Feijoada Vegetariana

Quarta feira é dia de feijoada, né? Que tal experimentar essa criação do Caio Melo, autor do blog Pais Modernos? É uma ótima forma de crianças (e adultos) comerem mais legumes e fica uma delícia!

Bon apetit!

Mônica

Feijoada vegetariana

Por Caio Melo/Pais Modernos

 

Essa feijoada eu só descobri que não era um “simples feijão” depois de grande. Isso porque minha mãe sempre fez feijão desse jeito, tornando comum para mim o que viria a ser novidade para pessoas que experimentavam. Aliás, eu sempre fui viciado em arroz com feijão e só descobri depois que era culpa da minha mãe: o feijão era uma verdadeira feijoada vegetariana, enquanto o arroz era sempre bem temperado com alho e azeite de oliva. 

Essa receita é uma boa forma de enriquecer a ingestão de vitaminas e nutrientes do filhote (ou de um adulto mais chato para comer legumes e verduras) sem ficar servindo salada o tempo todo.

O negócio é tão simples, mas tão simples, que não vai ter muito o esquema de modo de preparar. O único pré-requisito é que você já saiba fazer feijão usando panela de pressão. Já sabe? Então tá molezinha! Vamos ao que interessa:

O tipo de feijão:
Eu aprendi com minha esposa a misturar os tipos de feijão. Coloco feijão vermelho e preto em metades iguais, porque assim evito a má digestão que algumas pessoas sentem com o vermelho e disfarço a aparência do feijão preto que algumas crianças não gostam.

Ingredientes padrão:

  • cebola picada (para dar aquela refogada esperta);
  • Feijão (mais óbvio impossível, né?);
  • Cominho (para dar aquela temperada esperta);
  • Sal;
  • Óleo.

Sugestão para a feijoada:

  • Cenoura;
  • Abóbora;
  • Batata;
  • Beterraba;
  • Chuchu;
  • Couve.

 

O modo de preparo é simples. Você vai fazer seu feijão como se nada estivesse acontecendo. Enquanto o deixa na pressão, escolha os ingredientes que comporão a feijoada e corte-os em cubos bem grandes (até porque se cortar muito miudinho, vai desmanchar tudo e virar uma papinha). A abóbora pode ir com casca, o que dá um gostinho bem bacana. Do meio para o final do tempo de cozimento do feijão, você desliga o fogo e com todo o carinho e cuidado que a panela de pressão merece, abra-a e coloque os ingredientes da feijoada. Agora é só esperar mais alguns minutinhos e pronto!

Eu gosto de deixar os legumes bem molinhos, quase se desfazendo. A abóbora e o chuchu vão quase se desmanchar e engrossar ainda mais seu feijão, deixando com uma consistência bacana de feijoada. Outra dica é, na hora que abrir a panela para colocar os legumes, amassar um pouco os grãos com um pilão. Assim eles vão se desfazer e engrossar o caldo da sua feijoada.

 

Para acompanhar, que tal arroz branco bem carregadinho no alho, couve refogada e umas batatinhas smile? O prato ficará fofo, repleto de nutrientes e bastante saboroso! Se quiser variar os ingredientes da feijoada, pode de vez em quando colocar berinjela, abobrinha e até mesmo pimentões.

beijos do Caio!