• Como substituir o sal pelos temperos

    seleções reader´s digest

    Como substituir o sal pelos temperos. Sem sal sua vida não vai ficar. Pelo menos não se você aprender a usar temperos. Eles dão um sabor a mais na comida, acentuam aromas e ainda possuem vitaminas e propriedades medicinais. E são lindos! Fiz abaixo uma lista dos mais legais (com foto para ser fácil identificar na hora da compra) e os pratos que mais combinam. Depois de um tempo você vai descobrir outras combinações e passará horas brincando na cozinha. Todos eles podem aparecer nas comidinhas para bebês, como mostramos nas receitas da Quinta da Papinha

    Salsinha: ela é o principal tempero da cozinha já que realça o sabor de quase qualquer prato. Ainda é conhecida por estimular o apetite, combater a anemia, o reumatismo e doenças infecciosas. Experimente, por exemplo, no macarrão com azeite ou na misturada com iogurte para molhos de salada.

    Cebolinha: vai com quase tudo, das saladas aos refogados, dos assados aos gratinados.

    Manjericão: no molho de tomate (claro!), mas também com peixe, berinjela, nas saladas.

    Manjerona: no arroz, batatas, legumes cozidos, cenouras. Seu sabor é um pouquinho picante, então vá experimentando para ver se é do agrado da criança ou do bebê. Sabia que essa erva tem efeito calmante e estimula a digestão? Coloque na comida depois de pronta.

    Alecrim: vai bem com berinjela, tomate, batata e couve-flor. Ele estimula a circulação sanguínea, o funcionamento da bílis e a digestão

    Tomilho: com batata, macarrão com legumes e peixes. É um tempero forte, então use com bom senso.

    Hortelã: bom em vinagretes, saladas verdes, com tomates cortados ou pepinos.

    um beijo da Mô

  • loading ...
  • 27 Comentários

    1. Olá, bom dia!
      Gostaria de saber como temperar carne de boi (bifes) sem a adição de sal e de uma forma mais saudável.
      Normalmente lá em casa usamos: alcatra, contra-filé, chã de dentro e acém (em cubos, para ensopados ou frito)
      No caso do frango, descobrimos a páprica, que é um pouco apimentada, mas na medida certa fica ótimo. Teria algum outro?
      Obrigada!

      Responder
    2. Parabens pelas dicas. Gostaria de saber alguma receita de churrasco sem sal apenas com alguns temperos e também de peixe assado.

      Responder
    3. Comer totalmente sem sal é possível e necessário para o ser humano em geral. Posso citar os indígenas que não se alimentam de sal ou mesmo de açúcar e vivem muito bem. O sal é usado para conservar os alimentos e o açúcar artificial (produzido pelo homem) é utilizado para dar peso ao produto e para viciar as crianças (vide o famoso “algodão doce” e as balas apreciadas por elas e por muitos adultos). Eu passei a não consumir estes venenos e minha vida melhorou 100% depois que tardiamente fiquei hipertenso. Eu como até churrasco, sem nada de sal, mais com todo tipo de condimento disponível e finalmente tenho a dizer que o melhor tempero, sem dúvida, é a FOME.

      Responder
    4. Tive bebê pouco tempo e com isso fiquei com hipertensão ,se puder gostaria de mais dicas de como substituir o sal.Beijos e bom domingo.

      Responder
      • Oi, Aparecida.
        Use sempre temperos e em boa quantidade para dar sabor aos pratos e não usar o sal. Ainda vai levar um tempo até você se acostumar com o sabor dos alimentos sem o sal. Mas lembre-se que é para a sua saúde. E não se esqueça de olhar o rótulo dos alimentos industrializados que costumam ter muito sódio.
        Bjs
        Patricia

        Responder
    5. bom dia Mô,meu pai passou por uma cirurgia e ñ pode comer sal,fui buscar algumas dicas de alimentos e achei seu blog que muito me ajudou,ele tem 66 anos é diabético se tiver mais algumas dicas por favor poste em meu email por favor,desde já agradeço.abraços bom domingo

      Responder
      • Olá Ester, você pode encontrar aqui http://www.comerparacrescer.com/2011/03/comida-que-cuida/ a dica de um livro feito pela Safoni-Aventis com receitas para quem é diabético. Clicando na foto do livro você vai até o link dele onde pode descobrir como adquirir o livro. Boa sorte!
        beijos
        Mônica

        Responder
    6. Estou começando uma vida sem o sabor do sal e vocês me deram excelentes dicas.
      Muito obrigado.

      Responder
    7. Eu uso bastante temperos, ervas secas ou frescas, realmente diminui bastante a necessidade do sal. EU não substituo, apenas reduzo.

      Responder
    8. Ola meninas muito bem exposto o sal e suas substituições. Aqui no Japão quase tudo eles usam shoyu e outros temperos a base de peixe. Eu uso pouco pois gosto do sabor real dos alimentos !! Mesmo o sal uso pouco. Algo que procuro usar é gengibre e shiro negui ( uma espécie de cebolinha porém grande igual a alho poró) da um realce as carnes e cozidos. Bjs

      Responder
    9. estou com a pressao alta estou tentando tirar o sal da minha vida tudo foi aprendizado

      Responder
      • Gostei muito , estou querendo aprender mesmo a incluir os condimentos na comida, pois não tenho este costume , eu uso alguns mas são bem poucos mesmos.Vou começar logo pois quero que minha família tenha uma boa alimentação ,quero excluir o caldo knorr, pois gosto muito, ponho no macarrão, e em tudo quanto leva molho ou até mesmo na carne assada. quero saber se alguns desses perdem suas propriedades sendo comprados em pó?

        Responder
    10. Adorei as dicas e parabéns!!!!

      Responder
    11. adorei conhecer oblog das mocas. e com isso vou tentar subistuir o sal com essa novas ervas que eu ja conhecia mais não sabia cobinalas

      Responder
    12. Estou tentando emagrecer vi, que diminuir ou até eleminar o sal dos alimentos ajuda desinchar e de quebra a perder peso.Então tentando me acustumar aos pouquinhos, coloquei ervas finas, manjericão e orégano e um pouco de azeite de oliva na salada foi o suficiente para deixar a cenoura ralada e as outras saladas maravilhosas,pareciam que estavam salgadas, vou tentar fazer no arroz, temperar carnes …..

      Responder
    13. esqueceram de mencionar a pimenta em pó para substituir o sal!

      é claro que o nível da pimenta fica a criterio da pessoa!

      eu uso a pimenta em alguns casos para substiuir o sal e fica muito bom!
      com azeite de oliva fica melhor ainda!

      Responder
    14. Que bom estou em uma dieta em que tenho que reduzir o sal de minha comida,Gostei das dicas obrigada e um abraço!

      Responder
    15. BOM MESMO E O COENTRO,UUUMMM, UM ENSOPADINHO DE CARNE,LINGUIÇA ETC ETC, COM COENTRO E AZEITE, AINDA MAIS QUE O FRIO VEM AI. EXPERIMENTE.

      Responder
    16. adorei estas dicas hoje dia 13 03 2011 fiz um pacto comigo mesmo vou excluir o sal da minha vida por motivo de saude

      Responder
      • É isto ai amigo. Eu ERA hipertenso e agora não sou mais porque tirei o sal completamente da minha alimentação. Como de tudo, mas sem sal. Vou te dar uma dica importante: sabe qual é o melhor tempero do mundo? A FOME! Alimente-se somente na hora que a fome bater e você vai ver a diferença.

        Responder
    17. parabens, pelo blog, o alho gengibre e azeite de oliva, tambem formam uma combinação excelente para substituir o sal, batendo tudo no liquidificador junto com salsa cebolinha e hortelã, fica uma beleza, a quantidade a gente vai variando e experimentando, tambem sou meio viciado em sal e agora to tentando mudar.

      Responder
    18. Olá! Estou procurando dicas para poder mudar meus hábitos alimentares e esse post me ajudou bastante a ter mais idéias na hora de temperar a comida. Comer é prazeroso! E eu que quero ter habitos mais saudaveis não quero deixar a comida light virar uma tortura – sem graça e sem sabor. Vou sugerir esse link no meu blog pra quem quiser aprender a substituir o sal – (maalvado e retedor de líquidos para quem está acima do peso) – por temperinhos deliciosos! Não conhecia muitos desses e alguns eu já usava. Valeu muito pelas dicas!

      Obrigada!

      Responder
    19. O meu tempero tem pouco sal. O ovo que frito para as crianças e até mesmo pra nós 2 (eu e marido), não acrescento sal porque já tem o sal da margarina né? E ás vezes comemos com cuscuz, e nele eu coloco uma pitada de sal.
      Beijos.

      Responder
    20. Convido todos a provarem a diferença entre o tempero seco e o fresco. Estonteante! Plantem em casa ou no apartamento. Bastam duas jardineirinhas, terra adubada e boa vontade. As crianças adoram acompanhar.

      Responder
    21. oi, meninas!

      acabei de conhecer o blog, vai já pro meu reader.
      Eu também adoro temperos, e agora estou tentando plantar alguns em terrários. Não sei se vão crescer o suficiente pra serem usados na cozinha, mas pelo menos ficam bem bonitinhos e são cheirosos. Fora que foi bem gostoso montar os terrários com os meus meninos, e a gente agora fia acompanhando o crescimento das plantinhas.
      um abraço!

      s

      Responder

    22. adoro combinar azeite com cominho na salada.o cominho é quase igual a pimenta, só que mais suave
      uso sempre cebolinha e salsinha em quase tudo. o molho vinagrete fica uma delícia.

      Responder
    23. Oi, Mô.
      Adorei o post. Até porque tenho como meta reduzir o uso do sal, algo que ainda não consegui.
      Adoro tempero também. Aprendemos a usar o alecrim também na carne de porco, na bisteca.
      Adoro também folhas de louro em qualquer leguminosa (feijão, lentilha). Usamos ainda açafrão e coloral e orégano. Alguns compramos frescos. Outros em pó ou secos. Mas todos deixam a comida deliciosa.
      Mas queria apenas dizer que o sal é importante. O mais valor dele é revelar o sabor do alimento. Já comeu macarrão sem sal? Af! É horrível! Mas, na medida certa, fica delicioso.
      Só que infelizmente nós brasileiros gostamos de exceder na medida.
      beijos da Pati

      Responder

    Enviar Comentário

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.