• JUNTE-SE A NÓS NAS REDES SOCIAIS:

Criança magra = criança doente?

Categoria: Comportamento, Meu Filho Não Come por 3 de junho de 2013

imagesMinhas filhas nasceram magrinhas, bem magrinhas – Isabella com 2 quilos e trezentos, Úrsula com 1 quilo e trezentos mais 25 dias na UTI Neonatal. Eu mesma, até os 25 anos, pesava inacreditáveis 48 quilos! Resultado: as duas continuam magras. Isabella é com certeza a mais leve da classe. Por isso digo de carteirinha que já ouvi a frase “sua filha parece meio doentinha” em todos os tons e ritmos diferentes. As garotas podem estar pulando, coradas, felizes, mas a falta de gordura nunca é perdoada. Quem tem filhos magros deve saber do que falo. No Brasil a gordura infantil ainda é vista como sinal de saúde.

Não, criança magra não significa criança doente. O fato, como já disse aqui, é que se…

* ela estiver bem, brincando, pulando, gritando
* apresentar uma curva de crescimento dentro do normal para sua idade – lembre-se que cada criança tem a sua curva de crescimento e o mais importante é que ela seja crescente
* ganhar peso sempre, mesmo que muuuuuuito lentamente
* não apresentar nenhuma doença – algo que você vai verificar sempre com o pediatra

…NÃO HÁ PROBLEMA NENHUM EM SER ESGUIO!

Apenas o médico – e não amigos e parentes bem intencionados – podem saber se a magreza é sinal de doença. Respire fundo quando ouvir certos comentários e não se ache uma coitadinha quando ver seu filho perto de outras crianças. Lembre-se o quão feliz ele será na adolescência e na vida adulta, sem ter de ouvir frases como “reeducação alimentar”, “nada de carboidratos depois das 18h” ou “dieta do abacaxi”.
E em como ficará bacana em todos os tipos de roupas!

Um beijo da Mônica


Comentários

  1. Eu também era bem magrinho. Pesava 68,2 kg dos 18 aos 36, quando fui trabalhar na Brahma…

    Estou "pensando" em perder uns dez quilos e voltar a pesar 73 kg. :/

    Beijocas

  2. Mamma Mini disse:

    Ai Mônica,sei do que vc fala, meu filho está SEMPRE abaixo do peso, os amiguinhos dele mais novos, tipo 1 ano a menos, pesam mais que ele, e já me descabelei MUITO por isso, mas o fato é que ele é super saudável e cresce "proporcionalmente" dentro da curva dele, ele é percentil 25 de peso mas dentro da curva do 25 ele vai super bem, evoluindo… um saco todos os comentários, as comparações, tenho uma amiga nutricionista que me pediu pra ver se ele tinha problema de absorção do glúten….aiaiaiaiaiaiai, eis que meu pediatra super descartou e e eu tento relaxar todos os dias e entender que meu marido era super magro, eu e meu irmão também, e ele herdou (no futuro ele vai gostar disso) a genética esbelta da família….rs
    mas é um tema muito presente na vida das mães de filhos magrinhos….
    beijos querida

  3. Orangotango disse:

    Mônica,
    Adorei o post. Me identifico muito ele. Sempre fui uma pessoa magra e muitas vezes me achavam "desnutrida". Sempre me orgulhei disso, exceto quando adolecente, quando não sosseguei enquanto minha mãe não me levou a um endocrinologista. Ele, para minha sorte, tirou a idéia de "regimes de engorda" da minha cabeça.
    Continuo ainda bem feliz magra, e tenho uma filha que também nasceu muito pequena e magra. Nunca tive problemas com isso, apesar de também ouvir que talvez fosse bom dar um "reforço" com acompanhamento médico! Imagina, ela é muito saudável e feliz!
    Parabéns.
    Adoro o blog! Adorei ver a Olívia Palito…foi meu apelido na infância!!!

  4. Olá Mônica,adoro o blog! Quando li o título fiquei tão feliz…. tenho 2 filhos,Tomás que sempre foi uma "elêgancia" quando o assunto é peso e Gabi que nasceu com 1.400kg (30 dias de UTI neonatal).é um "saco" ficarem comparando seus filhos com as outras crianças. Já ouvi coisas como "da um pouco de porcaria para ele engordar… Este final de semana, Gabi esta com 10 meses,lá fomos nós para festinha infantil quando pego minha sogra dando coxinha para a Gabi…pq ela estava com vontade de comer,ela precisa começar a comer outras coisas… pq as pessoas não respeitam nossas decisões de dar aos nossos filhos comidas saúdaveis? fico com fama de chata… ai ai. vou imprimir este post e grudar na parede aqui de casa! beijos

  5. Patricia disse:

    OI, Mô.
    Como vc sabe, os meninos também são lânguidos desde o nascimento. Miguel pesa incríveis 17 quilos aos 5 anos. Mas ele NUNCA fica doente. E Samuel tem 0% de gordura no corpo. Ele e um amiguinho, que é tão magro quanto ele, erguem as camisetas, encolhem a barriga para deixar as costelas à mostra e brincam que são puro osso, nome da "babá" de dois personagens da TV. Já fui mais encanada com a magreza deles. Hoje, estou mais relaxada porque vejo a alimentação dos garotos e na minha família ninguém fala que eles precisam engordam. Mas todos falam que eu necessito emagrecer!!! Puf!
    beijos Pati

    1. Maria Jose Nunez disse:

      Tenho dois filhos como biotipos bem diferentes, o maior tem 5 anos pesa 17kg o de 2 anos pesa 13.kg…por esse motivo sempre fico pensando se com meu magrelinho esta tudo o.k, mas desde que nasceu ele foi do tipo “elegante”, e os medicos dizem que eh dele que ele esta saudavel,alem do mais ele come bem, ele mesmo prefere frutas, verduras , legumes(tipo o menino do comercial que pede BROCOLIS), feijao e nao curte muito massas e coisas que engordam mais(e isso que eu nao sou a mae mais preocupada com alimentacao saudavel).Ele vem crescendo bastante, come, come e nao engorda uma grama…agora tem fases que ele fica enjoado pra comer e ai percebo que ele pega gripe com mais facilidade.Na familia , meu pai e meu irmao sao magros tbem!
      Nossa ri muito com o seu filho e o amiguinho dele, que brincam de mostrar as costelas…rs.Ele esta muito certo, acho que eh hora de deixar o conceito de que quem e magro nao eh saudavel e aumentar a autoestima dos nosso”magrelinhos”!!!
      Adorei o blog e o comentario das maes que passam pelo mesmo, ajudou muito a ficar mais tranquila!

  6. nem me fale, aqui em casa todos dizem que ela é magrela e baixinha….

  7. ADOREI o post!!! já tinha comentado com vc sobre isso,né?pois é..eu sempre fui magrela, todooo mundo achava que eu era doente..rsrsrs..meu filho e do mesmo jeito,e sempre o mais magrinho da classe, do onibus escolar,enfim…
    Mas a medica ja falou mil vezes que ele esta e é super saudavel,aalimentação dele é variada e balanceada, esta td bem..mas mesmo assim todo mundo ,principalmente a avó e a bisa achama que ele "passa fome" aqui em casa, e atocham comida no menino quando ele vai por lá..rsrsrs..adorei,alias estou adorando os posts! ;-)

  8. Allan, para incentivar você (e eu, claro), estou bolando um post sobre como continuar alimentando os filhos e ao mesmo tempo fazer regime. Me parece impossível, mas vamos ver…

    Mamma Mini, é como eu digo: deixa chegar a adolescência que todo mundo vai ficar feliz de vê-lo magrinho…

    Oragontango, nem fale em regime de engorda. Lembro que aos 20 anos eu tomava todos os dias uma vitamina de chocolate e banana junto com o Daniel, outro amigo magrinho. Eramos loucos para engordar. Imagine…

    Ingrid, eu também tenho fama de chata na família. Todo mundo acha isso mesmo, que criança tem de aprender a comer de tudo, mas esse tudo nunca é uma folha de alface, sempre é coxinha, chocolate. Minha mãe por exemplo, cismou com café!

    Pati, nós duas vamos entrar para o time do Allan. E eu vou escrever bem rápido o tal post. Será que a gente consegue fazer regime e continuar a alimentar nossos filhos? Sempre que tento fazer isso dá um tilt!

    Letícia, eu sei como é. E ficam te olhando com aquela cara de "você não vai fazer alguma coisa, levar ela no médico, colocar na natação para desenvolver" e por aí vai…

    Mãe mochileira, obrigada pelo carinho!! Essa de passar fome é um clássico. Também já ouvi isso. Minha mãe chega em casa, abre minha geladeira e fala "não tem um bolo, um doce, uma bolacha para as meninas?"

    beijos para todos!

  9. ALE disse:

    Oii minha filha e tão magrinha o pediatra diz que esta tudo bem, embora uma leve anemia…mas mãe que é mãe vive no desespero,não gosta de comer, lanchinhos nossa muito dificil…lá muito de vez em quando pede pão ou alguma coisa. gostaria de saber se alguem tem alguma dieta bem calorica dividida em seis refeições para me passar beijos e ameiiii este espaço?

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Alle.
      Obrigada pela visita. Filho com apetite de passarinho é mesmo torturante. Caso você ainda não use, que tal introduzir o mel para adoçar alimentos que sua filha gosta?. O mel é bemmmm calórico. A aveia também é. Vc pode usar a farinha de aveia por exemplo no arroz já cozido ou a aveia em flocos. O Miguel, que tem um paladar difícil e quase não sente fome, adora banana com aveia em flocos. Se sua filha gosta de abacate batido, vc pode bater também com sorvete de creme… Fica uma delícia!
      E vc já conversou com alguma nutricionista? Esses profissionais são ótimos para elaborar cardápios bem específicos.
      beijos,
      patricia

  10. Você já ouviu falar desta doença,mal de simioto ou doença do macaco,crianças que fica magra e só cura com banhos com plantas medicinais, entre neste site,www.maldesimioto.com.br, e nos ajude ser voluntário. DEUS é muito bom.

  11. ELIANE disse:

    meus filhos de 6 e 2 anos são muitos magros, já chorei muito por ouvir comentários que me deixou triste,falaram que minha filha era doentinha,que estava com o mal de simioto,ensinaram até dar sopa de iamim, que raiva!
    O mais novo de 2 anos é magrinho também , não gosta de comer nada a não ser macarrão de vez em quando o que eu terei que ouvir ainda ?

  12. francely disse:

    Minha filha tem 11 anos e tem 32 kg. E normal acho ela magra demais as aveias do corpo dela aparecem as pessoa falar que ela e muito fragil o que eu faço.

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Francely.
      Meu filho de 10 anos pesa 29 quilos. É saudável. Nunca fica doente. Cresceu acho que 7 ou 10 centímetros no último ano. Ele é branco, branco, branco. As veias do corpo dele aparecem loucamente. mas está tudo bem com ele. é o que diz o pediatra. é o que eu noto no dia a dia. E com a sua filha? O que vc nota? O que o pediatra diz? Ela cresceu e engordou no último ano, mesmo que pouco, ou melhor, no padrão dela de crescimento? Como está o hemograma dela? Ela tem alguma doença? Tem anemia? Ela está sempre doente, portanto, é frágil? Ou é uma criança super saudável, que dificilmente fica doente, porém é magra? Ela faz algum esporte para ganhar massa muscular? Vc oferece alimentos saudáveis, porém calóricos como mel, açaí, pasta de amendoim, chocolate, frutas secas, abacate, na dieta dela?
      Obrigada por comentar.
      Patricia

  13. Nina london disse:

    Moro em Londres e tenho uma filhota de 5 anos, q e muito magrinha, tb e saudavel e ja visitei tanto medicos daqui qnto do Brasil, preocupada com a magreza da menina…mas o que me faz buscar remedios, simpatias, e ate medico, sao essas pessoas sem nocao alguma em te falar o que querem e pensam… Como semana passada fui a uma festa infantil e pr variar minha filha era a mais magras de todas…ouvi de varias pessoas no mesmo dia e no mesmo lugar, se deixava minha filha passar fome, ou…nao tem comida na sua casa nao??? cara que odio..minha vontade era mandar tudo p PQP, entao, ignorei, mas pra ser bem sincera, proxima vez, nao vou trazer comigo esse stress, vou mandar se F**** e chega, asim um ou 10 a menos p nao me encher o saco… desculpem os palavroes, e que cansa sabe…5 anos ouvindo essa mesma coisa, nao cuidam das proprias vidas…e vem me fazer perguntas estupidas sobre a vida da minha filha…obrigada a todos

  14. Daniel disse:

    A curva do crescimento na educação alimentar expressa o desenvolvimento e pode ser medido em cm e pesoem kg, nem sempre esta dentro do padrão familiar, um homem pode ser magro mas porque nao faz academia ou não dado a exercícios físicos , ai chama de magro de ruim e vinculam a negatividade nessa imagem, mesmo tendo potêncial genético para crescer em altura ou músculos.
    Mulher magra e não esqualida é sinonimo de beleza mas depende do conjunto , só isso não é suficiente para chamar alguém de bonito(a) e no caso do adolescente ou homem ser forte é beleza, magreza e esqualidez não é nem um pouco másculo ou viril exageros também , ninguém é obrigado a se aceitar , nasci gordo morrerei mais gordo ainda !! ou Sou magro e quero honrar a irmandade das caveiras ! Seja lá qual for a o seu tipo, quem mantém hábitos saudáveis , pratica exercícios e se alimentar bem, o resto o corpo se encarrega.

  15. vania disse:

    o meu filho tem 8 anos e so pesa 25k e 1,28 de altura o pai dele pesa 112 k e 1,80de altura e eu q sou a mae 72 tenho 1,62 estou acima do peso eu acho ele muito pequeno e magro demais gostaria q alguem me ajudasse e me dissesse se pode ter algo errado com o meu filho . obrigada

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Vania.
      O que o pediatra do seu filho diz? Vc já levou seu filho para se consultar com outro pediatra? Os pediatras são os mais indicados para responder essa sua dúvida.
      Abs,
      Patricia

  16. dafne huanda da silva disse:

    eu sou magra e alta como ficar com um corpo bonito

  17. tereza disse:

    Olá, minha filha tem 06 anos e pesa 15 kg, já fiz de tudo, pior que ela come bem.. e graças a Deus é bem saudavel, só que da dó de olhar as perninhas, e estranho que os joelhos dela são enormes, me orientaram procurar a medicina ortomolecular, seria recomendável?? obrigado…

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi Tereza, não somos médicas, então o melhor é mesmo ter a opinião de um especialista. O que posso dizer é que tenho uma filha da mesma idade da sua que deve pesar apenas dois quilos a mais. É a mais magra da classe. Mas também come bem e é super saudável. Então não me preocupo muito não. Ela tem uma curva de crescimento coerente, isto é, sempre foi assim magrinha. A sua também? Porque os médicos acham problemático quando há uma mudança brusca, como por exemplo, engordar de repente, ou emagrecer. Quanto a medicina ortomolecular, sempre ouvi falar bem. Se sua situação financeira permitir, não custa tentar, né?
      beijos e boa sorte,
      Mônica

  18. Nicolas disse:

    por favor, me ajude, me chamo nicolas tenho 12 anos, eu sou muitomuitomuitomuitomuito MUITO magro.. tenho vergonha de sair na rua. comigo é ao contrario, eu me preucupo por ser magro de mais e a minha mae tenta falar que é normal. acontece que meu IMC (indice de massa muscular) é apenas 14, sendo que deveria ser 18,5. Tenho 12 anos, tenho 1,50 de altura e peso 32 kg.. estou doente de mais? sei que devo procurar um medico, mas tenho muito medo me ajude pf

  19. My Homepage disse:

    … [Trackback]…

    [...] There you will find 39150 more Infos: comerparacrescer.com/2010/04/crianca-magra-crianca-doente/ [...]…

  20. … [Trackback]…

    [...] Read More Infos here: comerparacrescer.com/2010/04/crianca-magra-crianca-doente/ [...]…

  21. Patricia disse:

    Oi, estou desesperada meu filho tem 3 anos e 5 meses e pesa 11 kg, ele é uma criança normal, brinca, pula, etc,,,só q muitooooooo magro, me ajudem, por favor…

    1. pate disse:

      oi. nossa. tbém me chamo patricia e meu filho tem exatamente a idade e peso do seu. ñ sei mais o que fazer…. é mtmtmtmtmt magro. me dá desespero olhar p/ ele, tadinho…

      1. claudia disse:

        ola patricias, meu filho tem 3 anos e tem 11 kilos tbm , nao sei o qfazer, ja levei ao pediatra tem uma leve anemia, quase nao come, ja dei tudo q foi de complexo de vitaminas mais nada ele nao sai de 11 kilos, agora esta com uma gripe horrivel, coclusao levei ao medico e esta mais magrinho com 10 e 900, fico desesperada tbm, nao sei o q fazer, ja levei em varios pediatras, mais nao resolve o problema,

        1. Comer para Crescer disse:

          Oi, Claudia.
          Ele toma leite na mamadeira? Se sim, você sabe dizer quantos mls de leite ele toma por dia? É importante não oferecer mamadeira de leite para crianças que têm pouco apetite. Crianças com pouco apetite precisam ter uma dieta bastante rigorosa, sem espaço para guloseimas, mamadeiras de leite ou lanchinhos entre as refeições. Essa restrição é necessária para a criança identificar o que é fome e passar a comer nas refeições. Quando ela aprende a pedir comida quando tem fome, pode começar a ter lanches entre as refeições principais, mas algo muito restrito também, tipo um iogurte ou uma fruta ou um pedaço de pão pequeno. Nada muito açucarado nem mamadeira de 250 mls de leite. Caso você ainda ofereça leite na mamadeira, preste atenção na quantidade de vezes de leite que oferece a seu filho.
          beijos e boa sorte.
          Patricia

  22. nobody disse:

    tenho 13 anos e peso uns 24 kg sou desnutrido mas não tenho um bom apetite
    sou baixinho e magro, fui no médico e não tenho nenhum problema, as vezes ganho uns quilos mas toda vez quando fico doente meu apetite some, e perco esses quilos, algumas pessoas acham que é “frescura“, mas eu não sei o que é.

  23. Emanuelly disse:

    Quando eu tinha 8 anos eu pesava 34 kg e agora 38kg.

    1. Neidde disse:

      Nossa

  24. Lícia disse:

    Assim como as colegas acima tb tenho um filho de 3 anos que já tem mais de um ano que não sai dos 11kg, é tão chato quando as pessoas perguntam pq ele é tão pequeno.. a altura dele é 92 cm acho que esta normal não? mas o peso me desespera, ele não toma leite e nem em mamadeira, se alimenta bem, ma alimentação rica em frutas e legumes, toma mingau a noite mas não engorda! recentemente levei ele em uma endócrina que passou uma série de exames .. vou fazer semana que vem..vamos ver o que dá,,

  25. patricia junqueira disse:

    ola,tenho dois filhos o lucas e a mayara ele sempre foi muito mais doente que ela mais ambos tem saude mesmo eu achando ele magro e pequeno todos tem saude e eu fico muio feliz com isso o lucas tem 6anos e pesa 22,3Kg e tem a altura de 1,14cm ela tem 2anos pesa11,2Kg e a altura e 78cm estou contente com isso.ABRAÇOS

  26. adriana disse:

    ou tbm fui muito magra quando criança e meu marido e super magro …
    resultado a minha filha tbm e magra e eu confesso que as vezes não quero aceitar e fico querendo entupir ela de tanto comer pra vê se ela engorda o chato mesmo e das pessoas ficarem perguntando por que ela é tão magra poxa vida basta olhar para os pais que eles terão resposta. sei que e genético e hoje sou super feliz pois posso comer tudo o que eu quiser sem ter que me preocupar com a balança
    um abraço adorei seu blog!!!!

  27. Alex disse:

    eu tenho 24 anos e peso 63 quilos, fazem 6 anos que faço academia e não ganho peso de jeito nenhum, quando começei eu pesava 50 quilos com 18 anos. Fui a varios médicos e todos diziam que eu era super saudável e eu sempre comi bem, mas essa magreza me irrita até hoje, ja cheguei fazer dietas mirabolantes de comer 10 ovos crus no cafe da manhã por um longo periodo de tempo, fazem uns 5 anos que como 6 bifes de frando por dia dentre todo os outros nutrientes que todo mundo conheçe que ajuda na hipertrofia, de segunda a segunda rsrs e adivinha? não engordo! Então mamães no caso dos garotos, melhor dar uma ajudinha na alimentação deles enquando novos pra não sofrerem muito na adolescencia! como eu rsrs é muito ruim se sentir raquítico no meio dos amigos mais novos e mais desenvolvidos, os médicos ou sei la quem podem falar que estão saudaveis mas oque passa dentro da cabeça da gente só a gente sabe! apesar de ser uma matéria de 2010 foi interessante ler isso!

  28. felipi disse:

    tenho 25 anos e peso 50kg desde meus 17 anos achava frustante os comentariosque faziam a meu respeito mas hj sou muito feliz por ser magro

  29. Vanessa disse:

    Estou precisando de ajuda…Minha filha tem 3 anos e pesa 9kg,tem 85cm.Gostaria de indicações de médicos.Já levei a vários pediatras,endocrino,nutrologo,gastrogeneticista e ninguém conseghue encontrar a causa do problema.Preciso de respostas,às vezes acho que vou enlouquecer.Moro no Rio de Janeiro.Se alguém souber algum pediatra ou especialista bom que possa me ajuda,por favou me ajudem.

  30. clarimc disse:

    minha enteada pesa 18 kgs aos 7 anos. A medica disse que esta com desnutricao com principio de anorexia. Mandou pra pscicologa e nutricionista. A nutricionista disse que nao podia fazer nada pois ela come na escola e a pscivologa falou que a medica trabalha com tabelas e ela tem energia e é para eu relaxar e ser menos neurotica. Acredito em quem? Ela e a mais baixa e mais magra da escola. É bastante inteligente mas vive com rochoes, dedos com pele saliente e demora pra cicratizar feridas. Ela nao come nada, so besteiras na rua, pois em casa nao tem doces, mas é o que ela gosta. Na vó come torresmo, miojo e em casa come bem tomate e cenoura cru mas a comida enrola e nao desce.

    1. Comer para Crescer disse:

      Olá.
      Você acreditou na médica? Então, volte nela e diga como foi a consulta com nutricionista e com a psicóloga indicadas e se ela não teria outras profissionais para te indicar. Se você acreditou na nutri e na psicóloga, então relaxe e vá oferecendo alternativas saudáveis à inclinação para o doce. Você pode (e deve) chamá-la para fazer alguns pratos salgados na cozinha. Mas, sinceramente, acho que você deveria procurar outras profissionais para te ajudar.
      Ah, só mais uma coisa: sua enteada estuda em escola pública? Se sim, saiba que, ao contrário do que diz a nutricionista, se você encaminhar um pedido médico orientando que sua enteada deve comer frutas no lanche ao invés dos lanches da escola.

      Boa sorte

  31. catia sabrosa disse:

    oi minha filha faz em setembro 10 anos e mede 1.44 e pesa 36 kg,me doi mt quando ouço comentarios tipo :sua filha esta tao magra ja foste com ela ao medico )a verdade é q ja fui e a medica disse q a magreza dela nao a poreocupava nada mas sim a altura q era mt alta ,aconselhou me a mete la na natacao para os musculos dela desenvolverem consuante a altura de resto no me deu nada para a magreza :)mas custa me bastante tar sempre a ouvir o mesmo

  32. LEA disse:

    OI MEUFILHO TEM 10 ANOS E SAUDAVEL SEMPRE FOI MAGRINHO A FAMILIA DELE DE PARTE DE PAI FICA O TEMPO TODO DIZENDO QUE ELE MORRE DE FOME . EU NEM LIGO IMPORTANTE QUE AMO MEU FILHO DO JEITO QUE ELE E

  33. Mikaelle disse:

    Olá, eu tenho 13 anos sou um pouquinho pequena e a última vez que eu pesei foi alguns meses atrás, eu estava com 30 quilos e meio. Eu sou bem magrinha e muitas vezes tenho vergonha do meu corpo. Algumas roupas que eu gostaria de usar não cabem em mim e eu fico muito triste com isso. Será que vc poderia passar alguns nomes dos alimentos que eu tenho que comer para ganhar quilos ?

  34. fran disse:

    minha filha tem 2 anos e 9 meses pesa 12 kg ela esta no peso ideal Abraços!!!