• JUNTE-SE A NÓS NAS REDES SOCIAIS:

Lanchinhos para bebê de 10 meses (atualizado)

Categoria: Comportamento, Dicas, Peça Ajuda por 30 de julho de 2012

Este post foi publicado originalmente no ano passado, mas como recebemos muitas dúvidas sobre a alimentação dos bebês aos dez meses decidimos atualizar o post.

A nossa leitora Eugênia deixou o seguinte recado em nossos comentários.

“Oi Patrícia,

Sempre leio o blog, e o acho uma delicia. Uma pergunta: você tem ideias sobre lanches para um bebê de 10 meses? Fico perdida e o pediatra pouco ajuda. Você poderia escrever sobre isso especificamente? Eu agradeço. Bjs. Eugênia.”

Fui pesquisar um pouco sobre o tema n´A Vida do Bebê, do Dr. Rinaldo de Lamare, que é muito tradicional (às vezes até de mais), mas já me salvou um bocado de alguns apertos.  Também fui vasculhar a minha memória sobre o que dava aos meninos nesse período.

Vamos lá:

- Frutas. Frutas. Frutas. Elas são sempre a primeira opção até porque as crianças precisam comer pelo menos duas porções ao dia. Eu oferecia maçã raspada em particular porque os meninos não tinham dentes aos 10 meses. Ofereça também pera, banana, mamão, pêssego, manga, melão, melancia, uva. Algumas delas amassadas em forma de papinha, outras como salada de frutas, e ainda assadas e amassadas. Dá para ferver as frutas e oferecer como doce. Evite o açúcar. Para adoçar substitua o açúcar por ameixa preta, damascos, uva passa por exemplo. Cozinhe as frutas secas sempre junto com o que precisa ser adoçado.  Jamais use mel.

- Para o lanche da tarde:

* mingau feito com bolacha de leite e leite (materno ou o indicado pelo pediatra) ou feito com miolo de pão e leite (materno ou o indicado pelo pediatra);

* pudim de Maizena (com amido de milho) e com uma ameixa cozida em água e praticamente dissolvida (quase um manjarzinho);

* Iogurte (de preferência o caseiro. A nossa receita está aqui)

* Sorvete (melhor que seja o de banana. A nossa receita está aqui)

* Doce caseiro como os de abóbora ou de coco, por exemplo, feitos em casa (cozidos com água apenas)

* Bolo caseiro esmigalhado

* Legumes: cenoura crua, ervilha fresca cozida e fria, caroço de milho cozido para estimular o bebê a pegar a comida com os dedinhos

# Imagine sempre que é um bebê que irá comer e não um adulto. Então, manere nas quantidades.

# Imagine também que a oferta de alimentos aos bebês não é tão variada quanto a de uma criança de 18 meses. Então, vá com calma. Siga as regrinhas de sempre de oferecer um alimento novo por dia. Mas o melhor é repetir o mesmo vários dias seguidos para ver como o organismo da criança reage às novidades. E, se o bebê for alérgico a algum dos alimentos sugeridos, não ofereça! Converse sempre com o pediatra para saber como fazer a substituição.

E você tem alguma sugestão para ao bebê da Eugênia? Escreva que a gente acrescenta na lista acima.

Beijos,

Patricia

 

 



Comentários

  1. [...] This post was mentioned on Twitter by Coisa de Mãe and patricegu, Comer para Crescer . Comer para Crescer said: Lanchinhos para bebê de 10 meses http://t.co/YWHPkpj via @en [...]

  2. Eugênia Pickina disse:

    Oi Patrícia, obrigada pelas dicas… A Ana come bastante frutas e legumes. Só tenho uma dúvida: muitos dizem que não devemos dar açúcar para o bebê até ele fazer um ano. Então, observei bolachas doces e outras coisitas na sua partilha. Posso, então, seguir estes critérios? Muito obrigada. Beijos. Eugênia.

  3. Aretha disse:

    Olá! Até um ano a minha filha não consumia nada adoçado com açucar comum. Para fazer algum docinho, como o de goiaba ou abóbora eu usava (e ainda uso na maior parte das vezes) frutose e suco de laranja para adoçar.
    Acho que com 10 meses eu já oferecia pãezinhos simples que eu fazia em casa – usando a frutose também.
    Farinha de aveia nas frutas amassadas também complementavam os lanchinhos.

  4. Comer para Crescer disse:

    Oi, Eugênia.
    O açúcar é mesmo para ser evitado, mas não banido. Como o brasileiro tem um paladar particular para doces muito doces, vide pudim de leite, brigadeiros, a insistência da gente e dos médicos para evitar que os bebês não experimentem doces principalmente chocolates, balas. Os doces de frutas são os ideais e feitos com frutose, como a Aretha indicou, ou uma colher de chá de açúcar orgênico ou demerara são bem razoáveis. Mas tem de ser algo bem pouquinho. Lembre-se que o açúcar é um ingrediente importante na dieta de uma maneira geral. Açúcar é energia. mas tem de ser pouco. A frutose é o açúcar da fruta. Se usar a frutose, não é bom usar o branco. Se vc cozinhar a ameixa preta na água, para fazer uma calda, com uma pitada de açúcar, e colocar no pudim, estará tudo bem. E o mingau com bolacha Maizena ou Maria é um mingalzinho com no máximo duas bolachas. E lembre-se de oferecer apenas uma vez por semana. As dicas da Aretha são bem legais também: pães caseiros e suco de laranja.
    beijos e boa sorte.
    Patricia

    1. disse:

      Açúcar não é necessário na dieta, não. É totalmente dispensável. Essa energia vem também e principalmente dos carboidratos. E eu não ofereceria nada industrializado pra uma criança tão pequena. Nem leite de vaca pelo risco de energia. Como somos nós que oferecemos nessa idade acredito que devamos sim banir muita coisa da alimentação. E deixar pra que eles peçam quando chegar a hora. Vale lembrar que até os dois anos o paladar e a imunidade estão em construção. Industrializado e açúcar acabam com a imunidade. Fica a reflexão.

  5. Eugênia Pickina disse:

    Oi Patrícia, muito obrigada. Agradeço as dicas da Aretha também. Talvez o segredo seja este: discernir entre evitar/banir… Temo pelo radicalismo e com meu lado “alemão” tenho tendência a uma dieta espartana… Logicamente, já ofereço à Ana uma fatia de pão integral, por exemplo, mas sempre me sinto sem saber o que fazer e acabo seguindo a “dieta dos seis meses” – frutas, papas salgadas, leite…
    Se puder, uma hora, escreva sobre isso num post próprio – a respeito de um cardápio legal para um bebê que já atravessou os 6 meses – vemos muitas matérias sobre aleitamento, as primeiras papas, mas pouca coisa sobre um “cardápio semanal” para quem já tem 8 dentes (como é o caso da Ana, minha filha)… e já revela interesse por outras coisas…
    Muito obrigada pela disponibilidade e respostas que confortam…
    Bjs. Eugênia

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Eugênia.
      A tendência daqui pra frente é você cada vez mais aproximar sua filha da comida que você come (menos a carne, caso coma). Como ela já tem oito dentes e demonstra interesse, acho que vale a pena confirmar com o pediatra se você pode ir oferecendo uma comidinha já a na consistência da comida de adulto, ou seja, arroz molinho, feijão, canja, legumes molinhos, mas separadinhos. E dê uma visitada no nosso Quinta da Papinha. Lá temos várias sugestões de papinhas/comidinhas para bebês. E vc acertou na mosca: o equilíbrio está no discernimento. Eugênia, eu não sou radical com meus filhos. Eu sou na turma do evitar. Não bani nada. Os meninos comem umas porcarias que eu fico de cabelo em pé, mas prefiro reduz ao máximo o consumo e informá-los. Eles bebem refrigerante, sim, mas pouquíssimo. Uma ou outra refeição no final de semana. Comem chocolate, sim, mas de vez em quando. Quase nunca chupam bala, mas quando tem, eles chupam. O mesmo acontece para Flans etc. Quando bebês, não comiam chocolate de jeito nenhum. Acho que experimentaram bala quando tinham uns 2 anos. Acho que foi bala de goma (cheia de corante e açúcar). Mas comeram bolachas doces (sem recheio), pão de mel sem a cobertura de chocolate, mousses feitos com leite condensado e creme de leite (veja só). Mas a preferência eterna sempre foi pela fruta.
      beijos,
      Patricia

  6. Eugênia Pickina disse:

    Oi Patrícia, obrigada! Aliás, eu já visitei todo o espaço de vocês… E sei que cuidam de tudo com carinho, zelo e responsabilidade… E veja: já visitei vários blogs e vi coisas boas, mas muitas loucuras… Repito: minha faceta alemã (materna) tende a ser muito dever-e-disciplina. Com seus conselhos e as dicas dadas por vocês (Mônica e você), eu me sinto mais orientada. Beijos. Bom final de semana. E acho que está na hora de a Ana “crescer” e pode, por isso, “comer para crescer”… Eugênia.

  7. monica disse:

    ola estou desesperada minha filha esta com 11 meses e pesa 5750 e mede 65cm o pediatra que acompanha ela disse que ela esta desnutrida estamos fazendo de tudo e lea nao ganha peso e nen cresce come de tudo um pouco sera que a senhora pode me ajudar por favor me de resposta ela come muito pouco as vezes come 100ml as vezes 160ml as vezes 50ml varia nao sei mas o que fazer a tambem fez um monte de exames e nao deu nada de anormal.muito agradecida pela atençao.

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Mônica.
      Primeiro, gostaria de tentar acalmá-la, pois vc disse certíssimo: está fazendo tudo o que é possível. Segundo, como não somos pediatras nem nutricionistas, somos jornalistas que investigam o assunto, não podemos indicar nenhum procedimento. Mas ajudar a pensar sobre caminhos possíveis. O pediatra que a acompanha disse que ela está desnutrida e disse mais o quê? Pediu exames para investigar e afastar a possibilidade de alergia alimentar, principalmente ao leite, ao glúten, à farinha e a soja, a corantes, alergia ao açúcar entre outras comidas? Acredito que ele pediu porque vc diz que foram feitos vários exames…. Ele pediu para vc visitar uma nutricionista para pegar com ela cardápios nutritivos, saudáveis e calóricos (pois a comida dela tem de ser calórica mas nutritiva. se ela não for alérgica, ela precisa de um cardápio que inclua castanha do pará, nozes, batata, macarrão, carne vermelha, fígado). A nutricionista também vai ajudar nas porções e de quanto em quanto tempo a comida deve ser oferecida. Como sua filha tem apetite de passarinho não pode em hipótese alguma comer bala, chocolate, bolachas. Primeiro por ter apenas 11 meses e depois porque os alimentos açucarados roubam o pouco de fome que ela possa vir a ter. As refeições devem seguir o horário da fome dela. A nutricionista também pode ajudar na questão da oferta de leite. A getne aqui sempre indica as mães a ouvirem a opinião de um segundo especialista, no caso um segundo pediatra, para confirmar diagnósticos. Vc não gostaria de avaliar essa possibilidade? Temos uma série de textos que exploram a questão de criança que come pouco. estão aqui http://www.comerparacrescer.com/tag/dicas/
      Dê uma lida. Elas podem te ajudar também.
      Obrigada por nos visitar e boa sorte!

      beijos,
      Patricia

  8. Valéria disse:

    Olá! tenho uma filha de 10 meses, minha primeira filha, e não tenho como leva-la a um nutricionista e ultimamente nem ao pediatra tenho feito consultas no psf do meu bairro, tenho tido dificuldade em elaborar um cardapio para ela, tenho oferecido uma vitamina pela manhã, a papinha salgada no almoço, um suco de fruta a tarde, um leite (em pó com um pouquinho de açucar) + ou – 20:00 e o mingau de aveia e arroz antes de dormir. Só que nesses intervalos eu sinto que ela fica com fome, principalmente a noite, e quando antecipo alguma dessas refeições fico totalmente perdida, e na verdade não sei oq dar a ela, sera que vocês conseguiriam me passar um cardapio com os horarios certinhos e oq ela pode comer nessa idade pra que eu possa me basear? por favor me ajudem!

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi Valéria, não sou nutricionista nem pediatra, mas na minha opinião, realmente sua pequena precisa de mais comida! Com 10 meses ela já necessita de papinha salgada também no jantar. E de frutas como sobremesa, não apenas lanche. Fiz uma matéria para o site Bebê.Com sobre alimentação de bebês na fase da sua filha e a sugestão de cardápio dos especialistas era essa:

      Café da manhã: Leite
      Lanche da manhã: Frutas em pedaços (maçã) ou suco (melão)
      Almoço: Papa em pedaços: de legumes, feijão e carne
      Sobremesa: fruta em pedaços (manga)
      Lanche da tarde: Leite
      Jantar: Papa em pedaços: de mandioca, abobrinha e carne moída
      Sobremesa: fruta em pedaços (melão)
      Lanche da noite: Leite

      Se quiser acessar a matéria completa, o link é: http://bebe.abril.com.br/0_12/alimentacao/cardapios-bebes-nove-meses-a-um-ano.php

      Não existe horários fixos. O melhor é você respeitar a rotina do seu bebê, começar pela hora que ela acorda, e nunca dar um espaço maior do que três horas entre uma refeição e outra. Como bebês geralmente acordam e dormem cedo, seus horários serão diferentes dos adultos. O almoço provavelmente será onze meia/meio-dia, e o jantar lá pelas cinco e meia, seis horas.
      Mas Valéria, nada disso é regra, ok? O melhor é você observar o comportamento do seu bebê, aprender as preferências dele. Isso também vale para as refeições. Tem bebês que já nessa idade, querem um lanche da tarde mais consistente. Ou um café da manhã com mais opções do que leite. Vá observando sua filha…
      beijos e boa sorte,
      Mônica

  9. Simara disse:

    Olá,
    Meu bebe tem 10 meses, 8 dentes, qse 10kg e 76 cm.
    Segundo a pediatra é um bebezão saudável e ele come tudo super bem .
    meu recado é a todas as mamães, as vezes tb fico sem idéias para os lanchinhos, Meu bebe já come de tudo, se deixar troca a comidinha dele com certeza pela nossa, o acostumamos desde os 6 meses a ir experimentando tudo cuidando apenas os temperos claro.

    a papa dele geralmente faço: batata, moranga, cenoura, brocolis deixo cozinhar tudo e depois amasso mas não até virar papa…ele adora quando misturo com feijão depois. O brócolis coloco um pedaço pequeninho mas o sabor fica ótimo ele adora.

    o lanchinho doce a pediatra ensinou um que ele adora:
    bolacha maria com leite morno banana amassada e farinha lactea, misture tudo é uma papa boa para o inverno por ser mais calórica. No inicio fiquei com receio de por a banana pois achei q não ia combinar mas experiementei dar a ele e ele ama muitooo, quando faço sem a fruta ele logo nota a diferença!

    Custumo dar tb nos intervalos, bolacha de maizena ou maria, danoninho pedaçinhos de queijo , ele adora!

    bj a todas

  10. Edivania disse:

    Tenho uma filha de 10 meses que até pouco tempo comia só papinha e frutinha e mama derepente meu marido começou a dar tudo e ela não aceitou mais a papinha e começou a comer a mesma comida que comemos com algumas restições e os outros acompanhamentos só que a pediatra deu ferro ai não quiz comer mais nada depois descobrimos que estava com virose a garganta estava almentada disse a pediatra dez dias ela voltará ao normal não deu dez dias mas pude notar que ela come melhor o doce doque o salgado por conta da virose bom começou o pesadelo agora ela não come como antes intensifiquei as madadeiras principalmente quando esta dormindo porque acordada não mama dizem que é fase mas é trexe…oque fazer quando a criança não quer comer de jeito nenhum???????

  11. Ágatha Cruz disse:

    Olá, tenho um filho de 10 meses chamado Caio Lucas, que adora comer de tudo. É mais ou menos assim, ele acorda um pouco tarde lá pras 10 e 30 aí eu dou um pedaço de pao frances e um danoninho, ele toma banho e lá pras 13 hrs eu dou o almoço, que ele já está trocando pela comida da prima, até miojo ele ataca ! Ele dorme, acorda e toma o lanche da tarde que é uma fruta amassada geralmente banana com mamao, maça, farinha lactea ou mucilon e leite em pó, ele adora isso ! A noite ele janta e as vezes toma minguau antes de dormir, pois ele dorme muito tarde, nao sei se é por que ele janta tarde, entre 20 e 21 hrs, ele dorme sempre meia noite uma hora da manha, as vezes até mais tarde por isso só acorda 10, 11 as vezes até meio dia !
    O único problema do meu filho é que ele nao toma mamadeira, mas ainda mama no peito..li uma vez que bebes dessa idade deveriam tomar tres copos ou mamadeiras de leite(manha, tarde, e noite). Meu filho pesa 9kg e mede 74cm
    O pediatra passou cálcio e ferro além do protovit e redoxon pra ele tomar.
    Gostaria de saber se o tamanho e o peso do Caio estao adequados bem como a alimentaçao que eu ofereço a ele e se o fato dele nao tomar mamadeira(leite) prejudicará o desenvolvimento do meu filho ? Obrigada e beijos a todas as maes !

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Ágatha.
      O que o seu pediatra diz sobre o peso e a altura do Caio? Não somos médicas nem nutricionistas, mas pelo seu relato percebo que ele recebe cálcio do leite em pó, do Danoninho. Você já leu os rótulos da Farinha Láctea e do Mucilon para saber qual a concentração/porcentagem de cálcio presente nesses alimentos? E o fato do seu filho mamar no peito ainda é algo fantástico. De fato, a concentração/porcentagem de ferro presente no leite materno é baixa, mas todos esses produtos industrializados que ele consome já têm cálcio e ferro, senão me engano. Agora, eu recomendaria retirar totalmente o Miojo. É um produto que muuuuuuuuito sódio e bebês NÃO podem consumir. Pra mim Miojo e cerveja são coisas que jamais devem ser dadas aos filhos pequenos: o primeiro pelo excesso de sódio. O segundo, pelo álcool, claro. Mas se o Lucas dorme bem, brinca bem, não fico constantemente doente, siga seu instinto. As mães mais acertam do que erram. E quando erram é porque tentam acertar.
      abraços e boa sorte!

  12. Ágatha Cruz disse:

    Eles dizem que está tudo certo, o problema sao os outros que dao pitacos, dizem que ele é muito magrinho, baixinho, mas ele come de tudo e nao engorda…Quanto ao miojo ele só come quando a prima está comendo ai ele fica pertubando até lela dá o macarraozinho pra ele, mas nao é sempre nao e agora sabendo disso vou cortar de vez ! Quanto ao sono tbm nao é lá essas coisas, acorda sempre de madrugada, reclamando ai eu coloco no peito, fiz isso uma vez e ele acostumou faz isso toda noite. Ele adormece mamando mas mesmo assim acorda a noite pra mamar..mas to colhendo algumas dicas de outras maes vamos ver se dá certo ! Obrigada bjos

  13. Bianca Carrazzoni disse:

    Olá , minha bebe tem 9 meses e meio o nome dela é Fernanda , ela adora uma papinha salgada , porém a papinha da nestle , não come por nada a papinha que fazemos em casa , só a papinha da nestlé , ja não acho uma boa coisa , pois adoraria que ela comece as papinhas caseiras, por sair mais barato e principalmente por ser muito mais saudável ! Outra coisa que tenho tido dificuldade com a Nanda é sobre frutas , ela não come uma frutinha se quer por vontade própria , faço de tudo , banana com mamão , mamão puro , manga , banana e farinha láctea , uva , tento de tudo um pouco e nada , é uma coisa que me preocupa , levo ao pediatra e o mesmo só diz , que ela tem que comer , se não começa a perder peso , não ajuda em nada ! E outra coisa , todo mundo sabe que é normal a criança perder os primeiros cabelinhos ,mais estes dias , reparei que a Nanda anda perdendo uns cabelinhos que ja tinha trocado ! O que pode ser ? Devo leva-la ao pediatra com Urgência ? Ou será normal ? trocar duas vezes , nos mesmo lugar ? Obrigada ! Aguardo uma ajudinha , bjs

  14. patricia disse:

    Olá essas ajudinha que cada uma de vcs colocam aqui é muito bom pra nós que não sabemos o que fazer na maioria das vezes rsrsrs estou tirando a o seio do meu bebe, e gosto de ver as dicas de mingal de frutas, pois acho mais saudavel. e menos pesado tbm.abrços parabéns.

  15. patricia disse:

    Oi Bianca , eu quero compartilhar esse assunto com vc, eu tenho uma filha de 5 anos e quando ela era bebe ela tbm não era chegada a frutas na verdade ela tbm não gosta de leite , sua bebe ta preciando de proteina que bom pro cabelo e couro cabeludo tipo, vc ja tentou colocar na sopinha dela cheirinho verde as vezes coloco um pedacinho bem pequno de caldo kinnor so pra dar uma realçada, eu tenho tambem um bebe de 9 meses e ele ama quando quando faço assim. tem a papinha de cremogema a de sabor banana é uma delicia, vai tentando não desiste, aproveita pra atiçar a curiosidadede dela comendo um pouquinho tbm pra ela ver. crianças sentem vontade de comer tudo que a gente come tbm. bjks

  16. Luana disse:

    Tenho o João Pedro de 10 meses e nunca dei de tudo para ele, na verdade com muita restrição comecei a duas semanas atrás com o biscoito Maria, a alimentação dele é a seguinte: Acordando uma mamadeira de Leite NAN, as 10 horas um suco de frutas, Ex. laranja lima, limão com laranja, geralmente 200ml, no almoço: Moranga, batata ou batata doce, abobora verde, chuchu, brócolis, verdurinhas e legumes em geral, com um pouquinho de arroz ou macarrão, carne, frango ou gema de ovo, sempre dois ou três legumes, um tipo de proteina e uma massinha, coloco tb um caldinho de feijão e uma colherzinha de chá de azeite com uma pitada de sal, lanche da tarde, bananinha com morango ou bananinha com mamão, essa semana ele experimentou danoninho, jantar o mesmo do almoço, lá pras 23hs uma mamadeira de NAN, nunca permitir que colocassem qualquer coisa na boca dele sem ser as comidinhas próprias dele, doce, chocolate, comida sem ser a dele, sei que eles tem que conhecer, mas preferi começar pelas coisas mais saudáveis, depois de um ano ele poderá conhecer melhor outros tipos de alimentos…
    Beijos

    1. Lígia disse:

      Meninas. Danoninho não é nada saudável!!! Isso é doce!!!

  17. Luana disse:

    Bianca na primeira semana que o João ( 10 meses ) começou a comer sopinha que eu fazia, ele não comia de jeito nenhum, ai eu ficava loucaaaaa e dava leite para ele…rs, mas sabe o que eu escutei da pediatra dele que é maravilhosa ” Maezinha, ele não vai querer morrer de fome, então vamos seguir horarios, e a cada três horas vc vai oferecer, caso ele não queira, não substitua, deixe que em seguida ele terá fome” Nossa eu fiquei desesperada achando que ele ia perde peso e tal… que nada Bianca, depois de uma semana ele estava devorando sopinhas caseiras e frutas, muitas frutas, tanto que quando eu estou almoçando ou comendo algo ele quer por que quer ofereço a ele pedacinhos de frutas, ex: Maça cortada em palito grande para ele ficar chupando, dou tb cenorinha pequena para ele ficar brincando, vargem.. então ele acaba achando que eu to comendo a mesma coisa que ele, evite coisas industrializadas papinhas doces ou salgadas, aprimore o paladar dela com coisinhas saudáveis sem químicas, não pense que ela vai morrer de fome ou emagrecer terrivelmente, na primeira semana será difícil, mas depois é só alegria. Quanto a queda de cabelo pode ser consequência da alimentação dela, talvez falta de ferro, só para vc ter uma ideia, o João tem 10 meses e nuncaaaa ficou resfriado, nem alergia, nem febres… isso eu devo muito a alimentação dele.
    Beijocas

  18. daniele disse:

    olaa!!! meu bebe almoça e janta muito bem,mas depos so gosta de mamar no peito e mas nada,o que eu faço pra ele lanchar nos entervalos de almoço e janta?

  19. Andréia disse:

    Ola gostaria de saber se a alguma restrição com a papinha da nestle. porque quando faço papimha caseira minha filha de 6 meses come pouco, e quando dou a da nestle ela adora e come tudo o que vem no vidro 6 meses +. Obrigada

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Andrea.
      Temos um post, A verdade sobre as papinhas industrializadas, que pode te ajudar bastante.
      bjs

  20. kesia carvalho roberto de castro disse:

    meu beby chama se bryan,ele tem 10 meses esta comesenda nascer os primeiros dentinhos.Ele nao esta querendo comer muito,as veses nao quer almocar e nem jantar.gostaria de receber algumas dicas pois nao tenho muita experiencia.tenho medo que ele cresca sem muita vitamina.Desde ja te agradeco.Agardo resposta

  21. shirley gaspar disse:

    Olá quero agradecer por cada experiência aqui relatadas pois me ajudou muito, tenho um bebê de 10 meses que se chama Guilherme, ele é uma criança ótima ele come bem, apesar de agora ele está preferindo a nossa alimentação, e ultimamente tenho ficado perdida quanto aos intervalos das refeições principais (almoço e jantar), porque na maioria das vezes eu só oferecia a ele papinha de banana e mamão, antes ele não aceitava a vitamina de banana com beterraba e farinha láctea, mas de tanto eu insistir ele tem até gostado, eu cheguei a comprar granola mas ainda não coloquei nas papinhas ou vitaminas por não ter certeza se já é adequado dar a ele, então se alguma mãe já tiver oferecido ao seu bebê por favor compartilhe comigo, e valeu as dicas aqui sobre diversas opções para o lanchinho dos bebês, obrigada!

  22. carmem disse:

    Ola tenho uma filha de 11 meses, o mes passado levei ela ao pediatra e estava pesando 7500, e 71cm,como toda mae se preocupa com o peso do bebe eu sou uma mae muitissimo preocupada, pois ela é uma criança que nao tem muito apetite, como mas se eu ficar distraindo ela com brincadeiras, mas enfim o que me preocupa muito é que alem disso ela é uma criança que tem o intestino preguisoço, ela é muito ressecada, chegou ate mesmo aparecer um plicoma, e sempre que ela evacoa ela chora. eu sempre ajudo ela com massagem,tenho muita do dela, sei que minha filha esta sofrendo, pq nao é de vez em quando é tds os dias, ja leve ela ate em cirurgiao pediatra por acusa do plicoma, ele disse que nao precisava de cirurgia, dai fui na nutricionista passou um dieta a ela,mesma sim nao melhorou , a pediatra encaminhou para o gastro, ele receitou LEITE DE MAGNESIA, 3 vzs por dia mas tenho medo de fica dando laxante p uma criança tao novinha,dou somente quando ela fica mais de dois dias sem fazer, pq ela ja chegou a fica ate 8 dias sem evacoar… me ajudem no cardapio, pois ela nao pode comer nada de batata, cenoura, maça ou seja nada que prenda…gostaria que ela ganhasse mais um pouco de peso e que ajudasse a sotar o intestino.

    BJS,

    Obrigada

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Carmen.
      Sabe, minha mãe conta que eu fui uma bebê muuuuito ressecada. A evacuação era parecida com a da sua bebê, sofrida. A minha infância inteira foi esse sofrimento. E minha mãe me dava leite de magnésia também e umas misturas naturais meio malucas. Para evitar que sua filha sofra mais, sugiro que vc confie no que o médico receitou. Se vc estiver insegura, ligue para ele ou volte no consultório e pergunte se existe alguma contra-indicação dar leite de magnésia todos os dias e pergunte até quando vc deve seguir com esse tratamento. Alias, tratamentos são assim mesmo: é necessário tomar doses diárias do medicamento para melhorar o problema e, no caso da sua filha, fazer o intestino ir funcionando para evitar a crise. É essa a razão do tratamento evitar a crise e não tratar somente nela. Se o medicamento vai fazer com que a bebê evacue sem sofrimento todos os dias, sugiro que vc não espere a crise. Eu costumo confiar nos médicos. Se bem que alguns não são assim dignos da nossa confiança. Sobre o peso, se os médicos a avaliaram não falaram nada, então relaxe. Meu caçula é 7 anos mais velho que sua bebê e pesa apenas 12 quilos mais que ela. É um garoto ativo, saudável, dorme bem, come (alguns dias melhor ou nem tanto), mas está alfabetizado e tem um humor genial. A filha caçula da Môncia também é assim: acha o mundo muito mais divertido do que um prato de comida. Nota-se que você é uma mãe excelente, atenciosa, cuidadosa. Então, não se preocupe tanto assim com o peso. E tire todas as dúvidas sobre o tratamento do intestino.
      bjs e boa sorte

    2. Leticia disse:

      Oi Carmem, olha tive muitos problemas de prisão de ventre quando era nova, já cheguei a ficar 10 dias sem evacuar, mas hoje em dia já consegui controlar bem o problema, não tomo laxante nenhum e evacuo normalmente uma vez ao dia.
      Como sei o desespero que é esse problema de intestino preguiçoso, vou te dar algumas dicas que funcionam muito bem pra mim. Não sou pediatra nem nutricionista, então você deve sempre consultar um desses profissionais caso tenha dúvida se sua filhinha pode ou não comer determinado alimento.
      O negocio para quem tem intestino preguiçoso é abusar das fibras e beber MUITA água, pois se não beber, as fibras podem fazer o efeito inverso e prender ainda mais.
      Alguns alimentos que são muito bons para manter o intestino funcionando:
      abóbora, mamão, ameixa, uva passa, laranja, aveia, iogurte, feijão, ervilha, grão de bico, milho.
      Alimentos que você deve evitar: batata, cenoura, maçã, banana prata, goiaba, cereais refinados e leite (exceto o materno) em excesso.

      Algumas dicas úteis:
      Caso sua filha não seja muito de beber água, abuse de sopas e sucos, o importante é mantê-la sempre hidratada.
      Prefira sempre versões integrais de macarrão, arroz, ou pão.
      Procure sempre dar as frutas com casca, que é onde estão a maior parte das fibras.
      No caso do arroz, uma dica que minha médica me deu foi colocar brócolis ou espinafre junto na hora do cozimento, pois isso ajuda a evitar a prisão de ventre, e sempre comê-lo acompanhado do feijão (também pode ser ervilha ou grão de bico).

      Vou te deixar aqui uma receita de uma sopa de abóbora que fica uma delicia e que sua pequena (se não for alérgica) pode comer sem problema:

      1 pedaço de +/- 500g de abóbora moranga descascada e cortada em cubos
      1 cebola média picadinha ou ralada
      2 dentes de alho amassados
      1 pitada de sal
      salsa ou coentro ou picadinho a gosto
      opcional: caso coma, pode colocar um pedaço pequeno de carne de boi magra ou peito de frango.

      Coloque na panela de pressão a cebola com um pouquinho de azeite e refogue em fogo baixo, quando começar a ficar amarelinha, coloque o alho e o sal e misture. Caso vá colocar carne adicione neste momento. Coloque a abóbora, misture bem e adicione água, como a abóbora cozinha rápido e já solta um pouquinho de água, não precisa colocar muita, não costumo medir, mas acredito que vá mais ou menos 1 litro e meio de água (caso queira que a sopa fique mais consistente tipo um creminho, diminua um pouquinho a água). Feche a panela de pressão e cozinhe por cerca de 20 minutos. Se quiser poder passar no liquidificador ou na peneira.

      Espero ter ajudado. Beijos.

    3. Isabelle disse:

      Minha filha tem 1 aninho e tbm apareceu um plicoma, fiquei muito triste, mas mudei a alimentação dela, e tem dado certo. Todos os dias dou abacate e mamão, brócolis ou espinafre ou bertalha, e tem melhorado bastante!!!

  23. Vivian disse:

    Carmem, nao sera o leite que vc esta dando? Tenho o Arthur com 10 meses e o pediatra diz que o NAN costuma prender o intestino, tenho amigas que deram outras marcas de leite que tbm ressecaram seus bebes, acresito que isso vai de crianca para crianca mesmo, se ainda nao tentou mudar a marca tente isso. Uma receita caseira que o pediatra do Arthur passa para qdo esta ressecado eh deixar 10 ameixas em um copo com agua por algumas horas e dar essa agua durante o dia para o bebe. Experimente caprichar na papinha dela com alimentos mais laxantes como espinafre, brocolis, chuchu, couve… Boa sorte!

  24. Alexsandro Jacobina disse:

    Olá Pessoal,
    Gostaria que voces me orientassem com relação a janta para um bebe de 10 meses. UltImamante temos dados sempre um mingao de leite com farinha de milho ou de farinha de arroz. Quero variar mais, o que vcs me sugerem? Muito grato.

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Alessandro.
      Se o pediatra liberou papinha salgada, pode já mudar o mingau pela papinha. Na nossa seção Quinta da Papinha vc tem várias sugestões de papinhas salgadas. Mas sugiro, fazer uma transição leve para o bebê não estranhar. Ofereça primeiro a papa salgada. Se ele gostar, esqueça o mingau. Se perceber que ele vai resistir depois de duas colheradas, esqueça. Dê o mingau. Mas volte a repetir a mesma operação no dia seguinte, até perceber que ele está aceitando a papa salgada. Mas não deixe o mingau à vista. Assim ele não vai associar a recusa a ganhar o mingau. A ideia é que ele cada vez mais vá aceitando a papa salgada para quando chegar com 1 ano já esteja comendo a comida da família.
      Boa sorte.
      Patricia

  25. Marta disse:

    Olá,
    Meu filho tem 10 meses e estou com dificuldade em alimentá-lo, sinto que está com fome mas as vezes não sei o que dar…ele costuma dormir 00:00, e como dou a jantinha cedo acredito que fruta não o satisfaça antes de dormir…ele amamenta e gostaria de complementar com leite e mucilon, mas ele tem resistência a lactose. Gostaria de saber se pode me dar sugestões de alimentos mais fortes e algum tipo de leite para essa idade.

    Att,

  26. Eugênia disse:

    Querida Patrícia, 
    o “bebê da Eugênia” tem, hoje, dois anos e três meses… Mas, como sou adepta de um “menu” bem saudável, e que sempre incluiu pouco açúcar, e na fase do 10 meses, nenhum, eu dava a ela no lanche da tarde – legumes (cenouras, pepinos, tomates sem pele e sem semente), frutas, sucos com duas ou três frutas e sem açúcar, pão integral [mas caseiro], iogurte de soja. Depois de um ano, tomei a liberdade de lhe dar pão com requeijão, bolachas de sal com um pouquinho de manteiga e de quando em quando uma banana com mel. 
    Na verdade, a Ana nunca gostou muito de nada doce. Ela sempre rejeitou as “bolachas Maria e Maizena” e demorou para aceitar, com gosto, uma fatia de bolo caseiro… Ela sempre gostou de legumes, frutas e ama cenouras (as minis, então!)… Como eu e meu marido cozinhamos, hoje ela participa ativamente do cozinhar, ajudando a fazer o almoço/jantar… E adora comprar comigo as frutas, verduras… Isso ajudou, pois sei que tem criança mais enjoada, mais resistente a uma dieta “sustentável”. No entanto, vale insistir, pois amor também pelo aprendizado da alimentação, não?
    Seu blog é de grande valor. Sou grata ao auxílio e tenho respeito pelo esforço e dedicação de você e Mônica. Obrigada! Beijos e boa semana.

    Eugênia

    1. Comer para Crescer disse:

      Querida, Eugênia.
      Que lindo ter notícias suas e de sua “bebê”. Menina, ela já tem mais de dois anos. Como o tempo voa!!! E muito lindo ler o seu relato, de como você ter seguido os passos em direção a alimentação saudável sempre. Posso usá-lo para um novo post?
      beijos,
      Patricia

  27. Carla Ribeiro disse:

    Ola tenho um filho com 10 meses ele nasceu com baixo peso pois tive muita infecção urinaria durante a gravidez ele nasceu com 2480 e 47,5 cm, e hoje ele esta com 8300 kg e com 77 cm o pediatra diz que ele esta muito bem,mas mesmo assim me preocupo com o seu peso,eu gostaria de saber o que dar para ele nos lanchinhos pois ele não iniciou sua dentição.

    Olha de manha qdo ele acorda eu dou mama no peito e ele volta a dormi e quando acorda dou frutas amassadas ou cozidas e depois dou leite da mamadeira nem chega a 70ml.
    Na hora do almoço dou papinha com 3 tipos de legumes cozidos,caldo de feijão e carne.
    sobremesa frutas amassadas e depois leite,e mais tarde leite e a noite papinha de sal e depois mama no peito…Aha ele mama duas vezes no maximo três na mamadeira e o restante do dia só no peito…

    Gostaria de dicas para dar algo diferente e saudavel a ele…
    Aguardo anciosa a resposta.

  28. Léo disse:

    Eu também tenho muitas dúvidas,meu bebê irá fazer 11meses e tem muita dificuldade de se alimentar,há dias que passa por todo período só com leite,porém pesa 11,5kg e é tratado como super bebê por ser bastante alto para sua idade será que eu devo me preocupar tanto?Por favor quem tiver alguma experiência me ajude!

    1. Comer para Crescer disse:

      Hy!

  29. Caroline mãe da Morgana disse:

    adoramoa as dicas beijinhusss

  30. Caroline mãe da Morgana disse:

    opsss adoramos as dicas fruta realmente eh uma otima pedida e suquinhus naturais limonadinha com pouco açucar, suco de laranja de melancia aguinha de coco, e sem esquecer da agua. verdurinha leguminhu e muuuuuitaaaa baderna.

    BEIJOCASSS

  31. Mary costa disse:

    Sempre fico confusa em relação ao que dar para o meu bebe de dez meses,então acabo optando pelo o de sempre:papa de fruta e a papa salgada.
    Não costumo dar coisas diferentes,salvo uma vez ou outra,mas ainda tenho muito medo.O meu filho é alérgico e eu nunca sei realmente o que devo ou não dar para ele.

  32. Ariaana disse:

    Ola queridas.minha bebe tem 10 meses,e como de tudo ,nossa comida mas nao exagero no tempero ,e sucos com pouco acucar(pois ela rejeita sucos sem acucar)bolacha maizena e bolacha maria,bolos caseiros somente os feito em casa,danoninhu,mingau,vitaminadas de babana,mamao ,ate de abacate eu dou mas sem exagerar no leite e acucar,frutas amassadas com leite ouu com farinha lactea,compro muitas polpas naturaiis de suco,miolo do pao,cuzcuz com leite,lembroo que fiqueii preocupada pois minha filha quando completou 8 meses comexou a rejeitar oq eu dava ,converseii com o pediatra e ele disse q tinha q variar,dar sabores novos a ela,mas os lanches ,comidinhas,as coisas de sua idade ela rejeitava,nao aguentava ver ela chorando de fome,comecei a dar esses tipos de coisas que citei aqui nesse comentario,por mais que o pediatra diga q estar errado,nao vou deixar ela com fome,acho q vai de mae pra mae,so nao exagere como bolacha recheadas com sabores,refrigerentes,lembre coisas mto pesadas para certa idade nao,tudo ao seu tempo.Obgd adoreii compartilha com vcs.

  33. Ariaana disse:

    Lembrand q minha filha nunca teve reacao alergica,ou diarreia ou qualquer outra coisa devido a esses alimentos,observe seu filho qndo for dar algo novo a ele.

  34. Fernanda Silveira disse:

    Oi, meu filho tem 75cm e 12kg, esta com 9 meses, com 6 meses comecei a papinha de frutas e pure, então maça e batata dou bem pouco,ele começou a ressecar, nunca tinha acontecido, dava agua de ameixa, fervia umas 6 esperava esfriar, era batata fazia efeito direitinho, dava todo dia, nunca vicou ou fez mal, ele adorava, dai comecei dar aptamil, soja pq pesquisei na net e muitas mães usam e não resseca, p meu filho funciona bem e apediatra disse q poderia dar. Ainda evito a maça e batata pq prende, mas dou abacate, banana dei quase todas, melao, pera ele ama, manga fruta nao, mas suco gosta, ameixa, laranja, hj ja dou praticamente nossa comida sem muito tempero, li q algumas mães ja fazem e fiquei mais tranquila, obrigada!

  35. Marisa disse:

    Olá! Minha bebe tem 11 meses e ta com o peso um pouco baixo, apenas 8 quilos. Meu ped disse q ela esta otima, pois mama o peito e q o peito é assim mesmo tira um pouco a vontade de os bebezinhos comerem. Fiquei triste, pois gostaria q ela fosse mais gordinha, nao sei o q fazer para nao ficar triste e aceitar q ela é saudavel, e ira ganhar peso qdo ficar maiorzinha. E muito dificil ver outros bebes maiores e ela tao pitinha. mas a verdade é q ela é realmente mt saudavel, nao adoece, nao tem nada. mas tb engorda pouquinho,uma pergunta o meu leite atrapalha ela engordar ou comer melhor? meu ped disse q tem o lado ruim e bom do peito, ele atrapalha por um lado mas é ecxelente por outro. o q fazer , nao vou tirar o peito dela enquanto nao completar 2 anos.

  36. elida disse:

    ola meu filho tem 10 meses e 6,500kg estou achando ele muito magrinho ele come papinha e tudo que comemos damos um pouco a ele (ele grita pedindo). mas ele nao engorda teve mes que ele engordou 100kg eo medico fala que ele ta bem mas eu sei que algo errado.gostaria de dicas de alimentaçao saldavel mas que engordasse ele. começei a dar mamadeira pra ver se ajuda um pouco pois ele so mamava no peito. desde ja obrigada…

  37. Michele disse:

    Olá! Tenho uma bebê de 9 meses que ainda mama no peito e que pesa 10kg. Ela come super bem, de tudo. Acredito que o segredo é ter muita paciência e não desistir fácil. Comer deve ser um prazer, uma alegria. Deixo ela pegar com as mãos, se lambuzar, assim vai sentindo as texturas dos alimentos. É preciso insistir um pouco, ignorar a careta feia nas primeiras vezes que experimentam, após umas três colheradas, tudo de resolve. Acho um exagero o lance do açúcar. Se for pouco, não tem problema. Bom senso sempre. Uma dica que dou é a seguinte: coloque o bebê na cadeira de alimentação dele, coloque ali alguma coisa que ele consiga pegar sozinho, podem ser grãos de arroz, macarrão, queijo cortadinho, e vá dando a comida que você preparou. Assim ele se distrai. E sempre ofereça água. As frutas sã melhores aceitas quando bem maduras. E os legumes quando bem cozidos e molinhos. Minha pequena come tudo sozinha e adora sentar na cadeirinha dela porque é um momento de alegria para ela!

  38. Cleuciene disse:

    Olá, o meu filho já tem 8 meses; e só mama no peito. Não sei mais o que fazer. Ele não quer nada do que ofereço. Quer mamar o tempo todo.
    Já tentei mingau, frutas, sucos papinhas; ele não quer nada.
    O que fazer? Que tipos de alimentos eu devo oferecer?
    Ele é de 35 semanas e sofre muito de cólicas.
    Ele está ficando magro, e eu mais ainda. Ele só quer mamar e o meu leite não está sendo o suficiente. Por favor, o que eu faço?

    1. Luana Prado de Souza disse:

      Oi Cleuciene, o leite materno não é mais suficiente para ele, ele precisa de algo há mais.
      Faz sopinha com legumes bem molinho e ofereça para ele, com pouco sal, ele vai gostar.
      E quando for fazer a mamadeira coloque junto com o leite Mucilon (tem de vários sábores), ele vai gostar.
      Se ele não gostar da sopinha com legumes, ofereça aquelas papinhas de frutas industrializadas da Nestle (banana, uva…) aos poucos ele vai gostar!

  39. Luana Prado de Souza disse:

    Oi Amigas, meu filho tem 10 meses, e gostaria de na ceia de Natal oferecer algo diferente para ele, o que posso oferecer?

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Luana.
      Fizemos um post somente sobre papinhas especiais para o Natal. Dê uma olhada na seção Papinhas!
      E Feliz Natal!

  40. Edlandia disse:

    minha filha e pesima para comer na mesma hora que gosta d uma coisa ja não quer mais gostaria de algumas dicas do que dar para ela comer bjssssssssss

  41. LIDIA disse:

    Minha bebe tem 10 meses, e pesa 11 kg come super bem, nao rwjeita nada, e mama no peito
    qdo vai dormir..