• Comida que cuida

    Quem tem criança com algum problema que envolve restrição alimentar já sabe: é necessária muuuuita criativade na hora de montar o cardápio da família. E o máximo de cuidado para prestar atenção no que pode, o que não deve ser ingerido, o que ajuda no momento do tratamento e até o que ameniza os sintomas e reações, como diárreia e enjôo. Pensando nisso, a Safoni-Aventis criou a coleção Comida que Cuida para adultos e crianças com câncer, diabetes ou problemas no coração. São 3 livros gratuitos que você pode baixar. Neles, além de informações sobre o respectivo problema, escritas de forma muito bem humorada e com ilustrações divertidas, você vai encontrar receitas deliciosas elaboradas por nutricionistas.

    Abaixo, conheça o link e uma receita saborosa de cada livro…

    beijos

    Mônica

    Comida que cuida 1 – Câncer

    Risoto de Abóbora

    (para quem precisa de uma dieta leve e é vegetariano)

    1 colher (sopa) de azeite

    4 colheres (sopa) de cebola picada

    1kg de abóbora descascada e cortada em cubos pequenos

    1,5 l de caldo de legumes

    sal a gosto

    2 xícaras (chá) de arroz

    4 colheres (sopa) de manteiga

    1/3 xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso

    salsinha

    Em um panela, aqueça o azeite, doure a cebola e misture a abóbora. Cozinhe por 2 a 3 minutos, mexendo sempre. Adicione o caldo de legumes, o sal e deixe ferver. Diminua o fogo e cozinhe até a abóbora ficar ligeiramente macia. Aumente o fogo e, quando levantar fervura, coloque o arroz. Mexa bem e cozinhe em fogo baixo até o arroz ficar com consistência firme. Desligue o fogo, misture a manteiga e o queijo. Polvilhe com salsinha. Rende 6 porções.

     

    Comida que cuida 2 – Diabetes

    Salame de Chocolate

    (em cada porção - calorias: 142 Kcal; proteínas: 3g; carboidratos; gorduras: 8g)

    3 gemas

    1/2 xícara (chá) de adoçante para forno e fogão

    1/3 de xícara (chá) de margarina light em temperatura ambiente

    1 colher (sopa) de cacau em pó sem açúcar

    1 embalagem (140g) de biscoito triturado tipo wafer sabor chocolate sem açucar

    1 colher (sopa) de rum

    Leve na batedeira as gemas com o adoçante até ficar uma mistura clara. Junte aos poucos a margarina e bata mais. Retire da batedeira, acrescente o cacau peneirado, o biscoito e o rum e misture bem. coloque sobre uma folha de papel alumínio e embrulhe bem, no formato de salame. Leve para gelar por aproximadamente 5 horas. Desembrulhe e corte em fatias. Rende 18 porções.

    Comida que cuida 3 – Coração

    Talharim ao molho de cream cheese

    (em cada porção - calorias: 237 kcal; gordura totais: 0,8g; colesterol: abaixo de 50mg; fibras: abaixo de 50mg; sódio: 51mg)

    500 g de talharim

    1 colher (sopa) de farinha de trigo

    2 colheres (sopa) de cream cheese light

    1 colher (sopa) de queijo cottage

    1 colher (sopa) de margarina light

    2 dentes de alho espremidos

    1 1/2 xícara (chá) de leite desnatado

    2 colheres (sopa) de salsinha fresca picada

    pimenta-do-reino a gosto

    Cozinhe o talharim em água fervente, sem sal e sem óleo. Escorra e reserve. Derreta a margarina e refoque levemente o alho. Junte a farinha peneirada, mexendo sempre. Acrescente o leite aos poucos, mexendo devagar até engrossar. Adicione o cream cheese e cozinhe por mais 2 minutos. Retire do fogo e adicione o queijo cottage, mexendo devagar. Coloque o talharim em uma travessa, despeje o molho e mexa com cuidado. Salpique com salsinha e pimenta-do-reino e sirva em seguida. Rende 2 porções.

     

  • loading ...
  • 1 Comentário

    Trackbacks/Pingbacks

    1. Os filhos comem quando adoecem? - [...] último post, destacamos algumas receitas da série Comida Que Cuida, livros bem legais com orientações, dicas, depoimentos e receitas para …

    Enviar Comentário

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.