Receitas de Papinhas para o Natal

 Quem disse que o seu lindo e fofo bebê precisa ficar de fora da folia gastronômica do Natal? Nada disso.

Comer para Crescer foi conversar com nutricionistas bacanas e voltou com boas dicas. Aqui você vai encontrar 10 receitas de papinhas natalinas, doces e salgadas, para os bebês entrarem no clima do Papai Noel!

 

 Papinha de Natal com Peru

1 fatia de peru cozido
água ou caldo de galinha caseiro
1 cenoura cozida
1 batata pequena, cozida

Coloque a fatia de peru em umprocessador de alimentos e misture com a água. Tome cuidado para não colocar muita água ou caldo – se você não quiser que ela seja muito líquida! Adicione os ingredientes restantes e misture até ficar homogêneo. Adicione o caldo ou um pouco mais água se quiser uma consistência mais leve.

 

Borscht (Sopa de Beterraba)

3 beterrabas médias descascadas e cortadas em cubos pequenos
1 batata descascada e cortadas em cubos pequenos
1 cebola pequena descascada e picada
2 xícaras de caldo de legumes caseiro
1 / 4 de xícara de iogurte natural

Coloque todos os ingredientes (exceto o iogurte) em uma panela e deixe ferver. Reduza o fogo e cozinhe por cerca de 30 minutos, até que os legumes estejam macios. Transfira para um liquidificador e bata bem. Misture o iogurte natural e sirva. Ela também fica gostosa fria.

 

Purê de damasco
75g de damascos secos picados
1 maçã grande descascada e picada
1 favo de baunilha (opcional)
4 colheres de sopa de suco de maçã ou água
1 pêra grande madura descascada e picada

Coloque os damascos e maçã em uma panela juntamente com o suco de maçã ou água e o favo de baunilha. Deixe ferver, tampe e cozinhe por 3-4 minutos. Adicione a pêra picada e continue a ferver por 2 minutos. Remova o favo e bata no liquidificador.

Receitas elaboradas pela nutricionista e personal diet Michelle Farha

www.personalhealth.com.br

 

Arroz com lentilha e grão de bico

Rendimento: 6 porções

Ingredientes

Medida Caseira
Arroz integral cru 1 xícara de chá
Lentilha seca crua 8 colheres de sopa
Grão de bico 2 colheres de sopa
Alho 1 unidade pequena
Cebola crua 1 colher de sopa
Óleo de Canola ½ colher de sopa
Salsinha crua 1 colher de sopa
Azeite de oliva extra virgem ½ colher de sopa
Água 1 e ½ copo médio
Sal refinado 1 colher de chá

Higienize adequadamente os vegetais. Lave o arroz e deixe escorrer. Lave a lentilha e o grão de bico e mantenha de molho por 2 horas, escorra e reserve. Pique a cebola e o alho, refogue lentamente no óleo de Canola. Acrescente o arroz, a lentilha e o grão de bico, tempere com sal, mexa bem e acrescente a água fervente. Mantenha a panela semi tampada até o completo cozimento, se necessário acrescente mais água fervente. Coloque o arroz em uma travessa e acrescente o azeite de oliva extra-virgem e a salsinha picada.

 

Papa de batata,lentilha, ervilha, agrião e frango

Rendimento: 1 porção

Ingredientes Medida Caseira
Filé de peito de frango sem pele cru ½ unidade média
Batata crua 1 unidade
Agrião cru picado ½ xícara
Lentilha seca crua 1 colher de sopa
Ervilha seca crua 1 colher de sopa
Azeite de oliva extra virgem ¼ Colher de sopa
Água 2 copos médios (400ml)
Sal refinado ¼ colher de chá

Higienize adequadamente os vegetais. Lave a lentilha e mantenha de molho por 2 horas, escorra e reserve. Descasque a batata. Pique em pedaços pequenos todos os ingredientes inclusive o peito de frango. Coloque em uma panela todos os ingredientes picados a água e tempere com sal. Leve ao fogo baixo com a panela tampada.

Cozinhe até os alimentos ficarem macios, se necessário acrescente mais água. Retire do fogo e amasse tudo com grafo até obter uma consistência pastosa. Regue com azeite de oliva extra virgem e sirva.

 

Papinha de frutas natalinas

Rendimento: 1 porção

Ingredientes

Medida Caseira
Pêra ½ unidade pequena
Maçã vermelha ½ unidade pequena
Pêssego ½ unidade média
Ameixa vermelha sem caroço 1 unidade
Suco de laranja lima ½ copo
Água ½ copo

Higienize as frutas adequadamente. Coloque-as com a casca em uma panela e acrescente a água. Mantenha a panela fechada e o fogo baixo até que as frutas fiquem macias. Deixe esfriar e descasque-as. Amasse-as acrescentando o suco de laranja. Sirva a seguir.

 

Receitas elaboradas pela nutricionista Simone Dias C. Dutra, consultora em Nutrição e Educação Nutricional, especialista em Nutrição Clínica e Fitoterápica- UBM, personal Diet, Baby e Kids, professora e Supervisora de Estágio em Saúde Pública – Faculdade Bezerra de Araújo e criadora do Blog: synutri.com (Com foco em Nutrição Infantil)

http://www.synutri.com/

 

Papinha de Lentilha

4 xícaras de água filtrada

¼ xícara de lentilhas secas

100g de músculo cortado em cubos

2 batatinhas aipo (mandioquinha) sem casca cortadas em cubos

1/4xícara de arroz

1 cenoura pequena cortada em cubinhos

Sal a gosto, mas em pequena quantidade (estamos falando de papinha para bebê)

1/2 colher de sopa de azeite para a hora de servir

Colocar a lentilha na água e levar ao fogo alto até ferver, numa panela com tampa. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos. Adicione a carne e continue o cozimento, sempre com a panela semi-tampada, por mais 30 minutos. Acrescente o arroz, deixe ferver por 5 minutos e, em seguida, adicione a cenoura e a mandioquinha, cozinhando por mais 15 minutos ou até que todos os ingredientes fiquem bem macios. Para obter uma sopa mais cremosa, deixe ferver por mais 15 minutos.

Para bebês: Amasse a lentilha, a cenoura e mandioquinha com um garfo, desfie a carne e acrescente o azeite quando servir.

Receita elaborada pela nutricionista Vanessa Figueiredo

http://vanessinhafigueiredo.com

 

Papinha Natalina

2 col. (de sopa) de peito de peru, que já está assado, cortado em pequenos pedaços

1 mandioquinha ou batata baroa pequena, descascada

2 col. (de sopa) de cenoura picada

2 col. de sopa de lentilha

¼ de uma folha média de acelga finamente picada

2 follhas de sálvia

1 fio de azeite.

Colocar a lentilha para cozinhar em água suficiente para cobrir. Quando começar a amolecer, colocar a cenoura, esperar que comece também a amolecer. Incluir a mandioquinha ou batata baroa e a acelga. Quando a mandioquinha começar a amolecer, colocar o peru já assado, para cozinhar um pouco para facilitar para desfiar e a sálvia, por aproximadamente mais 8 minutos. Quando tudo estiver macio e o peru desfiando, retire da panela, amassar bem com o garfo e terminar de desfiar, regar com 1 fio de azeite e sirva. Não é necessário colocar sal, já que o peru foi temperado para assar.

Receita elaborada pela nutricionista Karine Nunes Costa Durães, especializada em Nutrição Clínica em Pediatria pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e diretora da Associação Paulista de Nutrição
www.nutricionistainfantil.blogspot.com

 

Papinha da Ceia

Retire um bife do peito de peru ou chester

1 cenoura

1 tomate

Ervilha (dê preferência a ervilha com a vagem) não use a de lata.

Arroz

Uva passas sem caroço

Salsinha

Cebolinha

Alho

Corte o peito de peru ou chester em pedaços, rale a cenoura, Tire a pele e a semente do tomate, Refogue o alho picadinho em um fio de azeite extra virgem, deixando dourar. Doure o peito de peru ou chester nesse alho, acrescente o tomate a salsinha e a cebolinha bem picados, deixe soltar um caldinho… Coloque a uva passas a cenoura, a ervilha (você pode colocar com a vagem ou só as bolinhas) e o arroz e complete com água filtrada, deixando cozinhar até todos os ingredientes ficarem bem molinhos… você pode servir passado na peneira ou amassadinho dependendo da fase que seu bebê se encontra. O legal é também decorar o pratinho do bebê para ele já ir entrando no clima junto com a família.

 

Sobremesa da Ceia

1 gelatina de limão

1 gelatina de morango, framboesa ou cereja

1 maçã

Prepare a gelatina de limão como de costume, deixe na geladeira até ficar pronta. Prepare a outra gelatina e coloque por cima da de limão. Quando estiver pronta e na hora de servir, descasque a maçã e rale no ralador fino e coloque por cima da gelatina colorida. O tom verde e vermelho tem tudo a ver com o natal!

Receita elaborada por Thais Ventura autora do blog As delicias do Dudu

http://asdeliciasdodudu.blogspot.com/

 

beijos

Mônica

 

P.S. Esse post foi publicado originalmente em dezembro/2011