• Pipocas para controlar a ansiedade na hora do jogo!

    Nossa repostagem em homenagem ao Timão!

    Nem é preciso dizer como pipoca e futebol combinam! Ela alimenta, diminui a ansiedade e ainda inspira os poetas, como nessa maravilhosa crônica de Rubem Alves. O bom é que a pipoca é rica em carboidratos, fibras e vitaminas, só nutrientes importantes para a garotada. A culpa passa longe….

    Esqueça as versões para microondas e vá para o fogão criar suas próprias receitas. Para animar, separei algumas receitas. As duas primeiras são minhas e as outras encontrei na globosfera e fiz algumas adaptações – você encontra o link original abaixo de cada uma.

    Pipoca tradicional

    Coloque duas colheres de sopa de óleo em uma panela, deixe aquecer um pouco e junte uma xícara de chá de milho para pipoca. Mexa até o milho começar a estourar. Tampe a panela e agite às vezes. Peça ajuda para as crianças: quando o intervalo entre os estouros ficarem mais longos, está na hora de desligar. Coloque sal e está pronto!

    Pipoca doce

    Coloque duas colheres (sopa) de manteiga, 10 colheres (sopa) de açúcar em uma panela grande e leve ao fogo baixo mexendo sem parar até formar uma calda. Cuidado para não deixar queimar. Junte 1 xícara (chá) de milho para pipoca e continuem mexendo. Quando as pipocas começarem a estourar, tampe a panela. Segure o cabo e vá chacoalhando a panela para a calda misturar bem. Quando os intervalos ficarem mais longos, desligue e sirva!

    Pipoca doce e salgada – Kettle Corn

    1 1/2 colher (sopa) de óleo (eu uso canola)
    1/4 xícara de milho para pipoca
    1 1/2 colher (sopa) de açúcar
    Sal a gosto

    Em uma panela grande, coloque o óleo e 3 grãos de milho. Acenda o fogo e tampe a panela. Preste atenção: quando o terceiro grão de milho estourar, o óleo está pronto. Adicione o restante do milho e o açúcar. Gire a panela para misturar bem. Tampe a panela e sacuda gentilmente (ou gire a manivela, se tiver uma panela própria), deixando a tampa entreaberta para o vapor sair. Quando estourar tudo, coloque as pipocas em uma tigela grande e coloque sal a gosto (cerca de 1 colher (chá) para esta quantidade de milho).

    do Cinara`s Place

    Bolotas de pipoca doce

    5 xícaras de pipocas já estouradas
    1 colher (ou quanto baste) de óleo de canola ou milho
    3/4 de xícara de açúcar
    2 colheres de sopa de açúcar mascavo
    1/2 xícara de melado
    1/3 xícara de água
    1 colher de chá de suco de limão
    1 pitada de sal
    1 pitada de cravo em pó
    2 pitadas de canela em pó
    1 pitada de gengibre em pó

    Deixe arrumada uma superfície antiaderente (um tapetinho de silicone, ou papel-manteiga untado), nela irão esfriar as bolotas. Unte uma tigela grande com óleo e coloque lá as pipocas já estouradas. Tenha o cuidado de retirar todos os milhos não estourados (piruás), para não correr o risco de quebrar o dente de alguém.

    Em uma panela, misture os açúcares, o melado, a água, o suco de limão e os temperos. Leve ao fogo médio para ferver e mexa sempre. Quando as bolhas estiverem grandes e o caramelo espesso, ao ponto da colher fazer rastros definidos na panela, retire a panela do fogo e despeje o caramelo cuidadosamente sobre as pipocas. Misture as pipocas ao caramelo com um garfo e deixe esfriar um pouco, até conseguir encostar o dedo.

    Unte as mãos com óleo e faça bolotas. Coloque as bolotas para esfriarem e endurecerem sobre a superfície untada. Armazene em pote bem fechado.

    da Casa da Chris

    Pipoca com manteiga temperada

    Esquente em fogo forte 2 colheres de óleo, junte 200gr de milho de pipoca, tampe a panela e deixe a pipoca estourar, chacoalhando de vez em quando. Em outra panela derreta 50gr de manteiga e junte: 2 colheres (chá) de canela em pó, 2 colheres (chá) de cominho em pó, 2 colheres (chá) de páprica (se a família gostar de pimenta, pode usar a versão picante), 4 colheres (chá) de sal e 4 colheres (chá) de açúcar. Regue a pipoca já estourada com essa mistura e coloque tudo num saco de papel. Sacuda, sacuda e sacuda bem o saco para que a pipoca fique toda coberta com a manteiga temperada.

    do Rainhas do Lar

    Pipoca Picante

    1 xícara (chá) de milho de pipoca Pula Pula
    2 colheres (sopa) de margarina ou manteiga
    1 colher (chá) de ervas finas
    1 pitada de pimenta-do-reino
    1/4 xícara (chá) de queijo ralado

    Em uma panela coloque a margarina/manteiga e o milho de pipoca Pula Pula. Fique mexendo sempre até começar a pipocar. Tampe a panela e abaixe o fogo. Retire do fogo e acrescente as ervas finas, a pimenta e o queijo ralado, misture muito bem.

    do Mundo de Sabores

    Pipoca doce com pasta de amendoim

    200 g de pipoca já estourada.
    1/2 xícara de manteiga
    3/4 xícara de açúcar mascavo
    1/4 xícara de pasta de amendoim
    20 marshmallows grandes

    Coloque a pipoca em uma vasilha grande. Em uma panela, misture a manteiga, o açúcar mascavo e o marshmallow. Deixe em fogo baixo e vá mexendo até o marshmallow derreter. Acrescente a pasta de amendoim e misture bem. Antes de esfriar, jogue sobre a pipoca e misture tudo.

    do Allrecipes

    Pipoca doce com leite condensado

    1 pacote de milho de pipoca (250g)
    1 lata de leite condensado
    1 pacote de coco ralado (500g)
    3 colheres (sopa) de açúcar
    2 colheres (sopa) de chocolate em pó
    Óleo a gosto.

    Em uma panela grande, adicione o óleo e estoure o milho de
    pipoca. Em seguida, passe a pipoca para uma vasilha
    grande. Reserve. Na mesma panela, coloque o açúcar e o chocolate em pó e deixe
    caramelizar. Apague o fogo e, rapidamente, despeje a pipoca na
    panela e mexa para caramelizá-la por completo. Passe a pipoca para a vasilha novamente e adicione o leite
    condensado e o coco ralado.

    do Mais Você

    Pipoca com caldo de carne

    Quando for estourar a pipoca, antes de colocá-la no óleo, espere ele esquentar um pouco e então jogue um tablete de caldo de carne. Mexa até ele começar a se desfazer, então coloque a pipoca e não pare de mexer até que ela comece a estourar, senão o caldo queima! Fica muito bom se você conseguir não queimar. Também dá para fazer com caldo de galinha.

    do Pipoca do Valdir

    Pipoca com bacon

    100 g de bacon
    sal
    1 xícara de milho para pipoca

    Corte o bacon em cubos de ½ cm e coloque na panela juntamente com o óleo. Leve ao fogo baixo misturando levemente. Doure os cubinhos de bacon e coloque-os em papel absorvente. Reserve. Elimine parte da gordura que se formou na panela deixando o equivalente a 4 colheres de sopa. Leve ao fogo novamente e acrescente o milho. Tampe a panela. Assim que o milho começar a estourar, abra rapidamente a tampa e adicione os cubinhos de bacon frito, tampe novamente a panela e termine de estourar o milho. Salpique com sal e sirva quente.

    do Muito Mais Receitas

    Pipoca ao pesto de manjericão

    3 xícaras (chá) de pipoca já estourada
    1 xícara (chá) de manjericão
    1 xícara (chá) de parmesão ralado
    1/4 xícara (chá) de azeite
    1 colher (chá) de sal
    2 dentes de alho picados

    Coloque todos os ingredientes, exceto a pipoca no liquidificador e bata até obter uma pasta homogênea. Numa vasilha, junte a pipoca e misture bem. Sirva em seguida.

    do Moo

    Pipoca de chocolate

    1 xícara de milho para pipoca de boa qualidade
    6 colheres de sopa de açúcar cristal
    3 colheres de achocolatado em pó de boa qualidade
    Água

    Misture o achocolatado com o açúcar. Coloque água suficiente para cobrir a mistura. Leve ao fogo, mexa sempre para não encaroçar. Ferva até ponto de brigadeiro mole. Estoure a pipoca. Quando terminar de estourar desligue o fogo, despeje a calda na pipoca, ambas quentes, mexa rapidamente a pipoca até cristalizar a calda. Obs: não se preocupe quando você jogar a calda e a pipoca murchar. O que faz a pipoca ficar boa é mexê-la rapidamente.

    do Tudo Gostoso

    beijos

    Mônica

  • loading ...
  • Enviar Comentário

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.