• JUNTE-SE A NÓS NAS REDES SOCIAIS:

Na cozinha com Samuel

Categoria: Blog, Cozinheiros de primeira viagem, Patrícia descobre a feira, Patricia Descobre a Feira por 29 de junho de 2013

Há duas semanas a editora Alaúde nos enviou um livro de receitas para conhecermos, o Na Cozinha com Rebecca. Como tínhamos ganhado o Vamos pra Cozinha (editora DBA), no evento da Casa Eletrolux, perguntei ao Samuel se ele não gostaria de fazer o almoço escolhendo algumas receitas dos livros. Pensei que o garoto fosse declinar do convite.

Que nada!

O menino topou o desafio na hora e nos surpreendeu. Ele pegou os livros, folheou e escolheu o que desejava fazer.

Para nossa surpresa, quis fazer o serviço completo: entrada e prato principal. Escolheu uma Salada de Bifum (Bifum à moda oriental), de “Na Cozinha da Rebeca”, além de um peixe, do “Vamos Pra Cozinha?” . Na última hora pediu para aprender a fazer um purê de batatas, que ele adora, além de esquentar o feijão e o arroz que já estavam prontos.

A experiência foi excelente!

Como diz Mario Sergio Cortella, no video sobre a despamonhização das famílias, na cozinha as crianças aprendem muito além do que imaginamos: aprendem que existe um processo de elaboração por trás de tudo de consumimos. Samuel ficou muito orgulhoso com o resultado. Nós também. A comida ficou boa. Comemos praticamente tudo. Foi um domingo inesquecível.

Abaixo algumas fotinhos do momentoso evento. Recomendo fazer e repetir a atividade com as crianças. O livro “Na Cozinha da Rebeca” tem receitas fáceis e gostosas de serem executadas pelas crianças e por adultos que não são assim hábeis na cozinha. O livro  foge um pouco do tradicional, pois as receitas têm uma pegada árabe, com sugestão de babaganuj, cafta no espeto, charutinho de repolho, homus e, claro, o onipresente nuggets.

Não se esqueça que os pequenos devem sempre estar acompanhados de um adulto quando estão pilotando fogão e mexendo com facas. Não se esqueça de lavar as mãos antes de tudo.

Começando pelo começo: lendo a receita

 

Receitas abertas e separando os ingredientes

Pesando o bifum

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aprendendo o que é hidratar a massa

misturando os ingredientes da salada

Empanando o peixe

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Experimentando a textura e o sabor do purê

 

Dando uma paradinha para contar a novidade ao amigo-vizinho.

Feliz com a conquista e morto de fome!!!

 

 

 

 

Experimentando a salada e “Chega de foto, mamãe. Quero comer!”

 

Serviço:

Na Cozinha com Rebecca, de Rebecca Chamma

Editora Alaúde

96 páginas

32 receitas

 

 

Vamos Pra Cozinha, Betty Kövezi e Gabriela Martinoli

Editora DBA

156 páginas

Já falamos sobre ele AQUI.

 

 

Beijos,

Patricia

PS Importantíssimo: Apesar do traço árabe das receitas do livro da Rebecca, uma delas é bem italiana: o pesto. Eu fiz e ficou simplesmente divino. Quem sabe dou a receita no post de amanhã, que aliás trará uma surpresa muito boa para as(os) nossas(os) queridas(os) leitoras(es). Nos visite amanhã para saber o que é.

 


7 thoughts on “Na cozinha com Samuel”

  1. rafaela disse:

    oiii tem como passar a receita do filé de peixe assado?
    tenho 12 anos , amo cozinhar e amo peixe queria tentar essa receita.=)
    beeijos desde já obrigada.

  2. Noris disse:

    ah, como eu queria que minha mãe tivesse me ensinado uns truques na cozinha quando eu era menor… eu sou um zero à esquerda na panela, só sei fazer macarronada. mas sempre é tempo de tirar atraso, né :)

    aliás, que lindão seu filho, acho que não tinha visto foto dele ainda.

    bjs!

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Rafa.
      Cozinhar é a coisa mais fácil do mundo. Até eu que até poucos anos era também uma zero a esquerda entre panelas e fogão, já consigo fazer algumas coisas legais, principalmente doces, que é realmente o que eu curto fazer. Então, não fique se achando o pior das caçarolas pq ninguém consegue ser quando se pegar prática. E as mães são muito donas da casa e não gostam de compartilhar o reinado. Já pensou se o filho faz bolo melhor que eu aos 11 anos de idade. Vou morrer de catapora!!!!! E de fato vc não conhecia o Samu pq quase não publico fotos dele para preservar a criatura e evitar sirigaitas (kkkkk).
      bjs

  3. Luíza Diener disse:

    que lindo! deve dar o maior orgulho, ein?
    nem eu preparo uma refeição tão complexa assim!

    um dia eu chego lá (e o benjoca tb. ahhahah)

  4. Mari disse:

    Pronto, já pode deixar ele ir morar na república da faculdade sem medo, que de fome ele não morre :)

  5. Que legal! Gostei de ver o rapaz na cozinha, arrasou.

  6. Fernanda disse:

    Adorei! Mandei o link para o Gabriel. Ele vai querer fazer igualzinho! Só que ele é criativo demais para seguir receita, e aí é preciso muuuita paciência :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>