• JUNTE-SE A NÓS NAS REDES SOCIAIS:

Receita: Empadão da Rosário e papinha de frango

Categoria: Pratos Principais, Receitas por 10 de julho de 2012

 

Ok, assumo: estou fã da novela Cheias de Charme. Acho que fazia uns 2o anos que não assistia a novela no horário das 19h, 19h20, 19h30 (nem sei mais qual é o horário certo)… Mas essa, confesso, me pegou. Paro tudo (ou quase tudo) para assistir a danada. A melhor personagem, eu acho, é a da Claudia Abreu, com a estridente cantora Chayenne.

Mas o que tudo isso tem a ver com o Comer para Crescer? É que cada semana tem receita nova em algum capítulo. Penha, Rosário, Naldo… cada semana um personagem tem pilotado o fogão e valorizado o ato de cozinhar em casa. E quem nos segue sabe o quanto valorizamos o ato de cozinhar para os filhos e com os filhos.

Uma das primeiras receitas a fazer sucesso e chamar a atenção foi o empadão da Rosário, que fisgou o cantor brega-sertanejo Fabian. Então, que tal preparar um empadão hoje. Para o bebê, use os mesmos ingredientes-base do recheio para fazer uma papinha bem saborosa. A papinha pode ser servida com arroz bem molinho. Para a família, o empadão fica delicioso com uma bela e caprichada salada de folhas variadas, palmito e tomate cereja.

Beijos,

Patricia

A receita está no site da novela Cheias de Charme, que você acessa AQUI.

Empadão de Frango da Rosário*

Ingredientes:

Massa

2 xícaras de farinha de trigo
200 gramas de manteiga
1 colher de café de sal
2 gemas
2 colheres de sopa de azeite de oliva

Recheio

500 gramas de frango cozido e desossado
2 cebolas picadas
6 tomates sem pele e sem caroço cortados em cubinhos
3 dentes de alho picadinhos
½ xícara de azeitonas verdes sem caroço
2 colheres de salsinha picada
1 copo de requeijão
6 colheres de azeite de oliva
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Massa

Coloque a farinha em um recipiente, depois abra um buraco no centro dela e adicione manteiga em temperatura ambiente, adicione ainda o sal e misture bem, até formar uma massa homogênea. A massa tem que ficar bem uniforme e firme, sem ficar quebradiça. Reserve.

Recheio

Em uma panela com fogo médio, refogue o alho picado e, em seguida a cebola, no azeite de oliva, até dourar. Em seguida, acrescente o frango desossado e cortado em pequenos pedaços junto com os tomates picados. Adicione o sal e a pimenta do reino, depois, a salsinha picada e as azeitonas. Deixe cozinhar em fogo brando até criar um caldinho e então adicionar o copo de requeijão. Misture bem até dissolver totalmente o queijo e desligue o fogo. Deixe esfriar e reserve.

Montagem
Utilize um refratário de aproximadamente 30 cm de diâmetro. Separe metade da massa para preencher o fundo e as laterais do tabuleiro. Quando isso estiver feito, coloque o recheio frio sobre a massa e abra aos poucos o restante da massa para o fechamento do empadão.
Misture as 2 gemas com duas colheres de azeite e, com o auxílio de um pincel, cubra toda a superfície da torta. Asse em forno pré-aquecido a 200° durante 30 minutos.

Prepare e arrase na cozinha!

*Receita do chef Ecio Cordeiro de Mello.


Comentários

  1. Simone Sales disse:

    Oi Patrícia
    Fiz a receita mas achei muita manteiga pra pouca farinha… da próxima vez acho que vou dobrar a receita de massa pq faltou pra cobrir tudo.
    E também leva bem mais que meia hora no forno. Claro, cada um faz os ajustes de acordo com seu forno.
    Mas ficou gostoso. Eu nunca tinha feito empadão.
    Bjs
    Simone

  2. fatima disse:

    eu fiz e todos da minha casa adorarao e vou faser de novo .