Pais blogueiros

Pais blogueiros. Você ainda é daqueles que acreditam que homens colocam a fralda do avesso, dão banho com condicionador e não sabem combinar duas peças de roupas? Atualize-se. Em tempos onde a Huggies pediu desculpas públicas por criar um comercial absurdamente preconceituoso e a Leroy Merlin estreou seu banheiro masculino com fraldário – para ficar apenas nas notícias mais recentes – pensar dessa forma é no mínimo retrógado. E ingênuo.

Pai hoje em dia é como mãe: sabe fazer tudo. Ou melhor, não sabe fazer nada e assim como as mulheres vão na tentativa e erro. Na angústia e na alegria. Por isso, você mãe, acostumada a lamuriar que o marido não ajuda, que tal avaliar se está realmente dando espaço para ele fazer isso? Ou sutilmente assume tudo sozinha, na esperança de assim, poderosa, manter a segurança e auto-estima em dia? E você pai que, frente a preguiça de cuidar do bebê, explora sua imaginária inutilidade e se resigna a ser um figurante? Para pensar, né?

Na minha opinião não há nada mais errado do que agir assim. Primeiro porque o modo masculino de criar um filho pode ser altamente aproveitado pela humanidade, como já provaram várias pesquisas, reportagens e mulheres. Segundo porque mães modernas não precisam do poder absoluto da maternidade para se sentirem seguras. Elas dividem conhecimentos, aprendem junto. Ao invés de ficar nas redes sociais reclamando da ala masculina, criam uma parceria familiar que permite erros e acertos de ambos. Quando agem assim, todos crescem: o marido preguiçoso que se toca, a criança que ganha dois pontos de vista. E se o marido não se tocar… bem, aí é outro post.

 

E se você leu até aqui e está achando esse cenário todo muito improvável, é bom saber: não só existem pais que são ótimos e valorizam os seus 50% na história, como muitos não tem o menor medo de compartilhar o processo todo, contando os tropeços, as alegrias, as frustrações e o que provavelmente vai virar piada na família futuramente. Homens que dão a cara a bater todos os dias mostrando o quanto ficam confusos e emocionados por serem pais e como se tornaram pessoas extraordinariamente melhores por causa dos filhos. E ainda se divertem com tudo isso!

Conheça alguns deles:

Renato Kaufmann, Diário Grávido

Rafael Noris, Família Palmito

Caio Melo, Pais Modernos

A.J. Freire, Nerd Pai

Guilherme Nunes da Silva, Conversas de Cozinha

Hilan Diener, Potencial Gestante

 

Aggeo Simões, Manual do Pai Solteiro

 

Alexander Rodrigues, Blog de Pai

 

Cappelli, É tudo ao Quadrado


Rodrigo Morelli, Para Ler Quando eu Crescer

 

 

 

beijos,

Mônica