Comer com as mãos

Hoje a Úrsula se divertiu comendo um hambúrguer caseiro de frango com seus dedinhos. E me lembrei do pedido da Madalena aqui sobre sugestões de comidinhas para comer com as mãos. A Parents tem um matéria legal sobre isso (de onde peguei as fotos), mas resolvi listar alguns petiscos que fazem sucesso com minha pequena. O segredo é sempre oferecer bem picadinho e em um pratinho de plástico já que a chance dele ir parar no chão é grande! Cozinhe o que for preciso, para ficar bem molinho, e não esqueça de temperar para ficar ainda mais gostoso.

banana, maçã, pêra, abacate, uva, laranja, melancia, goiaba, melão, cereja, pêssego, manga, kiwi (separadas ou em forma de salada de frutas)
torrada, pão (sozinhos ou com geléia, requeijão ou manteiga)

comer com as mãos

arroz, milho, ervilha
pedacinhos de frango, de peixe ou carne moída
queijos, tomate, brócolis
batata, cenoura, abóbora, abobrinha (cozidos)
macarrão, ovo cozido,
sucrilhos (de preferência sem açúcar), bolacha sem recheio, bolo, queijo com goiabada.

Além de ser divertido, comer com as mãos também dará a chance da criança conhecer melhor o que está comendo. Lembre-se: para conhecer um objeto os bebê primeiro o pegam com as mãos e depois o colocam na boca. É exatamente isso que ele fará com a comida. E assim, vai construir uma relação saudável com o seu alimento. Isso sem falar nas vantagens psico-motoras por ele fazer o movimento de pegar algo, pinçar com os dedos, segurar, ser capaz de olhá-lo enquanto o leva para a boca. Tudo isso é seu bebê crescendo!

Um beijo da Mô

P.S. Se você tiver mais sugestões conte para nós!