e na temperatura ambiente

1 xícara de molho de tomate

1 xícara de chá de grão de bico cozido

1 xícara de ervilha fresca congelada (deixe descongelar antes)

1/2 xícara de uma proteína animal, se a família comer. Pode ser presunto, peito de peru, lascas de frango e até carne moída)

4 ovos cozidos picados

2 colheres de sopa de parmesão ralado

4 colheres de sopa de salsinha picadinhas (com tesoura)

manteiga para untar a forma

queijo ralado parmesão ou mussarela para polvilhar

Modo de fazer

Pré-aqueça o forno a 220 graus.

Misture numa tigela o arroz, com a manteiga, o molho de tomate, e todo o resto. Leve essa mistura para uma travessa refratária levemente untada da manteiga. Por último, polvilhe com o queijo e leve para gratinar. Algo que demora cerca de 25 minutos dependendo do forno.