• JUNTE-SE A NÓS NAS REDES SOCIAIS:

A Cozinha Rápida de Ana Maria Braga

Categoria: Biblioteca, livros de receitas por 12 de junho de 2012

Na linha “não tenho tempo para cozinhar e por isso meus filhos comem qualquer coisa”, eis uma ajuda bacana. No livro A Cozinha Rápida de Ana Maria Braga (Ed. Agir), estão reunidas receitas que a apresentadora já mostrou em seu programa, mas apenas aquelas bem rapidinhas de fazer. Sem falar que várias delas possibilita aquela história de: adiciona um ingrediente, coloca uniforme na criança, mexe um pouco a mistura, checa os emails de trabalho…

Tem receitas de entradas, acompanhamentos, pratos principais, lanches e sobremesas. Veja, nem todas são comprometidas com uma alimentação extremamente saudável (afinal o nome do livro é Cozinha Rápida e não Cozinha Politicamente Correta, mas não há nenhum grande pecado gastronômico). Nessas vale a inspiração: troque ingredientes pelos quais está mais acostumado ou que sua família prefere.

Além das receitas, o livro tem dicas valiosas que reproduzo aqui:

Dicas da Ana

* As vitaminas das batatas acabam se concentrando na água do cozimento, por isso aproveite o líquido para fazer purê, juntando leite em pó e manteiga.

* A casca da batata, depois de bem-lavada, pode ser frita em óleo quente e servida como aperitivo.

* Sempre coloque os alimentos em água clorada por 15 minutos. Para cada litro de água, use uma colher de sopa de cloro – observando no rótulo a recomendação do fabricante. Em seguida, retire-os da solução e enxague-os bem em água corrente.

* Para conservar por alguns dias o creme de leite aberto, despeje o conteúdo da lata num vidro com tampa de plástico, limpo e seco, e guarde-o na geladeira.

* Se quiser preparar creme de leite azedo em casa, coloque duas colheres de chá de suco de limão em cada xícara de creme de leite fresco. Ou então, no lugar do limão, use meia colher de sopa de vinagre para a mesma medida de creme de leite.

* O açúcar cristal é melhor do que o refinado para fazer caldas e caramelizar fôrmas. Ele derrete mais rápido, fica mais fino e não escure tanto.

* Ao cozinhar qualquer doce, coloque um pires emborcado no fundo da panela. Assim o doce não transbordará.

* Para as omeletes não grudarem na frigideira, esfregue sal nela. Para evitar que ovos fritos grudem, aqueça bem a frigideira antes de colocar manteiga ou óleo. Se a frigideira for nova, ferva nela um pouco de vinagre antes de usar.

* Para dar sabor picante como o da pimenta a sopas e molhos, acrescente um pedacinho de gengibre. Retire-o na hora de servir.

* Se a comida ficar muito apimentada, adicione uma colher de chá de açúcar.

* Para dar mais sabor a saladas, esfregue um dente de alho na saladeira.

* Cozinhe o arroz sempre com a panela tampada. Assim, ele não perderá nem o sabor nem a consistência.

* O frango frito ficará dourado, sequinho e não grudará na panela se você colocar uma colher de sopa de amido de milho no óleo de fritura bem quente.

* Se o frango estiver duro e demorando a cozinhar, coloque dentro da panela um pedaço de cortiça. Assim, o frango amolecerá rapidamente.

* O frango à milanesa ficará mais saboroso se for acrescentado um pouco de queijo parmesão ralado à farinha de rosca antes de fritar.

beijos

Mônica

 


Comentários

  1. elly disse:

    Oi amore,
    vim desejar feliz dia dos namorados
    e te convidar p/ 4 sorteios lá no blog
    será uma honra vc por lá!
    boa sorte
    te espero =^.^=
    http://www.coisasdeladdy.com