• JUNTE-SE A NÓS NAS REDES SOCIAIS:

A “despamonhização” da família

Categoria: Comportamento, Variedades, Vídeos por 15 de junho de 2012

Recebi de uma amiga a sugestão de assistir a palestra do Mario Sergio Cortella, filósofo, mestre e doutor em educação. Eu achei simplesmente o máximo. Durante um seminário em Florianópolis, Cortella dá um panorama sobre a relação entre pais e filhos nos tempos modernos e sobre a construção de uma personalidade ética.  Segundo ele, vivemos tempos de “despamonhização” das famílias e de “miojização” das relações.

Diz que os pais, os adultos, são os principais responsáveis pela formação moral e ética dos filhos. Não adianta chamar o filho de ingrato se os adultos não ensinam, não mostram como dá trabalho ter algo. Fala da importância de cozinhar junto com os filhos para mostrar a eles que nada ocorre rápido, nada nasce pronto, nada é fácil e simples de se conseguir, que existe um processo de elaboração para as coisas acontecerem, que a comida não surge do nada dentro do saco num drive-thru. “Cozinhar com os filhos é importante não apenas para ele conviver com você, mas para entender que existe um processo de elaboração das coisas.”

E justamente por não proporcionar essas experiências com os filhos, os pais se assombram com o que chamam de “ingratidão”. O filho de 16 anos passa uma semana com os amigos da escola no sul da Bahia com o dinheiro dos pais e quando volta diz que foi “normal”. Claro, diz Cortella, as crianças de hoje desconhecem que dá trabalho ganhar dinheiro. Desconhecem que o processo de obtenção e de criação de tudo dá trabalho porque a família não cozinha mais junto.  Olha como algo tão simples e aparentemente banal muda toda uma sociedade?!

E finaliza a palestra de maneira que eu acho maravilhosa: “A família de hoje chegou ao cúmulo de ficar feliz e excitada por sair de casa para comer comida caseira.”

Simplesmente, o máximo. O link do vídeo está AQUI.

Recomendo assistir, refletir e compartilhar.

beijos e bom final de semana,

Patricia

 

 


2 thoughts on “A “despamonhização” da família”

  1. Lu disse:

    Nos finais de semana eu e meu marido sempre cozinhamos com a pequena, não tinha os idea do bem que faziamos a ela, pq pra nós é sempre um prazer cozinharmos juntos!
    Bjs
    Lu
    http://www.naturefotografia.blogspot.com.br

  2. @vivianevivis disse:

    Adoro o Cortella Pati!
    Aqui em casa tudo o que queremos é muito desejado, a compra é planejada, nada é na hora, nada é qdo queremos. E não tem coisa melhor. Valorizamos, e muito, cada conquista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>