• JUNTE-SE A NÓS NAS REDES SOCIAIS:

Comida servida no copo!

Categoria: Dicas, Receitas por 29 de maio de 2012

Dar de comer para uma criança exige uma criatividade incrível. Por isso nós aqui do Comer para Crescer temos essa busca insana e diária sobre maneiras de ajudar. E foi xeretando por aí que achei essa ideia sensacional: servir a comida no copo. Quer coisa mais lúdica para abrir o apetite da criança?Comer em local inusitado, com a comida tendo outra aparência e porções pequenas como eles gostam. Dá até para arriscar os ingredientes mais difíceis…

Abaixo você encontra três receitas que achei em uma Claudia Cozinha de 2009 + duas que reproduzo da musa Rita Lobo e seu site Panelinha. Depois de ler, você verá que dá para adaptar quase tudo no copo.

Experimentem em casa e depois conte para nós!

beijos

Mônica

 

Caviar de abobrinha com creme de parmesão

(Claudia Cozinha)

sal e pimenta-do-reino a gosto

2 abobrinhas (130 g) cortadas em pedaços

2 colheres (sopa) de azeite

1 dente de alho amassado

1 1/2 colher (chá) de tomilho picado

1 1/2 colher (chá) de cominho em pó

Para o creme:

100 g de queijo de parmesão cortado em pedaços pequenos

200 ml de creme de leite fresco

Ramos de tomilho para decorar

Em uma panela grande com bastante água fervente e sal, cozinhe a abobrinha por dois minutos ou até ficar macia. Passe na água fria e, com uma faca afiada, pique bem. Em outra panela, leve ao fogo baixo o azeite e refoque o alho, o tomilho, o cominho, mexendo sempre, de dois a três minutos. Descarte os temperos, adicione a abobrinha, tempere com pimenta e, se desejar, sal. Reserve. Prepare o creme de parmesão: em uma panela, leve ao fogo baixo o queijo parmesão e o creme de leite e cozinhe, mexendo sempre, até o queijo derreter. Reserve. Distribua o refogado de abobrinha entre copinhos de vidro. Aqueça o creme de parmesão e despeje sobre a abobrinha. Decore com ramos de tomilho e sirva. Rende de 6 a 8 copinhos.

Brandade de bacalhau com coulis de pimentão

(Claudia Cozinha)

sal a gosto

3 batatas médias (150 g) sem casca

200 ml de azeite

1 1/2 colher (chá) de tomilho picado

1 1/2 colher (chá) de alecrim picado

3 dentes de alho inteiros

750 ml de leite

300 g de bacalhau em lascas, dessalgado por 24 horas

Para o coulis (purê) de pimentão

2 pimentões vermelhos grandes, sem sementes, cortados em pedaços

1 xícara de água

2 colheres (sopa) de azeite

sal e pimenta a gosto

folhas de manjericão para decorar

 

Em uma panela com bastante água e um pouco de sal, cozinhe a batata por 25 minutos ou até ficar macia. Escorra e reserve. Em outra panela, leve o azeite ao fogo baixo e refogue o tomilho, o alecrim e o alho por cinco minutos. Em um refratário, misture o leite com o bacalhau. Leve ao forno moderado (180 oC), preaquecido, por 20 minutos ou até dourar. Retire o bacalhau do leite e reserve-os separadamente. Amasse as batatas com um garfo e misture ao bacalhau. Acrescente o azeite, passado por uma peneira (descarte os temperos depois de pressionar bem os dentes de alho), e 1/2 xícara do leite. Reserve. Prepare o coulis: no processador, bata o pimentão com água até obter uma mistura homogênea. Em uma panela, leve ao fogo baixo, junte o azeite e cozinhe por dez minutos ou até reduzir um pouco do líquido. Tempere com sal e pimenta. Aqueça em banho-maria o creme de bacalhau e distribua em canequinhas de vidro. Aqueça o coulis e despeje sobre o creme de bacalhau. Decore com folhas de manjericão e sirva. Rende 8 canequinhas.

 

Delicia preta e branca

(Claudia Cozinha)

 

Para a mousse de caramelo e chocolate:

3 1/2 colheres (sopa) de açúcar

350 ml de creme de leite fresco

120 g de chocolate em barra em pedaços

3 gemas

Para a mousse de chocolate branco:

1 xícara de água fria

1 folha de gelatina

1 colher (sopa) de água quente

250 ml de creme de leite fresco

150 g de chocolate branco em pedaços

1 colher (sopa) de açúcar

Chocolate picado para decorar

 

Prepare a mousse de caramelo: em uam panela, leve ao fogo 2 colheres (sopa) do açúcar até caramelizar. Junte 100 ml do creme de leite e cozinhe, mexendo sempre, até dissolver. Adicione o chocolate, sem parar de mexer, até derreter. Acrescente as gemas neste creme quente. Na batedeira, bata o açúcar e o creme de leite restantes até obter picos firmes. Misture delicadamente ao creme de chocolate. Distribua em copinhos e leve à geladeira por duas horas ou até ficar firme. Prepare a mousse de chocolate branco: em uma tigela com a água, deixe a gelatina amolecer. Junte a água quente e misture até dissolver a gelatina. Em uma panela, leve ao fogo metade do creme de leite até ferver. Acrescente a gelatina e o chocolate branco e misture bem. Deixe esfriar. Na batedeira, bata o açúcar com o creme de leite restante até obter picos firmes e adicione delicadamente ao creme de chocolate branco. Despeje sobre a mousse de caramelo e leve para gelar por três horas. Decore com chocolate picado e sirva. Rende 6 copinhos.

 

Salada caprese com ovinhos de codorna

(Panelinha)

Ingredientes

1 xícara (chá) de tomates-cereja
1 xícara (chá) de mussarela de búfala em bolinhas
1/2 xícara (chá) de ovos de codorna
3 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de salsinha picada
sal a gosto

Modo de Preparo

1. Numa panelinha, coloque os ovos de codorna e cubra com água. Leve ao fogo médio. Quando ferver, deixe cozinhar por mais 10 minutos e desligue o fogo.

2. Escorra água e coloque a panela com os ovinhos ainda quentes sob água corrente, para facilitar a retirada da casca. Descasque, corte-os ao meio e reserve numa tigelinha.

2. Lave bem os tomatinhos e corte-os ao meio. Coloque na mesma tigela dos ovos.

3. Corte as mussarelas ao meio e junte na tigelinha.

4. Tempere a salada com o azeite, o suco de limão, a salsinha e sal a gosto. Misture bem. Sirva imediatamente ou leve à geladeira.

 

Cabelo de anjo com legumes 

(Panelinha)

 

Ingredientes

250 g de macarrão cabelo de anjo
dente de alho
3 abobrinha italianas pequenas
2 cenouras
3 colheres (sopa) de azeite
1 pedaço de queijo parmesão
sal a gosto

Modo de Preparo

1. Leve uma panela grande com 3 litros de água, coloque um fio de azeite, e 1 colher (sopa) de sal ao fogo alto para ferver.

2. Numa tábua, pique o alho fino e reserve.

3. Com um descascador de legumes ou uma faquinha afiada, faça lascas de queijo parmesão.

4. Descasque as cenouras e lave as abobrinhas.

5. Na parte grossa do ralador, rale a cenoura e apenas a casca da abobrinha. Despreze a parte branca da abobrinha. Se quiser uma apresentação mais delicada, utilize um zester e faça fios de cenoura e abobrinha. Reserve.

6. Quando a água da panela ferver, coloque o macarrão e deixe cozinhar conforme as instruções da embalagem.

7. Numa panela, coloque o azeite e leve ao fogo para aquecer. Junte o alho picado, mexa bem. Coloque a cenoura e deixe cozinhar por 2 minutos, mexendo sempre. Acrescente a abobrinha e deixe cozinhar por mais 2 minutos.

8. Coloque o macarrão cozido e escorrido na panela com os vegetais. Misture delicadamente. Regue com um fio de azeite e decore com as lascas de queijo parmesão.

 


Comentários

  1. Dri Viaro disse:

    é tdo muito bonito, o problema é fazer minhas crias comer essa coisas, mesmo que seja no copo.kkk

    beijos

  2. Dc disse:

    Comida no copo da uma ma impressao… de copo engordurado. Nao comeria nao.

  3. [...] das mini panelinhas ou mesmo panelas, você pode usar cumbuquinhas, copos (como eu já mostrei aqui), xícaras, pires, assadeiras. Outra ideia é fazer e servir a comida em pacotinhos de alumínio ou [...]