• JUNTE-SE A NÓS NAS REDES SOCIAIS:

12 deliciosas receitas de pipoca!

Categoria: Entradas, Receitas por 10 de julho de 2013

DSC_3234-940-close-up-photo-popcornNem é preciso dizer que pipoca combina com tudo, né? Ela alimenta, diminui a ansiedade e ainda inspira os poetas, como nessa maravilhosa crônica de Rubem Alves. O bom é que a pipoca é rica em carboidratos, fibras e vitaminas, só nutrientes importantes para a garotada. A culpa passa longe….

Esqueça as versões para microondas e vá para o fogão criar suas próprias receitas. Para animar, separei algumas receitas. As duas primeiras são minhas e as outras encontrei na globosfera e fiz algumas adaptações – você encontra o link original abaixo de cada uma.

Pipoca tradicional

Coloque duas colheres de sopa de óleo em uma panela, deixe aquecer um pouco e junte uma xícara de chá de milho para pipoca. Mexa até o milho começar a estourar. Tampe a panela e agite às vezes. Peça ajuda para as crianças: quando o intervalo entre os estouros ficarem mais longos, está na hora de desligar. Coloque sal e está pronto!

Pipoca doce

Coloque duas colheres (sopa) de manteiga, 10 colheres (sopa) de açúcar em uma panela grande e leve ao fogo baixo mexendo sem parar até formar uma calda. Cuidado para não deixar queimar. Junte 1 xícara (chá) de milho para pipoca e continuem mexendo. Quando as pipocas começarem a estourar, tampe a panela. Segure o cabo e vá chacoalhando a panela para a calda misturar bem. Quando os intervalos ficarem mais longos, desligue e sirva!

Pipoca doce e salgada – Kettle Corn

1 1/2 colher (sopa) de óleo (eu uso canola)
1/4 xícara de milho para pipoca
1 1/2 colher (sopa) de açúcar
Sal a gosto

Em uma panela grande, coloque o óleo e 3 grãos de milho. Acenda o fogo e tampe a panela. Preste atenção: quando o terceiro grão de milho estourar, o óleo está pronto. Adicione o restante do milho e o açúcar. Gire a panela para misturar bem. Tampe a panela e sacuda gentilmente (ou gire a manivela, se tiver uma panela própria), deixando a tampa entreaberta para o vapor sair. Quando estourar tudo, coloque as pipocas em uma tigela grande e coloque sal a gosto (cerca de 1 colher (chá) para esta quantidade de milho).

do Cinara`s Place

Bolotas de pipoca doce

5 xícaras de pipocas já estouradas
1 colher (ou quanto baste) de óleo de canola ou milho
3/4 de xícara de açúcar
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
1/2 xícara de melado
1/3 xícara de água
1 colher de chá de suco de limão
1 pitada de sal
1 pitada de cravo em pó
2 pitadas de canela em pó
1 pitada de gengibre em pó

Deixe arrumada uma superfície antiaderente (um tapetinho de silicone, ou papel-manteiga untado), nela irão esfriar as bolotas. Unte uma tigela grande com óleo e coloque lá as pipocas já estouradas. Tenha o cuidado de retirar todos os milhos não estourados (piruás), para não correr o risco de quebrar o dente de alguém.

Em uma panela, misture os açúcares, o melado, a água, o suco de limão e os temperos. Leve ao fogo médio para ferver e mexa sempre. Quando as bolhas estiverem grandes e o caramelo espesso, ao ponto da colher fazer rastros definidos na panela, retire a panela do fogo e despeje o caramelo cuidadosamente sobre as pipocas. Misture as pipocas ao caramelo com um garfo e deixe esfriar um pouco, até conseguir encostar o dedo.

Unte as mãos com óleo e faça bolotas. Coloque as bolotas para esfriarem e endurecerem sobre a superfície untada. Armazene em pote bem fechado.

da Casa da Chris

Pipoca com manteiga temperada

Esquente em fogo forte 2 colheres de óleo, junte 200gr de milho de pipoca, tampe a panela e deixe a pipoca estourar, chacoalhando de vez em quando. Em outra panela derreta 50gr de manteiga e junte: 2 colheres (chá) de canela em pó, 2 colheres (chá) de cominho em pó, 2 colheres (chá) de páprica (se a família gostar de pimenta, pode usar a versão picante), 4 colheres (chá) de sal e 4 colheres (chá) de açúcar. Regue a pipoca já estourada com essa mistura e coloque tudo num saco de papel. Sacuda, sacuda e sacuda bem o saco para que a pipoca fique toda coberta com a manteiga temperada.

do Rainhas do Lar

Pipoca Picante

1 xícara (chá) de milho de pipoca Pula Pula
2 colheres (sopa) de margarina ou manteiga
1 colher (chá) de ervas finas
1 pitada de pimenta-do-reino
1/4 xícara (chá) de queijo ralado

Em uma panela coloque a margarina/manteiga e o milho de pipoca Pula Pula. Fique mexendo sempre até começar a pipocar. Tampe a panela e abaixe o fogo. Retire do fogo e acrescente as ervas finas, a pimenta e o queijo ralado, misture muito bem.

do Mundo de Sabores

Pipoca doce com pasta de amendoim

200 g de pipoca já estourada.
1/2 xícara  de manteiga
3/4 xícara de açúcar mascavo
1/4 xícara de pasta de amendoim
20 marshmallows grandes

Coloque a pipoca em uma vasilha grande. Em uma panela, misture a manteiga, o açúcar mascavo e o marshmallow. Deixe em fogo baixo e vá mexendo até o marshmallow derreter. Acrescente a pasta de amendoim e misture bem. Antes de esfriar, jogue sobre a pipoca e misture tudo.

do Allrecipes

Pipoca doce com leite condensado

1 pacote de milho de pipoca (250g)
1 lata de leite condensado
1 pacote de coco ralado (500g)
3 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
Óleo a gosto.

Em uma panela grande, adicione o óleo e estoure o milho de
pipoca. Em seguida, passe a pipoca para uma vasilha
grande. Reserve. Na mesma panela, coloque o açúcar e o chocolate em pó e deixe
caramelizar. Apague o fogo e, rapidamente, despeje a pipoca na
panela e mexa para caramelizá-la por completo. Passe a pipoca para a vasilha novamente e adicione o leite
condensado e o coco ralado.

do Mais Você

Pipoca com caldo de carne

Quando for estourar a pipoca, antes de colocá-la no óleo, espere ele esquentar um pouco e então jogue um tablete de caldo de carne. Mexa até ele começar a se desfazer, então coloque a pipoca e não pare de mexer até que ela comece a estourar, senão o caldo queima! Fica muito bom se você conseguir não queimar. Também dá para fazer com caldo de galinha.

do Pipoca do Valdir

Pipoca com bacon

100 g de bacon
sal
1 xícara de milho para pipoca

Corte o bacon em cubos de ½ cm e coloque na panela juntamente com o óleo. Leve ao fogo baixo misturando levemente. Doure os cubinhos de bacon e coloque-os em papel absorvente. Reserve. Elimine parte da gordura que se formou na panela deixando o equivalente a 4 colheres de sopa. Leve ao fogo novamente e acrescente o milho. Tampe a panela. Assim que o milho começar a estourar, abra rapidamente a tampa e adicione os cubinhos de bacon frito, tampe novamente a panela e termine de estourar o milho. Salpique com sal e sirva quente.

do Muito Mais Receitas

Pipoca ao pesto de manjericão

3 xícaras (chá) de pipoca já estourada
1 xícara (chá) de manjericão
1 xícara (chá) de parmesão ralado
1/4 xícara (chá) de azeite
1 colher (chá) de sal
2 dentes de alho picados

Coloque todos os ingredientes, exceto a pipoca no liquidificador e bata até obter uma pasta homogênea. Numa vasilha, junte a pipoca e misture bem. Sirva em seguida.

do Moo

Pipoca de chocolate

1 xícara de milho para pipoca de boa qualidade
6 colheres de sopa de açúcar cristal
3 colheres de achocolatado em pó de boa qualidade
Água

Misture o achocolatado com o açúcar. Coloque água suficiente para cobrir a mistura. Leve ao fogo, mexa sempre para não encaroçar. Ferva até ponto de brigadeiro mole. Estoure a pipoca. Quando terminar de estourar desligue o fogo, despeje a calda na pipoca, ambas quentes, mexa rapidamente a pipoca até cristalizar a calda. Obs: não se preocupe quando você jogar a calda e a pipoca murchar. O que faz a pipoca ficar boa é mexê-la rapidamente.

do Tudo Gostoso

beijos

Mônica

Tags:


73 thoughts on “12 deliciosas receitas de pipoca!”

  1. Rafaela disse:

    Amei a receita pipoca doce apenas achei que 10 colheres de açúcar é demasiado. Pus apenas 3 e picou otimo

  2. Danyelle disse:

    Legal São receita interessantes.adorei .

  3. Marcia Muzima disse:

    Hmmmm, vou experimentar as pipocas cm manteiga, devem ser deliciosas

  4. douglas disse:

    Por que eu nao gosto de pippoca

  5. Viviane Rodrigues disse:

    EU AMEI O SEU BLOG, MUITO BEM FEITO, MAIS EU QUERIA TIRAR UMA DÚVIDA, AQUI ONDE MORO EM NOVA IGUAÇU – RJ , OS PIPOQUEIROS USAM UMA GARRAFA COM UM LIQUIDO PARA FAZER A PIPOCA DOCE EU DESEJO SABER QUE LIQUIDO É ESSE E ONDE COMPRA?

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi Viviane, confesso que não tenho a menor ideia do que seria, mas vou atrás para descobrir para você. Agora, com certeza não deve ser nada muito natural, né? Deve ter aqueles ingredientes que mais parecem experiências químicas do que comida. Nossa sugestão é que você tente fazer caldas doces em casa, com ingredientes mais naturais.
      beijos
      Mônica

  6. heloisa nunes batista disse:

    Eu adorei esse Blog Estar de parabéns voces(e)

    Abraçoss
    Beijosss :)

  7. Rafaela disse:

    Queria saber se a de caldo.de carne e gostosa

  8. amanda disse:

    As pipocas são uma deliçiosas fação pra ver…

  9. ´leticia disse:

    amei as receitas esse ano vo virar um bujao kkkkkk

  10. DANI SI disse:

    Nem acredito que consegui fazer a pipoca doce!!!!!!!! Coloquei anelina e ficou igualzinha a do pipoqueiro!!!!!!!! Amei e economizei!!!!!!!Bjs

  11. Elaine disse:

    Adorei vou fazer todas.

  12. sarah disse:

    parabéns mônica pelas belas receitas !!!!!!!! vc está de parabéns..

  13. Cris Benício disse:

    Acabei de fazer a pipoca de chocolate e ficou uma delícia,meus filhotes e eu amamos.Só demorou um pouquinho porque coloquei muita água na calda,aliás nem acreditei que ia virar calda,hi hi hi…Só uma dica,pra não ficar muito doce,estourei a pipoca usando margarina com sal.Muito bom! Obrigada à equipe comer pra crescer!

  14. Adoro pipocas, sou fã!!! 12 receitas de pipocas… uau, fiquei com água na boca, tenho que experimentar todas :)

  15. Paula disse:

    Olá! Eu gostaria muito de saber fazer pipoca com aqueles cubinhos de provolone. Tentei fazer e o queijo ficou derretido :( Qual será o segredo?

  16. TRICIA disse:

    ADOREI as receitas de pipoca , ainda não tentei mas quero muito fazer a pipoca doce, porem vejo que é a mais dificil de fazer. gostaria de saber pq?

  17. Luzia disse:

    Boa tarde! gostaria de saber como faz aquela pipoca vermelha que a gente compra nos carrinhos na rua?

  18. Vivian disse:

    Fiz a pipoca doce, ficou uma delícia……..adorei!!!!!!!

  19. Sarah disse:

    Nossa eu amo pipoca doce,salgada e tambem eu amo pipoca com manteiga amo muito bjos.

  20. alexia disse:

    FIZ A DE CALDO DE CARNE E ACESSENTEI PIMENTA MOÍDA E ORÉGANO… FICOU UMA DELICIA.

  21. klissia ferreira disse:

    fui ver essa receita queimou essa porcaria de pipoca

  22. bianca disse:

    podia me dizer se tem pipoca de mel se tiver pubrique a receita no site por favor sou de angola

  23. bianca disse:

    adoreiiiiiiiiiiiiiiiiii…e uma delicia

  24. Leoni disse:

    Caraca, eu só acho que a receita de pipoca doce, tinha que vim mais detalhada, porque eu fiz, foi só prejuízo… queimou a porrrra toda. Nao deu certo!!!!

  25. Bianca disse:

    eu fiz a pipoca doce e saiu amarga!

  26. Joao disse:

    Água na boca!!!
    Para mim, pipocas só existem (existiam!) em três sabores:
    Doces
    Salgadas
    com manteiga
    Pensei que era aventureiro, fazendo meia dose de pipocas salgadas e outra meia dose de pipocas doces, que depois misturo (gosto da surpresa, de não saber se a pipoca que vai para a boca vai sair doce ou salgada! ehehhe).
    Fiquei estupefacto com a variedade de sabores e receitas para pipocas! :D
    Vou experimentar algumas, certamente! Pipocas com bacon…? Genial! :D
    Obrigado por partilharem!
    Não sei como vim cá parar! Penso que foi através de um tweet de alguém que sigo. De qualquer forma, obrigado também a quem partilhou o link do blog no Twitter! :)

    Bjs e abraços de Portugal!
    @JFerreiraMKT no Twitter

  27. Alexandre de Menezes Dias disse:

    Eu adorei as receitas porque minha mãe pode faser essas receitas

  28. Eliane disse:

    Oi, pessoal
    Na reunião do meu filho de 5 anos pedimos a direção da escola algumas dicas de lanche, eles indicaram vocês, ADOREI as dicas…
    Aproveito para dar uma incrementada, aprendi a fazer pipoca de microondas em casa, é rápido e muito mais saudavel.
    Você coloca a pipoca (na quantidade que desejar) em um saco de papel (pode ser o saco de pão) e coloca no microondas, por mais ou menos 3 minutos e pronto!!!
    Para pipocas mais incrementadas é possivel colocar margarina dentro do saco.
    Aproveito para peguntar sobre o uso do microondas no preparo dos alimento, é prejudicial?
    Pois nessa correria que vivemos temos que tentar conciliar o rápido e o saudavel, nisso acabo usando o microondas para fazer bolo de caneca e pipocas.
    Um beijo e obrigada pelas dicas!

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Eliane.
      Que legal saber que somos indicadas por escolas. Fiquei curiosa em saber onde seu filho estuda. Vc pode contar? Sobre o microondas, nós, aqui nunca nos deparamos com nenhum estudo sério dizendo que é prejudicial à saúde. Confesso que eu não sei cozinhar com ele. Uso mesmo só para esquentar comida, água, leite, derreter manteiga, chocolate.
      E obrigada pela receita da pipoca. Uma dúvida: como vc fecha o saco para não explodir pipoca pelo microondas todo?
      bjs
      Patricia

      1. Eliane disse:

        Oi, Patrícia
        Desculpe a demora…
        Meu filho estudo na cidade de Itatiba-SP, na escola Brinquelandia, a orientadora esta sempre pesquisando dicas sobre alimentação e a sua matéria sobre lanche foi passada para todos os pais.
        Quanto a pipoca é só você não encher muito o saco e dobrar a ponta algumas vezes que não sai do saco, uma delícia, pena que meu filho não gosta muito de pipoca!
        Uma outra dúvida minha é sobre o suco de soja, estive conversando com uma nutricionista e ela me disse que a soja em excesso para crienças pequenas é prejudicial pois causa puberdade precoce, estive pesquisando we não achei nada muito concreto a respeito.
        Vocês sabem alguma coisa sobre a soja?
        Qual a quantidadeideal para cada idade?
        Um beijo e até a proxima!!!

        1. Comer para Crescer disse:

          Oi, Eliane.
          Obrigada pela dica da pipoca e do nome da escola. Quando puder, agradeça a orientadora pela indicação. Ficamos muito felizes. Sobre o suco de soja, li um estudo nos Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia que levanta uma dúvida sobre uma correlação. mas o próprio estudo avisa que “questões relacionadas à segurança alimentar, principalmente de alimentos baseados em soja, permanecem sem respostas precisas.” O estudo está nesse link http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302007000300021.
          O que todos os médicos ponderam é para evitar o excesso. E como se pode fazer isso: fazendo uma conta rápida de cabeça. Somente a ingestão diária de alimentos à base de soja (suco e leite) por dia. Não poderia passar de 400 a 500 ml para crianças até 3 anos, até 3 anos. Mas como o próprio estudo diz que não há segurança sobre a ingestão, acho que limitar a dois ou três na semana, no lanche, pode ser o adequado.
          bjs
          Patricia

  29. Lana disse:

    Gente, pra quem quer emagrecer, mas ama pipoca tem uma dica ótima, de fazer sem óleo :)
    Coloque uma quantidade desejada de milho de pipoca em um saco de pão (é, isso mesmo), feche bem, e coloque por uns 2 min (dependendo da potência) no microondas :) super saudável e fica uma delicia

  30. ola sou lerio gosto muito de receita especialmente de pipoca;;;;; vaço todos os dias ……………………………………………………………………………………… bjs leeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

  31. roseli Amorim disse:

    Pessoal,
    alguém pode me ensinar como fazer pipoca com queijo iagual aquelas dos pipoqueiros?
    já tentei com provolone, com queijo qualho .. e nada .. ficou horrível.
    podem me ajudar??

  32. anonimo disse:

    Bom a pipoca doce segui a receita a risca só que queimou tudo, até copo com medida usei, não deu certo. Ficou tudo endurecido e não estourou nada. Não gostei nenhum pouco.

    1. FLAVIA disse:

      o segredo e vc colocar na chama pequena e sempre mexer, e tbm nao precisa esperar ate que o açucar derreta por completo, pq o milho demora pra esquentar, tbm pensei que nao ia dar certo, mais funcionou. Demora um pouco mais fica uma delicia.

  33. disse:

    amei essa receitas quero tentar fazer uma… sou um desastre na cozinha! ririririririri

  34. nik disse:

    não tem receita de pipoca sem gordura????

    1. Adihelen disse:

      Ola, eu soube de uma receita de pipoca sem gordura que não tem o mesmo sabor, mas resolve esse problema :) Coloca o milho em um saco de pão, fecha bem fechadinho e poe no microondas na potencia maxima (1 a 2 minutos dependendo do forno). Vi nesse site:http://rinaldogoodnews.blogspot.fr/2010/11/pipoca-sem-gordura-feita-no-saco-de-pao.html e pode ser que você goste! Boa sorte!

  35. Léli Marques disse:

    AAAAmei esse blog…vocês estão de parabéns…pelo cuidado e capricho nos textos e matérias interessantíssimas…coloquei na net a palavra pipoca esperando pegar uma ou outra receitinha diferente e dei de cara com tdo isoo…um arraso!!…PARABÉNS!!
    agora que descobri vou entrar sempre!!

  36. Leticia disse:

    Fiz o de chocolate agora e ficou enxarcada. :(

  37. felix disse:

    gostaria de saber se tem alguma receita de pipoca de macarrão´
    tradicional da região serrana do rio de janeiro.

  38. camila disse:

    adoooooooooooooooooooooooooooooogo

  39. Marcello Carvalho disse:

    Caramba!!!
    Muito bom mesmo!!!..Todas as receitas…Essa p mim e nova que acabei de fazer pipoca com orégano adorei se quiser posso postar..A
    Abraço!!!

  40. maycon douglas disse:

    oi adorei as pipocas fiz de leite condensado mas sem coco eu gosto de coco mas pra uma coisa nao gosto fiz pro meu filho na verdade quem cozinha la em casa e um homem que sou eu minha mulher nao sabe fazer nada e alis sou dono de um restaurante e adoro encontrar coisas novas para fazer em em casa no meu restaurante .

  41. edicleide disse:

    ja fiz ficou boa mesmo

  42. bruna disse:

    oi! gostaria de saber como e feita a pipoca de chocolate do carinho de pipoca
    obrigado
    adorei suas receitas

  43. anonimo disse:

    nós estamos habituados a ouvir o estourar das pipocas! quando isso não acontece deixamos estar mais um bocado… RESULTADO: panela queimada no lixo e casa cheia de fumo! nada de pipocas com manteiga!

  44. Jussara disse:

    Adorei, vou postar a dica no meu blog.

  45. Mirinha disse:

    Oi amigas do Comer para Crescer,

    Eu adorei as receitas do site, principalmente as da pipoca Kettle. Parecem ser muito apetitosas! HUMMMM! Vou fazer hoje mesmo para toda a minha família! Serei muito cuidadosa ao prestar atenção ao terceiro milho estourando, deixa comigo!! Tomara que eu não queime! RISOS!

    Uma dúvida, o caldo de carne da pipoca com caldo de carne pode ser de alcatra ou tem que ser de alguma carne mais nobre, tipo filet miau? Posso colocar azeitonas pra dar um bonus no sabor?

    Beijos estourados!

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi Mirinha, que bom que você curtiu o blog!
      Sobre a pipoca com caldo de carne, na receita que encontrei na Pipocas do Valdir ele fala em um tablete de caldo de carne. Mas com certeza, se você fizer o caldo em casa, ele será mais saudável (hehehe). Meu marido que é um cozinheiro de mão cheia sugere que você use ossobuco ou acém com osso para fazer o caldo. E acho que com azeitonas vai ficar uma delícia. Humm… acho que vou experimentar assim aqui em casa também!
      beijos
      Mônica

  46. valesca disse:

    que delicia, adorei as receitas.

  47. Jr disse:

    Ah ta…pipoca alimenta sim…come isso de estomago vazio pra ver o gases e a azia q da em vc..haushauhsuahsua!

    Mas o post é bom…

    1. Comer para Crescer disse:

      Oi, Junior.
      Obrigada pela dica, mas como deve ter notado esse blog preza pela alimentação saudável – infantil ou não. E, obviamente, não é saudável manter crianças muitas horas de estômago vazio. Quem segue esse blog já sabe disso faz tempo. Quem não segue, pode aproveitar a oportunidade para ler nossos outros posts e aprender com a gente!
      Patricia

  48. Mêlanie disse:

    A com leite condensado é maravilhosa! Eu só não coloco o côco!

    1. Comer para Crescer disse:

      OI Mêlanie, eu também não sou muito fã de côco. Vou experimentar fazer sem também!
      beijos
      Mônica

  49. Sarah disse:

    Adorei o layout novo, ficou ótimo!!
    E essas receitas de pipoca hein… acho que vou ter que testar uma em cada jogo do Brasil!! :P
    um beijo!

    1. Comer para Crescer disse:

      Sarah, conseguimos fazer a tradicional no jogo contra a Coréia do Norte. Vou experimentar a com manteiga temperada no domingo, quem sabe anima o jogo! bjs Mô

  50. Heloisa disse:

    Olá!
    Adoro vcs, apesar de nãopostar a nem sempre ter tempo de visitar, mas adoro,kk.
    Minha receitinha de pipoca doce com pipoqueira é a seguinte: 1 xíc. de café de milho de pipoca, a mesma medida de aç~´ucar, duas colheres de óleo e uma colher de sopa de água (corante à gosto). Coloque na pipoqueira, ligue o fogo e não pare de mexer.
    Já pensei em fazer o “corante” com beterraba, o que acham? Já que vai água, poderíamnos substituir por caldo (centrífuga) de beterraba.
    Puxa adorei a idéia, mas será que além de nutritivo fica gostoso?
    Beterraba, cenoura e o que mais?

  51. Jussara disse:

    Oba! Será que agora consigo fazer uma boa pipoca de panela? Vou tentar hoje mesmo!

  52. Patricia disse:

    Mô,
    Amei as receitas. Aqui em casa o pipoqueiro oficial é o Marcos e desde que compramos a primeira pipoqueira (panela) nunca mais vivemos sem uma. Ela tem um furinhos na panela (ou às vezes na tampa) que deixa sair o ar e acho que isso faz as pipoca estourar todinha. É uma festa!
    beijos
    Patricia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>