• JUNTE-SE A NÓS NAS REDES SOCIAIS:

Nota de esclarecimento: como é feita a publicidade do Comer para Crescer

Categoria: Notícias por 7 de junho de 2012

 

Nos últimos dias recebemos muitas críticas (algumas completamente infundadas) sobre como tratamos nossa relação com a indústria alimentícia, por isso resolvi escrever esse esclarecimento/desabafo.

Desde o início do blog temos como diretriz não fazer nenhum tipo de publicidade sobre a indústria alimentícia. Quando se tem um blog e quando se pretende fazer dele o seu ganha-pão, como é o nosso caso, precisamos de patrocínio, seja no site todo, seja em um único post. Para mim e Patrícia que fomos criadas em redações de revistas e temos a mente de jornalistas, isso sempre foi muito difícil. Afinal, em editoras, o departamente de publicidade passa bem longe das redações. Nem conversam para um não afetar o outro.

Aqui no Comer para Crescer, temos de lidar com tudo junto. Para manter nossa credibilidade e dormir tranquilas de noite, optamos por ter patrocínios apenas de empresas que nada tivesse a ver com alimentação diretamente. Tivemos apenas uma exceção que foi uma campanha com uma marca de fórmula em pó cujo o foco da ação eram brincadeiras com os filhos – não existia uma valorização da marca e o incentivo para os pais brincarem com os filhos era muito bacana. Mesmo assim, é algo que hoje em dia não faríamos novamente.

Assim, para manter o blog, temos parceiros como Natura, Magazine Luiza, Bepantol, Elo7, Johnsons, entre outros, que nada tem a ver com alimentação. Sempre que se trata de uma campanha ou publicidade, deixamos isso muito claro em nossos textos ou através da tag Post Patrocinado. Como jornalistas, fomos ensinadas a jamais misturar uma coisa com outra e vamos seguir com essa ideologia em qualquer trabalho que fizermos. E não pense que isso é fácil. Recebemos mensalmente muitas, mas muitas propostas de ações e patrocínios das empresas de alimentação. E negamos todas em nome da nossa credibilidade.

Algumas dessas ações você vai encontrar inclusive em outros blogs, como a que está acontecendo atualmente de uma conhecida marca de gelatina – a campanha também é muito legal, mas preferimos ficar de fora para manter nossa credibilidade, já que não somos fãs desse gênero de produto. Diferente de outros blogs que não possuem um assunto tão específico como o nosso, não ficaria coerente entrar em uma campanha assim. E é importante também dizer que, sim, as quantias envolvidas são muito tentadoras e nos ajudariam a transformar o Comer para Crescer no site que sempre sonhamos, com ferramentas para deixar o dia-a-dia dos pais mais prático e mais mão de obra para ir atrás da notícia. Mas, é muito melhor adiar um pouco o sonho mas nos mantermos íntegras.

Por outro lado, recebemos diariamente diversos lançamentos de produtos alimentícios. E somos um portal de informação então temos a obrigadação de informar. Então decidimos ter uma seção chamada Conheça o Produto para poder apresentar tais produtos para nossos leitores. É uma forma de informação e também de compartilhar as opiniões sobre aquele alimento – alguns inclusive que não possuem nenhum tipo de publicidade em revistas ou TV. E tem sido bastante interessante ver as opiniões de quem já experimentou. Não há, como deixamos claro em cada post, nenhum dinheiro envolvido.

Fomos muito criticadas por colocar um produto da Nestlé. Entendo que uma grande empresa sempre gera revolta, mas há produtos da Barilla, da Arbor Brasil, do Dobem, da Haitai que, por serem menores, não geraram comentários maldosos e sim opinativos, o que é nosso objetivo. Há produtos bons e produtos ruins pois como dissemos, é uma seção informativa e avaliar cada item fica por conta dos leitores nos comentários. Entendemos que essa é uma forma de também informar e compartilhar as opiniões sobre um produto, cumprindo nosso papel de jornalistas, mas sem envolver dinheiro na jogada. E até agora está dando certo pois as comentários feitos em cada Conheça o produto ajudam nossos leitores a decidir sobre a compra ou não daquele produto.

Apesar das nossas negativas aos patrocínios das empresas de alimentação, estamos conseguindo manter e fazer o blog crescer. Por que sim, é possível ter lucro e crescer fazendo o certo.
beijos
Mônica


9 thoughts on “Nota de esclarecimento: como é feita a publicidade do Comer para Crescer”

  1. Eloa Iwamoto disse:

    Adorei o texto e super esclarecedor..no meu entender não há negativas, então muito sucesso pra vocês!!super bjs,

    Elo

  2. Eu acompanho o site e nunca me senti enganada por nenhuma informação. Estranho essas críticas, sempre vejo o blog como um local onde posso ter informações interessantes sobre a alimentação infantil (e não só) com muita sinceridade e honestidade. Opinião de mãe para mãe.
    Enfim, como já disseram, continuem seu trabalho, e durmam sempre bem.

  3. Mônica e Patricia, parabéns pela seção Conheça o Produto e pelo elegante esclarecimento.
    Algumas pessoas fazem leitura parcial e já vêm com opinião pronta sem mesmo antes refletir sobre o que leu.
    Vocês estão no caminho certo!

    Beijos

  4. Camila disse:

    Meninas, conheço e acompanho o trabalho de vocês já há algum tempo e entendo que trabalhar com o assunto alimentação não é das tarefas mais fáceis, pelo contrário! Mas vocês se mostram cheias de talento e bom senso, admiro muito! Esse post foi muito bem escrito e cumpriu o seu propósito!
    Beijo,
    Camila
    @mamaetaocupada

  5. Denise Brandt disse:

    corrigindo: ” Eles passarão, vocês, passarinho!”

  6. Denise Brandt disse:

    Acompanho o blog desde o início e adoro os textos, sugestões e assuntos abordados, sempre bem feitos, coisa rara de se ver já que muitos blogs trabalham com o “copiar/colar”. Os textos não são preguiçosos e o trabalho de pesquisa de imagens (o q dá o maior trabalho!) é sensacional!

    Sigam em frente meninas, parafraseando o querido poeta Drummond:
    ” eles passarão, vocês pasarinho! ”

    bjos!

  7. Ótimo esclarecimento, vocês estão certíssimas.

  8. bbbbbbbbbbbbbbb
    É isso aí, meninas! Continuem com esse ótimo trabalho, que nos ajuda, informa e diverte! Críticas sempre haverão de aparecer, mas aproveitem as sérias e ignorem as mimimi. Bjs. Lu e Ana Clara que participou da primeira linha do comentário

  9. Jamile disse:

    Parabéns!! Fazer o certo sempre vale a pena!! Torço para o sucesso cada vez maior de vocês!

    Abraços,

    Jamile
    Mãe para Mães
    http://www.maeparamaes.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>