• JUNTE-SE A NÓS NAS REDES SOCIAIS:

Organização e caldo de galinha não faz mal a ninguém

Categoria: Comportamento por 6 de agosto de 2012

Diz o ditado popular que cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. Para uma casa com criança e adolescente, acrescentaria também a palavra organização. Uma organização, aliás, quase militar.

Pois as escolas que nossos filhos frequentam não são assim? Pelo menos a dos meus filhos é. Tem horário para entrada e saída. Horário de recreio (chamado de intervalo pelos nascidos depois dos anos 90). Datas de provas, controle de entrega de lição de casa e assim por diante. O local onde trabalhamos também costuma ter esquema quase militar de entrada, saída, almoço, férias, entrega de trabalhos, prazos, metas.

A rotina alimentar de nossas casas também não deve ser diferente. O cardápio das refeições deve e precisa ser preparado com antecedência, assim fica menos doloroso cozinhar depois de encarar 90 minutos de trânsito lento ou transporte público lotado. Se a casa já está abastecida com tudo que a receita pede para a refeição, o preparo será mais prático e rápido e até gostoso e com final feliz. A organização dos cardápios elimina a etapa da angústia que perguntas como “o que vou fazer hoje para o jantar das crianças?” ou “será que tem tal ingrediente?” trazem.

A vida moderna, ou seja, corrida e atarefada, não nos dá o luxo de pensar no cardápio assim que chegamos em casa, depois de um dia estafante. Quando se deixa para pensar na última hora sobre o que a família irá comer, corre-se o risco de oferecer sempre os “industrializadozinhos” com sabor de cardboard ou sabor padrão de papelão.

É claro que, vez ou outra, o filho vai comer o industrializadozinho porque eu não tô a fim de cozinhar nem encarar a louça depois do jantar. Mas, acredito, que só não cozinha para os filhos quem não quer. Até quem não sabe cozinhar, se vai para cozinha com determinação, organização e vontade, faz pratos deliciosos. Eu e Mônica somos provas vivas de que isso é uma verdade incontestável.

Comida com sabor papelão, acho, deve ser a exceção. Não pode se tornar a regra. O nuggets não pode ser sempre o Sadia ou de qualquer outra fábrica de alimentos. Pode ser o feito em casa, se você se organizou com antecedência para fazer a receita. Depois que aprendemos que é possível fazer uma deliciosa refeição completa em apenas 30 minutos, a lasanha Sadia e o lámen Miojo perdem totalmente o sentido.

Tenho, porém, uma desconfiança de que vivemos tempos em que a exceção é ir para cozinha fazer o próprio hambúrguer ou a própria almôndega. A regra, infelizmente, tem sido a comida com gosto de papelão ou a comida de restaurante. Comida de casa é melhor que a de muitos restaurantes, apesar de cardápios como o que abre esse texto tentar nos fazer acreditar que não é bem assim.

Beijos,

Patricia


6 thoughts on “Organização e caldo de galinha não faz mal a ninguém”

  1. Paula disse:

    Concordo e esse ano tenho me dedicado muito mais as refeições aqui em casa e está sendo um sucesso, mas confesso que ainda me atrapalho em fazer cardápios com antecedência… adoraria ter mais dicas de vocês de como organizar o cardápio diário e a dispensa.
    Beijos,
    Paula
    http://www.comoagenteviramae.blogspot.com

  2. Ana Paula disse:

    Certíssimas, meninas! Assino embaixo. Além de mil vezes mais gostoso, cozinhar para a família é tão gratificante, não é mesmo? Funciona quase que como uma terapia pra mim. Um beijo,

  3. Concordo!!! E tem gente que alega falta de tempo… O tempo que você demora para pedir uma pizza ou preparar nuggets, é o mesmo que você leva para cozinhar um macarrão com um pedaço de cenoura e um talo de salsão, juntar uma manteiga e um parmesão ralado, não é?
    Jokas da Mi

    1. Comer para Crescer disse:

      Pois é. E só descobre isso quem faz, quem realmente tá a fim.
      Beijokas da lindinha.

  4. Patricia e Monica, faço coro: organização do cardápio, controle da despensa e só não cozinha para a família quem não quer.
    Abraços.
    Ana Afonso

  5. Thamy disse:

    Tenho uma dificuldade enorme em conseguir em organizar. Minha mesa de trabalho, por exemplo, vive cheia de coisas, mas percebi que esta bagunça acaba me ajudando durante a execução. mas preciso sempre parar no final do dia pra ajeitar tudo pro dia seguinte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>